Hormônios bioidênticos

COMPRE AQUI SEU LIVRO SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS:

http://amzn.to/2oOslNu

Maria Couto

Por Maria Couto

Por ter um desequilíbrio hormonal há muitos anos, que causava queda de cabelo, um cansaço extremo e celulite, comecei a pesquisar sobre uma possível reposição, ou melhor, uma maneira de restaurar meu equilíbrio.

Após uns dois anos de pesquisa e indecisão, decidi experimentar uma reposição convencional com o medicamento Angelic. Desisti no sexto dia, pois começei a ter  dificuldade para dormir, dores de cabeça e alguma dificuldade para respirar; além de me sentir mais cansada que antes.  Somente aí  fui ler a bula do Angelic, e vi que se tivesse lido antes nem teria tomado o primeiro comprimido. Na verdade não li antes (já que sou uma leitora de bulas)  porque não queria ser influenciada, queria sentir o que realmente era o remédio.

Descoberta dos Hormônios Bioidênticos

Nas minhas pesquisas eu havia lido sobre hormônios bioidênticos, assunto que muitos médicos, mesmo sendo ginecologistas, nunca ouviram falar (!!!). Por sorte a médica que me havia receitado o Angelic (um hormônio sintético) tinha uma amiga que estava começando a usar os biodênticos, e ela pôde me dar o telefone de um médico que os prescrevia.

Naquela época, 2008, as informações sobre este tipo de hormônios era muito escassa no Brasil, embora eles já estivessem em uso nos Estados Unidos desde 1970. Nessa época, Dr. John Lee começou a receitar progesterona para mulheres na pré-menopausa e menopausa, assim como para aquelas que que tinham falta deste hormônio por histerectomia ou qualquer outra razão.

Após exames des sangue detalhados, iniciei o uso de estradiol/estriol e testosterona em forma de creme há um mês (desde o começo de setembro de 2008). Nunca senti nenhum mal estar, o cabelo está caindo muito menos e a celulite praticamente desapareceu. Sei que é ainda muito recente, mas com o tempo terei uma idéia bem mais precisa dos efeitos, embora na verdade eu já tenha sentido uma grande melhora geral na primeira semana de uso dos hormônios bioidênticos. Porém usar estrogênios sem progesterona foi um grande erro, veja sobre isso na atualização de outubro de 2009, mais abaixo.

Certamente ninguém deve usar nenhum medicamento sem receita médica baseada em exames, mas acho que as mulheres precisam conhecer esses hormônios que são manipulados para cada usuária e que portanto não interessam aos grandes laboratórios que não têm como ganhar dinheiro com fórmulas individualizadas.

Os hormonios bioidênticos são indicados também para homens, pois eles também têm problemas hormonais que certamente causam vários males que infelizmente são considerados “normais” pela medicina convencional,, que ainda prega que os males da velhice são inevitáveis.

 

A proposta desta nova medicina é que podemos viver melhor e busca novas respostas, e mesmo que estas respostas não sejam ainda perfeitas, elas deveriam ser, na minha opinião,  experimentadas.

O que são exatamente os hormônios bioidênticos

Hormônios bioidênticos são feitos de plantas e manipulados em laboratórios para que sejam capazes de se acoplarem perfeitamente às células alvo no organismo. A reposição em geral é feita em forma de creme  com são Estriol, Estradiol, Progesterona, eTestosterona.

DHEA (desidroepiandrosterona), a princípio produzido pelas adrenais, é um precursor de outros hormônios, é em forma de comprimidos ou líquido. O GH (hormone growth), ou hormônio do crescimento é também muito importante, embora o seu uso não seja em forma de creme e sim em forma de injeções. Ele pode ter efeitos colaterais se não for usado em doses mínimas e em caso de real necessidade.

Alguns sinais de desequilibrio hormonal

Progesterona, estriol/estradiol e Testosterona são os mais importantes e mais comumente usados no balanceamento hormonal.

Baixa Progesterona

  • Depressão, irritabilidade
  • Miomas
  • Problemas menstruais
  • Problemas urinários na menopausa
  • Disfunção tiroideana
  • Ganho de peso na menopausa

Baixa de estrogênios (estradiol/estriol)

  • Secura vaginal
  • Calores
  • Aumento do colesterol
  • Insonia

Baixa de Testosterona

  • Perda óssea
  • Perda de massa muscular
  • Cansaço e falta de energia
  • Mente confusa
  • Baixa libido, especialmente em homens
  • Problemas cardíacos

Deixo aqui alguns links para quem quiser se aprofundar mais no assunto.

http://www.longevidadesaudavel.com.br/

http://www.drnorthrup.com/womenshealth/healthcenter/topic_details.php?topic_id=129

Com encontrar um médico especialista em hormônios bioidênticos

Como muitos leitores me perguntam onde encontrar médicos especializados em hormônios bioidênticos, clique aqui para ver algumas indicações.

Atualização outubro 2009 – Nunca usar estrogênios sem Progesterona

Ao final de um ano de uso de Testosterona (1mg) em dias alternados e estriol/estradiol (2mg) todos os dias, me consultei com um novo médico em Belo Horizonte, que acrescentou Progesterona ao meu tratamento. Segundo ele eu jamais poderia usar Estriol/Estradiol sem a Progesterona,  que é fundamental para equilibrar os estrogênios, para a saúde do coração, e para manter as características secundárias femininas, como uma pele boa e nutrida.

Atualização outubro 2011

Três anos usando os hormônios bioidênticos. Nenhum efeito colateral. Me sinto bem e cheia de energia.

Atualização Julho 2014

Seis anos usando os hormônios bioidênticos. Em 2012 me consultei com um  médico Canadense, o qual acrescentou DHEA ao meu tratamento, em forma líquida, para pingar 4 gotas sob a língua 2 X por dia. Eu na verdade tomo apenas uma vez por dia. Segundo o meu médico de BH o Dhea é super importante mas naquela época não dei muita atenção e não queria usar mais nada além dos três já mencionados. Segundo ele o DHEA é importantíssimo para combater a fadiga adrenal e aumentar a libido. Embora eu não estivesse sentindo nenhum sintoma da falta deste hormônio, meus exames mostraram baixo nível, o que iria provocar sintomas no futuro.

Desde 2012 tenho usado, além de homeopatia quando necessário, os sais de Schuessler como suplementação de minerais. O resultado é maravilhoso. A falta dos minerais essenciais leva a doenças,  e o interessante é que sua falta pode ser vista no “diagnóstico da face” como manchas, rugas, bolsas or círculos escuros sob os olhos, acne, descolorações e outros. Uso também, esporadicamente, um suplemento que contém zinco e um suplemento de colágeno chamado Genacol Collagen, um único comprimido por dia. Após iniciar os Sais de Schuessler e os suplementos a diferença para melhor na pele e cabelo foram surpreendentes.

Atualização 2017
Lançamento do livro “Melhore Sua Saúde com Hormônios Bioidênticos, Homeopatia e Nutrição” – em parceria com o médico Americano, Dr. John Salerno. Clique aqui para mais detalhes e adquirir o seu.

Um Comentário:

  1. Caro ou Cara A. Granjeiro,

    Muito obrigada por seu comentário. Esse é um assunto muito sério e temos mesmo que analizar todos os seus aspectos.

    No meu post e em minhas respostas deixo claro que somente MÉDICOS COM FORMAÇÃO EM HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS podem receitá-los, mediante exames detalhados. Também acredito que qualquer assunto pode ser comentado por qualquer pessoa na procura de melhores opções, mesmo porque vivemos num mundo onde assuntos de saúde são controlados por laboratórios ou interesses financeiros de quem quer que seja, assim como por alguns médicos que por não terem conhecimento suficiente ironizam o que não estudaram . E neste caso o assunto está sendo comentado e não “tratado” por mim ou qualquer outra pessoa que aqui fale sobre suas experiências.

    Concordo que medir os níveis hormonais é difícil, não somente porque passo por isso, mas também porque comento com meus médicos, e leio muito sobre o assunto. Porém acho que vale a pena experimentar e SENTIR os resultados. Para mim, pessoalmente, está sendo bom e se um dia houver algo negativo irei comentar. Se isso for me fazer mal daqui a vinte anos, resolvo na hora o que fazer. Sei que agora quero qualidade de vida com toda a segurança que meu discernimento e inteligência me permitem.

    De qualquer forma, um assunto onde a pessoa tem que pesquisar, ler e analisar é muito mais seguro que muitas receitas médicas convencionais. Veja o caso do Vioxx, que matou algumas pessoas e até hoje o laboratório não se responsabiliza o suficiente. Eu mesma tomei uma boa dose desse medicamento – por não achar meu homeopata de madrugada, e um raro caso em que não li a bula – pois estava com uma dor muscular que não me deixava respirar.

    Enfim, viva a polêmica, não é? Só através dela novos e bons caminhos podem ir sendo descobertos.

    Lou

  2. Entre na pre menopausa e comecei a tomar os hormonios bioidenticos. Estou tomando há 3 semanas. Incrivel como os calores sumiram e como melhorou o meu sono!

    O que eu queria saber é se alguem conhece alguma outra farmacia sem ser esta de Fortaleza chamada Evidence. Não é possivel que só exista uma farmacia que manipule estes tipos de hormonios!

    Um abraço,

    Su

    • Querida Susanne,
      Eu também procurei outras farmácias mas não encontrei. Também acho esta muito cara, mas como não tem concorrência eles cobram o que querem. Por outro lado, segundo minha médica, eles são confiáveis e legais. Não adianta comprarmos de lugares que não têm permissão para fazer os remédios e que não são fiscalizados.

      Outra opção é comprar nos Estados Unidos. Mas não adianta tentar encomendar pelo correio pois a polícia federal não permite a entrada de medicamentos, ou seja, eles não chegam nas suas mãos. Assim se você viajar para os EUA ou tiver algum amigo a quem pedir, vale a pena.

      Acho que é uma questão de tempo para que outras farmácias comecem a trabalhar com os bioidênticos. Isso é muito novo no Brasil e certamente vai melhorar. O que podemos fazer no momento é ficar felizes por existir algo tão bom, e nos comunicarmos de alguma forma com outras farmácias (eu tenho feito isso) para que elas se interessem pelo assunto.

      Um grande abraço,
      Lou

      • Gostaria de esclarecer que a referida farmácia EVIDENCE) não é a única a manipular hormônios bioidênticos. Toda farmácia de manipulação que esteja devidamente com suas auitorizações de funcionamentro junto à ANVISA e que possua a matéria prima e também o veículo apropriado (GEL TRANSDÉRMICO) está apta a aviar tais prescrições. A grande questão aí é a parceria que porventura possa existir entre prescritor e a farmácia indicada

        • Oi Garcia,
          Já conversei sobre isso com várias pessoas, e o que é questionado é se as farmácias usam matéria prima de boa qualidade e se colocam mesmo a quantidade pedida na fórmula. É preciso ver se elas investem em qualidade de matéria prima e equipamentos. Nenhum de nós quer indicação porque um médico ganha comissão de determinada farmácia, nisso concordo com você. Mas por outro lado é natural que um médico confie numa empresa e a indique.

          Eu por exemplo sempre questionei isso com meus médicos e quando disse a um deles que iria fazer meus hormônios em uma determinada farmácia (que não vou citar o nome) ele me disse que eu iria jogar meu dinheiro no lixo.

          Também acho que precisamos questionar esse assunto sim, para que possamos ter escolha, ou seja, várias farmácias fazendo ótimos produtos. Não precisamos ser experts em economia para saber que a concorrência é fundamental para melhorar os produtos e beneficiar os usuários com relação a precos.

          Um abraço e obrigada por participar,
          MC

    • Prezada Susanne
      faço uso dos hormônios bioidênticos a 14 meses e desde o início senti uma melhora enorme na qualidade de vida. Os preços praticados pela farmácia Evidence de Fortaleza, com relação a esses hormônios, estão muito acima das minhas possibilidades. No entanto aqui em Londrina/PR temos outras farmácias que fazem essa manipulação

    • Suzane, sim, conheço outra farmácia. A Essentia que fica em florianópolis. Estou fazendo a modulação hormonal e foi nesta farmácia que levei a receita da Dra. Zita, tmb de Floripa.

  3. Acessei a lista de profissionais que trabalham com H Bio…,mas não tem end. telefona,email…qualquer maneira sequer de entrar em contato com eles…como faço??

    • Oi Fernanda,
      Eu encontrei os telefones no Google, “médicos bioidênticos em são paulo”. Mas se vc estiver em outra cidade, pode ficar mesmo difícil. Para achar para minha irmã em BH, tive que falar com a farmácia que faz os medicamentos. Seu site é http://www.farmaciaevidence.com.br/index.html

      Eles têm um tel.0800, vc pode ligar e perguntar sobre os médicos da sua cidade, pois em geral todos fazem pedidos para a Evidénce.

      Um abraço e boa sorte,
      Lou

    • Fernanda bom dia.
      Se voce precisar de um bom médico que faz tratamento com os Hormônios Bioidênticos, eu posso te mandar o e-mail do meu médico.
      Tenho uma amiga que já foi a outros 2 e só vê comércio. Estou a disposição. Abraço
      Clara

      • Oi Clara, podes me mandar o email do seu médico? Estou preocupada com os sintomas da pré menopausa,pois preciso trabalhar (sou professora)e não me sinto bem,tenho muitos calorões e vertigens.Se me ajudar te agradeço muito

        Abraço Edmara

  4. Gostaria de saber sobre os hormonios Bioidenticos, pois não conheço um médico sequer por aqui que conheça. Tem algum medicamento, nome comercial para eu começar a me orientar? Seria de grande ajuda.

    • Cara Jânua,
      Eu te sugiro ler com atenção os links indicados no meu post, anotar todas as suas dúvidas e achar um médico. Foi isso que eu fiz e foi ótimo, pois só um profissional pode explicar a contento. Além do mais vc vai mesmo precisar fazer vários exames de sangue para que a partir dos resultados, o médico possa ver quais são as suas necessidades.

      No link abaixo vc irá encontrar uma lista com alguns profissionais, e caso nenhum deles esteja na sua cidade, vc poderá escrever ou telefonar para eles , e com certeza eles irão te informar se existe algum médico que trabalhem com os bioidêncos na sua cidade:

      http://www.essenciafeminina.blog.br/blog/medicos

      De qualquer forma, o que posso te dizer, esses hormônios são em forma de creme, usados em pequena quantidade nos braços ou pernas, uma vez por dia, ou menos. Eles não fazem mal – segundo o que dizem os médicos – e segundo minha própria experiência em 6 meses de uso. De qualquer forma é preciso acompanhamento médico, exames a cada 3 ou 4 meses, pois não deixa de ser um elemento estranho que está sendo colocado no corpo.

      Deixo claro que não sou médica, apenas falo da minha experiência, e sugiro a toda e qualquer pessoa que queira utilizar os hormônios bioidênticos, que procurem um médico COM FORMAÇÃO nesta especialidade.

      Um grande abraço,
      e compartilhe suas experiências.
      Lou

      • Olá Maria

        Pesquisando sobre os hormonios bioidenticos, cheguei a sua postagem.

        Estou agendada para uma consulta em uma endrocnologista para o tratamento de modulação hormonal, gostaria muito que você me relatasse mais sobre esse tratamento.

        Como sua postagem foi de 2009. Acredito que você ja deve ter terminado o seu tratamento , ou se não esta bem próximo.
        Estou a procura de uma melhora para o sintomas que sinto da menopausa. Libdio, secura, indisposição, inrritabilidade… acho que você os conhece muito bem.

        Então você poderia responder as minhas dúvidas?

        como sei que o tratamento é caro e ainda por cima a médica nao é pelo plano. estou atras de pessoas que ja passaram por este tratamento para saber dos efeitos.

        Então vamos a pergunta:

        Vale a pena mesmo esse tratamento?

        os efeito dos medicamentos, surge de imediato?

        quanto tempo duram o remédio?

        Você ainda esta no tratamento?

        Grata

        • Cara Regina,
          Eu sugiro que você leia todos os comentários do post “hormônios bioidênticos” para ver alguns depoimentos. No meu caso particular nunca tive estes sintomas que vc menciona. Era apenas queda de cabelo, celulite e cansaço. Notei grande melhora já com uma semana de tratamento. Me senti ótima, nenhum efeito colateral. Assim acho que vale a pena você experimentar mesmo, e tirar suas conclusões. Não se impressione com o preço. Vale a pena.

          Abraço,
          MC

        • Ola, eu estava com muitos problemas, irritada, sem paciência, libido zero, depre, emfim muitos sintomas já relatados acima, falei com minha médica ginecologista me indicou os hormonios bioidênticos, ja apliquei duas dose, o preço é caro mais os beneficios são muitos.

  5. Encontrei seu site no google. Tenho 37 anos de idade e já tenho vários sintomas de pré- menopausa´. Estava assistindo um programa da Oprah que fala justamente sobre os bioidênticos. Vou falar com meu médico e pedir ajuda porque estou tendo sintomas desde 2007, quando tive um problema sério de saúde–tive uma perda auditiva severa no lado direito– também conhecida como “sudden hearing loss” e tomei muito cortisona. Este sintoma vai e vem–fico meses bem, e de repente…bummm—fico péssima novamente. Estou fazendo hidroginática e tomando muito leite de soja, o que tem me ajudado muito, mas ainda não fiz nenhuma terapia, pois a maioria dos médicos que já fui sempre dizem: ” vc é muito nova para estar tendo estes sintomas”! E não fazem nada!

    Agradeço as dicas do seu site e deixo um abraço.

    Cristina Machado

    • Cara Cristina,

      Veja no link http://www.essenciafeminina.blog.br/blog/medicos/ uma lista de médicos que trabalham com os biodênticos. Eles precisam fazer um curso para trabalhar com isso, e a maioria dos médicos com os quais falei jamais tinham sequer ouvido falar do assunto.

      Eu tomei isoflavona por uns 2 ou 3 anos (feito de soja), mas acho que não adianta nada. A soja como alimento pode ser boa, mas também não vai resolver esse tipo de problema. Quando comecei com os hormônios bioidênticos já senti uma grande melhora na primeira semana. Parece incrível, mas foi assim.

      Como respondi para a Jânua, o importante é você encontrar um médico (segundo um dos sites que está no post, só há por volta de 400 no Brasil), tirar suas conclusões após muito analisar e conversar. E naturalmente, fazer os exames para então experimentar.

      Também gosto muito da Oprah, e tento sempre assistir quando o assunto é saúde. Alguns médicos que me desculpem, mas quando não entendem de algum assunto, ao invés de procurar se informar, eles agem como se aquilo não tivesse importância. É claro que esse tipo de problema não tem nada a ver com idade. Tenho amigas de 20 anos que tem sérios desequilíbrios hormonais.

      Mas é bom lembrar que temos sempre que ser responsáveis pela nossa saúde, nos informar para podermos questionar, e manter um estilo de vida que leve ao equilíbrio.

      Um abraço,
      Lou

      • “Alguns médicos que me desculpem, mas quando não entendem de algum assunto, ao invés de procurar se informar, eles agem como se aquilo não tivesse importância.”
        Caracas… procurar se informar??? Além do trabalho exaustivo do dia-a-dia o médico lê, em média, 1 artigo científico por dia, tendo ainda que analisar a veracidade da informação, já que as indústrias querem VENDER o produto… além disso, é impossível o médico saber de tudo… o volume de informações lançadas diariamente é absurdo! Maior do que a capacidade do SER HUMANO absorvê-las (sim! o médico é um ser humano também).
        O equilíbrio hormonal é essencial para que o metabolismo funcione adequadamente. Mas já ouviu falar que o estrôgenio aumenta a chance de câncer de mama (já que as células do parênquima mamário são responsivas à esse hormônio)?!
        Desculpe-me. Geralmente eu não escrevo. Mas não deu pra segurar.

        • Olá Camila,

          Eu concordo que ninguém tem condição de saber tudo no mundo de hoje, onde a informação é maior do que se pode assimilar. Mas acho que estamos caminhando cada vez mais para uma medicina preventiva, que é muito melhor do que o modelo antigo que tenta curar doenças muitas vezes provocando outras piores.

          Eu jamais disse que um médico deve entender a fundo de todas as coisas ou de todas as doenças ou curas. O que eu disse é que muitos médicos que eu conheci ao se depararem com algum método de cura que eles não conhecem, ou que nunca estudaram, não têm a dignidade de dizer que não conhecem o assunto. Eles se defendem falando mal de algo que nunca estudaram, nunca experimentaram em si ou em pacientes.

          A própria médica (ginecologista) que me deu o telefone de um médico especializado em hormônios bioidênticos em 2008 (ela me havia receitado priorin que usei por uma semana e que me fez mal), não se interessava pelo assunto. Ela é uma médica maravilhosa, e quando eu perguntei porque ela não fazia um curso para poder receitá-los ela respondeu que não tinha tempo para mais um curso na vida dela. Eu entendi e respeitei profundamente sua escolha, e fui atrás do médico que ela havia indicado.

          Quanto à medicina ortomolecular eu já me tratei com um especialista desta área e tive ótimos resultados.

          Obrigada por tomar seu tempo para nos escrever,
          MC

        • Olá Camila

          Na condição médico, quero aqui aproveitar sua intervenção para dizer que aqueles médicos que realmente estudam para se manter atualizados, praticamente, leem o equivalente a um novo idioma a cada 2 anos. É muita coisa! Por isso, que a tendência é a do super-especialista, o médico que sabe tudo sobre dor de cabeça, por exemplo, mas não sabe tratar piolho. Pior,e aí eu discordo também, é o médico desprezar conhecimentos porque ainda não os conhece e mais grave ainda enganar o paciente demonstrando um conhecimento que não tem. É muito mais simples, confiável, verdadeiro e honesto dizer: Não sei nada sobre isso, mas vou estudar, pesquisar, permita-me um tempo para retornar com informações; afinal, ninguém pode dizer que conhece tudo sobre Medicina, quem disser isso está mentindo. Eu mesmo já disse que não sabia, mas fui estudar a questão para ajudar meu paciente. Penso que assim deve ser, mas que é um MONTÃO

          • Meu comentário acima ficou cortado em seu final, mas só para finalizar, somos submetidos a uma enorme massa de novos artigos e por conseguinte conhecimento que fica impossível dominar a todos os assuntos, mas acreditem, os bons médicos fazem seus esforços para isso. Sim, é verdade que estrogênio pode causar câncer na mama, com uma condição, se ele for sintético; já está provado que o bioidêntico, pelo contrário, previne a doença. Um grande abraço. Dr. Ricardo Vallejos.

            • Este é meu médico querido. Atencioso, cuidadoso, que transmite apoio em todos os sentidos.
              Obrigada mais uma vez, querido Dr. Ricardo.

              • Uau! Isto sim é que é elogio!

                Parabéns, Dr. Ricardo. E obrigada por atender com tanto carinho aos leitores e leitoras do Essência Feminina. E obrigada Clara, por sua participação!

                Abraços,
                MC

Faça seu comentário