O que são Hormônios Bioidênticos

Escrito por Dr. Ricardo Vallejos

Quando falamos de hormônios em Medicina Preventiva Anti-Aging, estamos nos referindo aos hormônios bioidênticos.

Estes podem ter origem natural ou sintética, mas, sobretudo, a grande diferença em relação aos “outros” hormônios é que os bioidênticos possuem a mesma estrutura tridimensional que os hormônios naturalmente sintetizados pelo corpo humano.

Isto permite uma perfeita acoplagem da molécula do hormônio bioidêntico ao seu receptor específico na célula onde vai exercer suas funções. É o que chamamos de resposta fisiológica específica. Por outro lado, os “outros” hormônios, popularmente conhecidos apenas como sintéticos não possuem a mesma estrutura tridimensional dos hormônios produzidos pelo corpo humano e assim provocam uma resposta farmacológica, ou seja, forçam sua acoplagem ao receptor celular. Estas moléculas são estranhas ao organismo humano que reage contra a presença destes intrusos. Muitas vezes, esta reação manifesta-se como efeito colateral mais ou menos evidente e até com riscos à saúde.

Exemplos deste tipo de hormônio sintético são alguns daqueles utilizados por mulheres na menopausa que são obtidos da urina de éguas prenhas e que contêm em sua formulação hormônios estranhos ao organismo feminino além de substâncias sequer identificadas.

Já os bioidênticos, com origens vegetal, sintetizados em laboratórios, mantêm as propriedades físico-químicas dos hormônios naturais do corpo humano. Ao serem administrados em doses fisiológicas, após análise clínico-laboratorial para determinar as necessidades hormonais do indivíduo, encaixam-se perfeitamente ao metabolismo beneficiando o paciente e com o mínimo risco de causar efeitos colaterias devido à pronta identificação com os receptores celulares.

Outra vantagem desta classe de hormônios bioidênticos é a sua aplicação tópica assim evitando passagem hepática e facilitando a absorção e biodisponibilidade dos mesmos. Outra característica é a conveniência de serem obtidos por manipulação em farmácia magistral permitindo modular a dose a ser empregada e a quantidade que deverá ser utilizada em determinado período de tempo. Os hormônios bioidênticos, desde há alguns anos, passaram a ser a alternativa mais saudável para quem necessita recuperar seus níveis hormonais e não o desejava fazê-lo com hormônios “sintéticos” ou ficar à mercê do envelhecimento precoce.

O Dr. Ricardo Vallejos é  pós-graduando em Ciências do Anti-ageing na UNIP cujo coordenador e principal professor é o Dr. Ítalo Rachid – o médico que trouxe o anti-ageing pro Brasil. Além disso, tem cursos na área do stress, pós-graduação em Geriatria, pós-graduação em ortomolecular, três anos de pós-graduação em Hormônios Bioidênticos e treinamento em clínica anti-ageing de Nova York. Foi colunista da revista Alphanews de Alphaville, do Portal Judaico, palestrante e participou de entrevistas na TV e rádio.

Para contatar o Dr. Ricardo mande um e-mail para: ricardovallejos@uol.com.br

MANDE SUA DÚVIDA SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS PARA O DR. RICARDO E ELE RESPONDERÁ ATRAVÉS DO BLOG

Um Comentário:

  1. olha, eu gostaria d saber se anticoncepcional faz crescer os seios. e se eu para d usar eles diminuem. isso eh verdade?

    • Entre os vários problemas que a pílula pode causar, inchaço dos seios é um deles. Assim sendo procure estudar o que é a pílula e seus efeitos colaterais. Tomá-la para que os seios fiquem um pouco maiores? Eu não faria isso.
      Pense na sua saúde e se cuide,
      MC

  2. hormonios bio identicos engorda? quem tem mioma e ovarios policisticos pode usar? obrigada!

    • Oi Fernanda,
      Hormônios bioidênticos certamente não engordam. Hormônios sintéticos em geral dão esta sensação de engordar pois fazem com que o organismo retenha água.
      Certamente vc não poderá usar testosterona, já que seu organismo deve estar fabricando mais que o necessário, e quanto aos outros hormônios só com exames para ver seus níveis e saber se vc precisaria complementar algum.
      E vc pode completar seu tratamento com homeopatia, ou mesmo tentar homeopatia antes de usar hormônios, pois há a chance de o médico achar seu “similimum” , ou seja o remédio ideal que atua na sua energia vital e faz com que seu próprio organismo seja capaz de se curar.
      Boa sorte,
      MC

  3. hormonios bio identicos engorda? quem tem mioma pode usar? obrigada!

Faça seu comentário