Genacol Colágeno

Colágeno Bio-ativo hidrolisado
Ajuda a restaurar cartilagens, melhora a pele e dores nas juntas.
SAIBA MAIS...

Dr. Ricardo Vallejos

Dr. Ricardo Vallejos

Especializações:

Hormônios Bioidênticos
Geriatria
Ortomolecular

Atendimento:

Em Porto Alegre
Vita Naturalis
Tel.: (51) 3311-3989

Reposição hormonal para mulheres que fizeram histerectomia

Comentário Enviado por Débora. Como é algo que poderá ter grande utilidade para outras mulheres que tiveram que tirar o útero, fiz deste comentário um post:

Oi Maria, já “circulo” por aqui ha algum tempo para me informar sobre os hormônios bioidenticos.
Ha dois anos comecei o tratamento com hormônio bioidentico, mas não estava funcionando, o desconforto desta fase não acabava eu me senti numa montanha russa. Resolvi fazer uma consulta com outra medica que utilizava este mesmo tipo de tratamento. Durante a consulta ela comentou comigo que  como eu havia feito histerectomia não deveria utilizar a progesterona e que, por isso, meu tratamento não estava funcionando. Ela me receitou estradiol e testosterona e o resultado foi incrível!Em 20 dias eu já estava voltando ao normal.
Não achei nenhum comentário ou relato por aqui sobre mulheres nesta situação. Gostaria de saber se esta informação procede ou foi sorte minha.
Obrigada, parabéns pelo blog.

_ Cara Débora, fico muito feliz que você tenha encontrado uma médica que soube detectar a causa do não funcionamento dos hormônios bioidênticos para você. Pena que demorou tanto, não é? Porque como vc pôde ver, quanto tem que dar certo é realmente rápido. Fico muito feliz com o seu bom resultado e espero que seu comentário possa ajudar outras mulheres.

Grande abraço,
MC

298 comments to Reposição hormonal para mulheres que fizeram histerectomia

  • Ilka Sampaio

    Olá, fiz uma histerectomia a 4 dias, estou me sentindo bem, seguindo a orientação médica tomando os remédios recomendados, me alimentando direito…como foi retirado o útero e um ovário, gostaria de saber se vou precisar fazer reposição hormonal, mais cedo ou se um ovário produz hormonio suficiente? obrigada.

  • sylvana

    Bom dia
    faz 4 anos que fiz histerectomia e retirei tambem tudo engordei 41 kilos,po pior é que eu faço todo tipo de dieta e não consigo emagrecer minha nutricionista nem sabe mais o que fazer eu menos ainda de me uma luz por favor.

    • Maria Couto

      Oi Sylvana,
      Tem várias coisas a serem consideradas. Pode pode estar com hipo-tiroidismo e com falta geral de hormônios. Na minha opinião nada substitui os hormônios, pois eles realizam centenas de funções no organismo.
      Procure uma reposição com hormonios Bioidêncos, faça exercícios e mude sua alimentação. Assim vc muda a sua vida, para bem melhor. A homeopatia também poderá te ajudar muito, como um complemento à reposição.

      Boa sorte,
      MC

      • cleuza

        oi sou a cleuza fiz histectomia a dois mes tirei tudo agora estou engordando muito me ajuden que poso fazer

        • Maria Couto

          Cara Cleuza,
          Dá uma lida nos artigos do blog, assim como nas perguntas e respostas.
          A solução é vc procurar um especialista em hormônios bioidênticos e ver a possibilidade de fazer a reposição.
          Se cuide, se alimente be e faça exercícios, mas em geral os hormônios são fundamentais para o equilibrio do sistema.
          Boa sorte,
          MC

  • Néia

    Fiz histerectomia total há uma semana. Estou muito inchada, como se eu estivesse acabado de ter um bebê. É normal?

    • Maria Couto

      Cara Néia,
      Acho que vc vai ter que perguntar para o seu médico. Pode ser normal ou pode estar havendo algum problema. É muito importante que vc veja seu médico.

      Se cuida,
      MC

  • silviabasilio

    silvia basilio tenho 30 anos e fiz uma histerectomia a 21 atrassilvi so n retirei o ovario engordei muito e minhas unhas enfraqueçeram muito antes da cirurgia como sera minha saude daqui p frente.

    • Maria Couto

      Cara Silvia,
      Não entendi bem se vc tirou um ou os dois ovários.
      O importante agora é vc se cuidar e quando estiver restabelecida, depois de uns 3 meses, procurar um especialista em hormônios bioidênticos e fazer os exames para testar seus níveis hormonais.
      Procure se alimentar muito bem, evitar alimentos inflamatórios e artificiais.
      Tudo de bom,
      MC

  • Tânia Aparecida Leite Almeida

    Tânia Almeida
    30 de outubro de 2012 Responder
    Tem 2 anos que fiz histerectomia, mais venho sentindo ondas de calor e os batimentos cardíacos também aumentam, não é direto mais tem suas horas é normal? Por favor responda em meu e_mail.

    • Maria Couto

      Oi Tânia,

      Vc precisa fazer uma dosagem hormonal para ver como estão os seus níveis e se necessário fazer a reposição bioidêntica.
      Quanto aos batimentos cardíacos eu faria o seguinte: primeiro procuraria um médico cardiologista para fazer todos os exames possíveis, e depois iria procurar um homeopata para me tratar com homeopatia.

      O homeopata mesmo pode te pedir os exames, mas se vc tiver um plano de saúde é mais prático ir ao médico do plano, fazer os exames e depois procurar o homeopata, que em geral não atende por plano.

      Leia meu depoimento sobre problema de coração na página HOMEOPATIA.

      Se cuida,
      MC

  • irenilda de souza braga

    tirei upolcisto fas uns 3 anos e ja entrei na menopausa ele pode creçer de novo?

  • angélica silva

    poxa eu queria saber o que eu devo fazer eu fiz uma histerectomia pos parto com eu devo me cuidar….dese já obrigado

    • Maria Couto

      Olá Angelica,
      O importante agora é vc ver o que o seu médico tem a dizer já que ele conhece a sua situação.
      Repouse e dê um tempo para o seu corpo de recuperar. Remédios homeopáticos podem te ajudar muito na sua recuperação. Vale a pena procurar um médico homeopata. E depois vc procura um especialista em hormônios bioidênticos para ver a necessidade da reposição hormonal.

      Abraço,
      MC

  • silvane

    eu tenho 32 anos fis uma histerectomia tirei um ovario e um cixto a 3 meses e agora estou com um corrimento que as vezes vou no banheiro e sai aquele monte e um pouquinho de dor no pé da barriga

    • Maria Couto

      Cara Silvane,
      Vc precisa procurar o seu médico pois ele certamente saberá o que fazer. Vc pode estar com alguma infecção, portanto vá ao médico o quanto antes.

      Boa sorte,
      MC

  • neuci

    olá gostaria de saber se há algum medicamento natural pra reposição hormonal??? e gostaria de algo que aumentasse meu libido sexual pois depois da cirurgia fikei sem lubrificação e sem nenhum libido sexual pra ser direta sem nenhum desejo sexual..aguardo resposta

  • ivana

    Olá tenho 46 anos ,Fiz uma histerectomia Total em 26/12/2012 tenho usado um estradiol ,Sandrena 0,5 gel e tenho sentido apenas muitas dores nas pernas ,mas muito forte mesmo ,e muita queda de cabelos ,o que pode ser ?Nào tenho feito sexo por não ter nenhum relacionamento ,mas tenho sentido muito desejo sexual é normal?Vou entrar em menopausa?
    desde já agradeço sua resposta

    • Maria Couto

      Cara Ivana,
      Acho que vc tem que procurar ajuda médica urgente.
      Este hormônio que vc está usando é sintético e tem graves efeitos colaterais.
      Minhas sugestão é que vc procure um especialista em hormônios bioidênticos, e faça os exames para ver se pode e como fazer a reposição bioidêntica.

      Os dados que vc colocou são insuficientes para maiores detalhes, então procure um especialista mesmo porque só pessoalmente e com exames alguém poderá te ajudar.
      Boa sorte,
      MC

  • marlene

    ola fiz uma histerictomia total, apos senti que a pele vem sofrendo velhice precose, linhas de expreçao.,rugas pele sem elasticidade , estou desesperada o que devo fazer? tenho 45 anos e a 1 ano que passei por esta cirurgia

    • Maria Couto

      Querida Marlene,
      Claro que isto seria esperado, já que seu organismo não fabrica mais importantes hormônios.
      Procure um especialista em hormônios bioidênticos, faças os exames necessários e veja a possibilidade de fazer a reposição.

      Tudo de bom,
      MC

  • Maria das graças

    Eu fez histerectomia radical! engordei muito, minha barriga cresceu e meus seios também as ondas de calor já passaram mais acabou com meu lipidios o que eu faço para voltar a ter vontade de ter relação sexual? já mandaram eu tomar progesterona ,mais, eu não tenho útero nem ovários o que faço?

    • Maria Couto

      Cara Maria,

      Se vc tivesse ovários vc não precisaria da progesterona (dependendo da sua idade). Assim quem não produz hormônios deveria sim fazer reposição, com hormônios bioidênticos, caso os exames mostrem a necessidade.
      O que vc tem que fazer é procurar um especialista, fazer os exames necessários, e ver com ele todos os detalhes do que é possível para o seu caso.

      Boa sorte,
      MC

  • Delzuita Campestre do Maranhao 03/01/2013
    Fiz cirugia de histerectomia a sete meses, retirei os dois ovarios, comecei a fazer reposiçao hormonal logo apos a cirugia, tomei os medicamentos por tres meses e parei devido a sintomas desagradaveis, agora estou sentindo muitas dores nas maos e dormencia nos dedos, insonia e mudança na pele,, gostaria de saber se posso fazer reposiçao com remedios naturais que talves nao deixe tantos sintomas .

  • rosimary

    Olá meu nome é Mary tenho 44 anos fiz histerectomia retirando apenas o útero ha 11 meses e sinto alguns sintomas relatados acima , mas o que mais nos preocupa é essa depressão pós cirúrgica , que por mais que lutamos e usamos o nosso psicológico fica nos perturbando. Após a cirurgia perdi grande parte do desejo sexual.Perdi peso uns 5 kilos que me faz falta .Se pudesse voltar ao tempo jamais faria esta cirurgia , mas estava com uma intensa hemorragia nao tive escolha. Caso tenham que passar por isso , tente de toda maneira possível de não faze-la.

  • rosi

    ola retirei o utero e ovarios com 30 anos agora ja estou com40 anos e engordei 10kg sinto calores angustia e falta de libido gostaria de saber se eu fizer reposiçao hormonal o peso volta ao normal

    • Maria Couto

      Olá Rosi,

      Veja a resposta acima que mandei para a Sandra. Procure um especialista e veja tudo que precisa ser feito e certamente vc voltará ao normal. Vc é muito jovem e logo estará bem, desde que procure entender e mudar o que for necessário para uma vida melhor.

      Abraço,
      MC

  • olá fiz uma hesterctomia , a 6 anos ja tomei de tudo que possa imaginar para acabar com os fogacho engordei uns 20 kg a cima do meu peso não consigo emagrecer e não é por falta de fechar a boca ,ja troquei de médico varias vezes uma amiga me falou do estradiol que funcionou nela gostaria de saber se posso tomar tenho muita retenção de liquido meu sonho no momento e acabar com esses calores para voltar a usar um hidratante rsrsr desde ja obrigado.

    • Maria Couto

      Cara Sandra,

      É muito simples: procure um especialista em hormônios bioidênticos, faça os exames de sangue necessários para vc ver o nível dos seus principais hormônios (estradiol, estriol, progesterona, testosterona, DHEA) e faça a reposição.

      Tudo tem uma causa e tudo tem uma solução. Homeopatia também poderá te ajudar muito, junto com a reposição. Também gosto muito dos Sais de Schuessler, pois eles repoem minerais que ajudam em todos os processos celulares.

      Tudo de bom,
      MC

  • marlene p prado

    hoje esta fazendo 4 meses estou escrevendo para agrad ecer a atencao de vcs em primeiro lugar etb dizer que estou me sentindo mt bem apos a irurgia de hestereo t otal nao faco reposisao mas sinto que o propio organismo tem seu recurso apenas presisamos dar tempo ao tempo e boa sorte para as meninas .

    • Maria Couto

      Oi Marlene,
      Obrigada por dar notícias. Fico feliz em saber que vc está bem e espero que continue assim.
      Apenas sugiro que fique atenta, pois dificilmente o organismo teria recursos para suprir os hormonios necessários sem os principais órgãos que os produzem. Talvez seja bom fazer exames para ver seus níveis hormonais antes que os efeitos da sua falta se façam notar.

      Tudo de bom,
      MC

  • Marcia Samuel

    Gertrudes Samuel

    Tenho 26 anos de idade com dois filhos. Durante a terceira gravidez tive uma cesariana perdi o bebe e tiraram-ne utero sem meu consentimento. Mas o medico finalmente argumentou a retida do utero dizendo que nao estava em condicoes de manter. Queria saber os cuidados que devo ter daqui em diante. De recordar que fui operado em 22 de outubro de 2012.

    • Maria Couto

      Olá,
      Sinto muito por tudo isso!
      Como vc ainda tem os ovários, continuará tendo os hormônios mais importantes. Alguns médicos dizem que a tirada só do útero não é tão significativa, e outros dizem que sim.
      Acho que o importante é vc fazer muito repouso, não levantar nem pequenos pesos, e se alimentar muito bem. Existem remédios homeopáticos maravilhosos para ajudar seu corpo a se recuperar.
      Daqui a uns 2 ou 3 meses faça um mapeamento hormonal. Converse com seu médico e faça exames a cada semana, pelo menos umas 4 semanas; para ver se vc tem necessidade de reposição. Se for o caso, use hormônios bioidênticos.

      Boa sorte,
      MC

  • Davines

    RETIREI MEUS OVARIOS Á 4 ANOS,ENGORDEI 25 KILOS PRINCIPALMENTE NA PARTE DA BARRIGA ,A MINHA BARRIGA É ENORME, ME SINTO TRISTEZA ,ANGUSTIA, DESANIMO E MUITO CALOR. PASSEI NO GINICOLOGISTA E ELE ME RECEITOU ESTREVA GEL MAS NÃO ESTA FUNCIONANDO, SO ESTA FUNCIONANDO AO TER DESEJO SEXUAL. ME AJUDA POR FAVOR OBRIGADA.

    • Maria Couto

      Olá Davines,

      Este hormônio que vc está usando não é bioidêntico e pode ter efeitos colaterais. Leia a bula dele. Nós aqui falamos dos HB, pois é com ele que temos experiência. Provavelmente vc precisa repor outros hormônios também, e assim sendo procure um especialista em Hormônios BioidÊnticos.
      Quanto à gordura, dê uma olhada na sua alimentação e estilo de vida também.

      Tudo de bom,
      MC

  • lays

    ola ,tenho 23 anos tive que fazer uma histerectomia sub total , retirei somente o utero pois estava com uma hemorragia interna pois uma arteria do meu utero foi perfurada durante minha cesariana, e tive q retira-lo , tem 4 meses agora to com uma queda de cabelo orrivel to quase ficando careca mr ajude o q eu faço?

    • Maria Couto

      Olá Lays,
      Esta queda é normal pela falta/desequilibrio hormonal. Pode ser também resultado dos medicamentos e anestesia, segundo um amigo médico. Minha sugestão é a de sempre: procure um especialista em hormônios bioidênticos, faça exames de sangue para ver seus níveis hormonais e faça a reposição se necessário.
      Procure também um homeopata. O remédio homeopático vai ajudar sua energia vital a se recuperar de toda a agressão com tudo que aconteceu e vc terá uma recuração bem mais rápida e eficaz.
      Te cuida,
      MC

  • grauci

    gostei muito dos comentarios,estou muito aliviada por saber que meus calores tem soluçoes.Muito obrigada.

  • Erica Gama

    Eu fiz a cirurgia a um ano retirei utero e trompas permaneço com os ovarios mas engordei muito e minha barriga e enorme me oriente por favor preciso urgente de ajuda se spuber de um bom medico please me indique estu deprimida com a situaçao.

    • Maria Couto

      Olá Erica,
      Veja na página MEDICOS, clicando no seu estado, a listagem dos que atendem aí.
      Não fique deprimida. Procure, além do especialista em HB, um homeopata para equilibrar seu organismo. Faça a reposição bioidêntica e vc verá que tudo volta ao normal.
      Tudo de bom,
      MC

  • Oi eu fiz a retirada do meu útero no dia 26/12 . Gostaria de saber se é normal sentir calor e ter queda de cabelo. E também por quanto tempo é normal sentir desconforto para fazer xixi e dores abdominais não são fortes mas gostaria de saber qto tempo leva para me sentir normal se é que isso vai ser possivel.Vejo também que muitas pessoas reclamam de ter engordado isso é regra ou não?

    • Maria Couto

      Cara Shirlei,

      Estes assuntos vc precisa conversar com seu médico. Somente ele pode (e tem a obrigação) de te responder pois ele conhece seu caso.
      Faça muito repouso e se possível use sais de Schuessler ou algum remédio homeopático para te ajudar a se recuperar. Todo mundo sabe que arnica é muito bom para ajudar a recuperar em cirurgias.

      Depois de uns dois ou três meses faça exames de sangue para testar seus níveis hormonais, e se necessário use os hormônios bioidênticos. Vc pergunta sobre engordar, e eu te digo que depende da pessoa, mas que desequilibrio hormonal sempre traz algum problema.

      Se cuide,
      MC

  • beatriz helena campos wingeter

    GOSTARIA DE SABER SE O ESTREVA GEL PODE SER USADO POR UM LONGO PERIODO .EU FIZ A HISTERECTOMIA EM 2002 FIQUEI COM O COLO DO UTERO,O TRATAMENTO COM O ESTREVA GEL INICIOU DEPOIS DE 30 DIAS DA CIRURGIA.ESTOU ME SENTINO MUITO BEM .

    • Maria Couto

      Cara Beatriz,

      Acho que nenhum medicamento pode ser usado, principalmetne por longo tempo, sem acompanhamento médico.

      Procure um médico, faça exames e continue ótima.
      Abraço,
      MC

  • Anazélia

    Oi!Fiz histerectomia total há 18 dias,tiraram útero e colo,os ovários e trompas.Sinto dores Acima da cirurgia,muitas gases e prisão de ventre.Até quando vão essas dores?É verdade que as pessoas que fazem essa cirurgia engordam demais?

    • Maria Couto

      Cara Anazélia,

      Só mesmo perguntando para o seu médico, que é a pessoa indicada para te dar apoio e informações sobre a cirurgia que ele fez.

      O corpo leva um tempo para se recuperar, faça bastante repouso e se cuide. Sais de Schuessler e homeopatia podem ajudar muito na recuperação.

      Quanto a engordar poderá acontecer pela falta dos hormônios causada pela retirada dos órgãos. Em alguns meses procure um especialista em hormônios bioidênticos e veja quanto e como fazer uma reposição.

      Tudo de bom,
      MC

  • dilma

    boa tarde tenho 31 anos e fiz uma hesterctomia total estou com 20 dias e o meu ginecologista já mim passou um homonio estreva gel gostaria de saber se devo ou não passa esse gel na pele é gostaria de saber se já é preciso fazer reposiçao homonal gostaria de saber por que eu tirei os dois ovario vai mim prejudicar.

    • Maria Couto

      Olá Dilma,
      Este hormônio que vc cita não é bioidêntico e pode causar vários efeitos colaterais. Leia a sua bula. Outro fato importante, é que segundo médicos especializados em hormônios bioidênticos não deve jamais usar estradiol sem usar também progesterona.

      Minha sugestão é que vc procure um especialista em hormônios bioidênticos e faça os exames necessários para dosar seus níveis de hormônios e assim fazer a reposição corretamente.

      Boa sorte,
      MC

  • mirian f m lima

    Estou com o problema da maioria ,fiz histerectomia, há 3 anos, e depois disso engordei 12kl. vivo de dieta, faço caminhada regularmente,tenho 58 anos, enão sei mais o que fazer para perder peso

    • Maria Couto

      Cara Mirian,
      Dê uma olhada nas respostas aos comentários. A solução é vc procurar um especialista em hormônios bioidênticos, fazer exames e fazer a resposção hormonal de forma correta e consciente. Isso aliado a um estilo de vida saudável irá fazer com que tudo se harmonize novamente.

      Abraço,
      MC

  • Mirian santos

    Ola,fiz histerectomia total ha 1 ano e 4 meses e comecei fazer reposiçao hormonal ha um mes com estreva gel,so q fiz mamografia e densiometria ossea e descobri q estou com nodulo solido categoria lll(bi rads)e com osteopenia,estou com muito medo principalmente pelo hormonio,ja engordei 3 quilos e me sinto muito,cansaço,calor,minha pele envelhecendo etc…tenho 30 anos,o gineco me disse q esse tipo de nodulo na mama e benigno mas tenho medo q cresçam mais com o uso do hormonio,quero saber se o bio hidentico teria problema em relaçao a isso e se me ajudaria nos demais problemas!desde ja agradeço!por favor me ajudem.Mirian!

    • Maria Couto

      Cara Mirian,

      Como eu sempre digo: hormônios bioidênticos e homeopatia!
      Dos hormônios que existem o bioidêntico é sem dúvida o mais seguro, mas somente o médio especializado poderá te dizer se você deve ou não usar – pois ele vai dizer isto baseado nos seus exames. Existem exames de sangue para ver o potencial para desenvolver cancer.

      Vc é muito jovem e merece e precisa se cuidar. Faça isso!

      Abraço,
      MC

  • Lana

    Tenho 25 anos. tive uma bebê por fertilização in vitro, tenho ovário policistico, mioma intramural e trompas obstruídas, estou com meu marido a 10 anos e não pretendo ter mais filhos e sofro de muitas cólicas e enjoos a ponto de não conseguir sair da cama e nenhum remédio já receitado pelo médico deu jeito. Quero retirar meu útero mais os médicos não concordam por eu ser jovem. Eles estão certos ou quem tem esse poder de decisão sou eu?

    • Maria Couto

      Cara Lana,

      Sua pergunta é muito difícil de ser respondida, não é mesmo? Certamente cada pessoa deve ter poder de decisão sobre sua vida, embora ouvir as pessoas que a cercam possa ser de grande ajuda, já que em momentos como este muitas vezes ficamos confusos.

      Acho que o ponto mais importante agora é vc compreender os efeitos de uma histerectomia. Vc vai, aos 25 anos, ficar sem seus órgãos, pode haver complicações na cirurgia afetando bexiga, intestinos, etc. A falta de hormônios faz com que a pessoa engorde, perca o desejo sexual, perca cabelos, afeta todos os órgãos, enfraquece o coração. Isto vale a pena?

      Certamente vc poderá fazer reposição com hormônios bioidênticos, mas começar aos 25? Aos 50 ou mais tudo bem pois aí a menopausa já chegou e a pessoa só tem a ganhar com a reposição, que embora boa, nunca mais é a mesma coisa.

      Vc poderá tb se aprofundar para descobrir o porque de vc ter fragilidade nestes órgãos, e usar homeopatia que pode te trazer a cura. Vc faz exercícios? Se alimenta de produtos frescos e saudáveis?

      Acho que vc ainda pode escolher o caminho da cura ao invés de uma “solução” que pode ser mostrar desastrosa e irreversível.

      Boa sorte,
      MC

  • Estelita Rodrigues

    Fiz histerectomia parcial há 14 anos, e gostaria de saber se ainda estou produzindo óvulos?

    • Maria Couto

      Oi Estelita,
      Difícil saber com tão pouca informação, até mesmo porque dependendo da sua idade a produção pára mesmo.
      Somente um exame poderá te dar esta resposta.

      Tudo de bom,
      MC

  • Elma Teixeira

    Boa noite,

    Fui a meu ginecologista e descobri que tenho o utero aumentado, não há miomas e o utero está super saudavel.
    Gostaria de saber se há remédios homeopas que me ajudaria a reduzir o tamanho do utero?

    • Maria Couto

      Cara Elma, o que o seu médico falou sobre isso? Ele tem a obrigação de te explicar exatamente o que acontece.
      Existem várias causas para aumento do útero e uma delas é a falta de hormônios.
      Sem dúvida a homeopatia pode te ajudar em todos os sentidos, pois ela atua na força vital. Talvez vc precise completar com hormônios bioidênticos, se for o caso.
      Boa sorte,
      MC

  • lucia

    Tenho 34 anos ,e a 2anos tive minha bebe de cesaria na hora ta cesaria meus ovarios estavam estourando dai os medico retiraram meus 2 ovarios do tamanho de uma mão enorme..e ainda eu com pré-eclapsia e diabete.bom eu ainda amamento dai não estou tomando nada de hormonios será prejudicial futuramente para mim???/e também minha mestruação vem um momte fico uma semana é normal??/e quando ela mamava mais vinha pouco e as vezes nem vinha…preciso tomar hormonio ?????obrigada!

    • Maria Couto

      Querida Lucia,
      Somente um bom médico poderá responder às suas perguntas. Ele irá te fazer perguntas, te ver, e te pedir exames.

      Procure um médico e se cuide!
      MC

  • elizane

    ELIZANE 11 3 2013
    TENHO 35 ANOS E HA 20 DIAS FIZ UMA OOFERECTOMIA TOTAL A DIREITA E PARCIAL A ESQUERDA E NAO FOI REMOVIDO O UTERO E MEU MEDICO ME RECEITOU PREMARIN 0,65 MG,GOSTARIA DE SABER SE COM APENAS PARTE DO OVARIO PRODUZ AINDA HORMONIOS E SE PODE AFETAR MINHA VIDA SEXUAL?ENGORDAR?POIS GANHEI MUITO PESO POR NAO FAZER EXERCICIOS A PEDIDO MEDICO EU TINHA UM CISTO DE 16,5 CM OD E 6 CM OE.BJS OBRIGADA

    • Maria Couto

      Cara Elizane,

      Eu tentaria homeopatia e faria exames para ver os níveis hormonais. Se necessário usaria hormônios bioidênticos.
      Me parece que vc tem que começar a se cuidar em todos os sentidos. Um cisto de 16cm demora anos para crescer. Vc não viu antes? Não sentia nada?

      Procure um bom médico pois estes hormônios sintéticos fazem mal.

      Boa sorte,
      MC

  • marcia

    Olá amiga..
    fiz uma histerectomia a 2 meses estou me sentindo
    bem ,mas porem com mil duvidas pricipalmente com o
    peso pois já estou acima do do peso normal.
    Tem uma maneira de não engordar mais ainda?
    é minha preocupação pois é muito dificil ser gordinha….
    bjos e obrigada….

  • cara amiga maria couto, te desejo um bom dia e q DEUS continue te iluminando eq vc continua sendo uma benção na vida de muitas mulheres como tem sido para min.maria vc fala muito do remedio homeopatico e tou muito interessada neles como te falei pasei por uma histerectomia total a 13 anos e venho lutando contra muitas coisas mas gostaria de incluir homeopaticos na minha vida e sei q vc é a pessoa indicada pra me informar qual porq aq onde vivo é uma região quais deserta acho q nem tem profissionais homeopatico por iso peço sua ajuda eu tomo o premarin o,625 é o unico q conheço mas desejo substitui-lo por outro mas bioindentico é impossivel pelo preço e tbm ñ tem profissionais q trabalha com eles mas a minha esperança é q no futuro eu faça a modulção, por iso peço sua orientação nesa parte sobre os homeopaticos si tem reposição vou fazer 45 anos taxas pressão peso tudo normal gras a DEUS mas quero prevenir futuras complicaçoes cardiaca por favor se puder envie para min uma sugerencia no meu e mail e receberei como uma orientaçao vinda do céu e gostaria de saber tbm a onde se compra os homeopáticos tenho uma duvida se eles são todos manipulados
    muito obrigado maria e q continue sendo ese anjo nas nossas vidas um feliz domingo e mts bjss!!!!

    • Maria Couto

      Cara Maria,
      Que Deus ilumine vc também!

      O hormônio que vc usa é sintético e pode ter vários efeitos colaterais.
      O ideal seria vc realmente procurar um especialista em bioidênticos.
      Para usar os remédios homeopáticos vc precisa fazer um consulta com um homeopata. A consulta homeopática dura de uma a duas horas e o remédio tem que ser escolhido de acordo com o conjunto de sintomas da pessoa. O próprio médico irá te indicar onde comprar os remédios.

      Sei que deve ser muito difícil morar num lugar onde se tem menos recursos, mas quem sabe vc pode programar uma pequena viagem para se consultar e comprar o neccessário?

      Se cuide,
      MC

  • Claudia Ribeiro

    Olá amiga, Tenho 46 anos, há 1 ano retirei o útero e agora após um cisto hemorrágico foi necessário a retirada do ovário. Estou fazendo reposição hormonal com progesterona. Me sinto muito bem, pois os sintomas da menopausa diminuíram muito, e não sei porque emagreci 10 kg em apenas 1 mês. Minha ansiedade diminuiu e estou voltando ao corpo de antes da minha 1a. gravidez. Estou usando Sandrena 0,5 e acho que está dando super certo.

    • Maria Couto

      Cara Claudia,
      Que ótimo que vc está se sentindo tão bem. Apenas acho que vc deveria trocar este hormônio por hormônios bioidênticos. Leia sobre os efeitos colaterais do sandrena. Um dos meus médicos me disse que jamais devemos usar estradiol sem usar progesterona ao mesmo tempo. Assim sendo olhe isto e fique atenta.

      Acho um pouco estranho vc emagrecer 10 Kg. em um mês.

      O ideal seria vc procurar um especialista em HB, fazer exames e fazer uma reposição mais segura.

      Tudo de bom,
      MC

  • Estelita Rodrigues

    Presada Maria Couto, passei por uma isterectomia há 14 anos. Meu médico disse q deixou 1 ovário. Engordei perdi o lubrificante e comecei a sentir sério problema de artrose, e taquicardia, querendo saber tb se meu ovário ainda produz óvulos, pois preciso encontrar meios pra ter um bebê com minhas próprias características. Que medidas devem ser tomadas e o melhor tratamento para o meu problema de saúde?

    • Maria Couto

      Oi Estelita,
      Acho que a primeira coisa a fazer é recuperar sua saúde. Como enfrentar uma gravidez com tantos problemas?
      Repito o que sempre digo: homeopatia e hormônios bioidênticos. Vida saudável, exercícios e meditação.

      Tudo de bom,
      MC

  • olá amiga maria couto muito obrigado por responder minhas perguntas e desculpe alguma coisa e como te disse q uso o hormonio sintetico só uso ele porq ñ tenho outra opção, mas gostaria de saber sua opnião sobre a versão do estrogenos manipulado porq tbm ultilizo na forma manipulado só q ñ sei a diferença gostaria de saber si oferece menos risco obrigada por tudo e uma boa semana

    • Maria Couto

      Oi Maria,
      Converse com o farmacêutico e veja com ele se ele manipula hormônios bioidênticos. Se for sintético é ruim do mesmo jeito.

      Pense na sua saúde e procure melhores soluções.

      Abraço,
      MC

  • Ludmila Pinheiro

    Fiz histerectomia em 2004, não engordei, tenho 176cm de altura e 63 Kg. Faço tratamento para hipertireoidismo desde 1980. A minha queixa é quanto a pele, pois ela sempre foi seca, mas acredito que depois a histerectomia, ela ficou mais seca. Hoje tenho 48 anos de idade, sei que a idade não ajuda muito, embora meu desejo seja melhorar um pouco. Não faço reposição hormonal, apenas como já citei, para combater o hipertireoidismo. Há algum tratamento que possa fazer melhorar a pele?

  • claudia de sousa oliveira moreira

    Oi Bom dia!
    eSTOU COM UMA HISTERECTOMIA TOTAL AGENDADA PARA 05/04,COM A PRESERVAÇÃO DOS OVARIOS.
    ESTOU TÃO PREOCUPADA E APREENSIVA,COM OS COEMTERIOS QUE VI ACIMA,REF A ENGORDAR MUITO,REPOSIÇÃO DE HORMONIOS.
    É REGRA O AUMENTO DE PESO? E A REPOSIÇÃO HORMONAL É OBRIGATORIA?FALO COM MEU MEDICO ANTES DA CIRUGIA REF A REPOSIÇÃO DE HORMONIOS?
    OBRIGADA

    • Maria Couto

      Olá Claudia,

      Acho que é uma ótima idéia vc conversar com o seu médico e questionar tudo que pode acontecer durante e depois da cirurgia.
      Certamente a cirurgia é muitas vezes a única solução, mas vc procurou opinião de pelo menos mais dois médicos?
      Eu procuraria também um homeopata pois a homeopatia pode reverter a situação, se vc estiver disposta a cooperar e mudar seu estilo de vida se necessário.

      Vc disse que vai fazer “histerectomia total” e que vai preservar os ovários. Então não é total. Se vc vai preservar os ovários eles continuarão a produzir os hormônios. Mas a retirada do útero não é inofensiva como alguns cirurgiões afirmam.

      Sugiro que vc leia sobre estes orgãos e sobre os efeitos da sua remoção. Se informe, e se achar necessário ouça novas opiniões de profissionais confiáveis.

      Boa sorte,
      MC

      • claudia de sousa oliveira moreira

        Obrigada,pelo retorno! mas não tive como procurar outro medico,pois logo que fiz uma colposcopia c/ biopsia deu uma nic2,e ja fui encaminhada pela minha ginec para o IBCC,la comecei a me consultar com um ginec oncologista que logo de imediato,agendou uma traquelectomia e a partir do resultado dessa cirurgia,que ja solic a histerectomia,dizendo que vai preservar os ovarios.ref a ganhar peso,depende de cada um ou é um efeito colateral da cirurgia?

        att,

        • Maria Couto

          Oi Claudia,
          Me parece que estas queixas são maiores quando as pessoas tiram também os ovários, pois aí ficam sem os hormônios que eles fabricam.

          FAça tudo que vc e seus médicos acharem necessário mas pense que a cirurgia tira o efeito de algo e não a causa. A causa pode estar em elementos tóxicos, problemas emocionais, etc. Assim avalie sua vida como um todo. Eu usaria homeopatia para dar suporte a este processo.

          Acho que o problema de peso tem a ver com várias coisas e sim depende de cada pessoa.

          ESpero que dê tudo certo,
          MC

  • Jorcilene

    Olá! Estou com a cirurgia marcada para 08/04 para retirar somente o útero, pois tenho 3 miomas e meu útero tem mais que o dobro do tamanho normal. Tenho 39 anos e não pretendo mais engravidar, mesmo assim estou com muito medo porque não sei exatamente quais são as consequências da falta do útero no meu corpo. Não tenho hemorragia nem dor, somente medo de ter câncer, por isso optei pela cirurgia, mas ainda posso desmarcar, me ajude por favor!

  • lucime em 2007 fis operacaõ tirei tudo mais depos de 2 meses eu comesei a engorda fiquei com barriga muito grande faço dieta mats naõ adianta me ajude

    • Maria Couto

      Oi Lucime,
      Dá uma olhada nas perguntas e respostas e vc irá encontrar muitas dicas.
      Procure um especialista em bioidênticos e faça uma dosagem hormonal.

      Boa sorte,
      MC

  • silvana

    olá fiz uma hirtectomia total há dois meses,tive uma infecção fortissima depois de 11 dias fui internada e fiquei sob antibioticos 5 dias na veia, depois disso nasceu uma ingua enbaixo da minha axila , e ela ficou muto inchada fui no médico que me operou e ele me deu alta disse que era porque eu tinha me depilado e deu uma irritação, supernormal, mas esse inchaço só esta almentando e agora esta muito dolorido esta refletindo nos seios, não consigo nem ficao com soutien, procurei outro medico que pedio uma ultrason da axila , mas ele não pedio das mama, me senti como se eu estivese inventando doença, será que é normal ? ele me encaminhou pra um ginecologista de rotina que só vai me atender daqui a duas semanas,fico muito preocupada pois retirei o utero pois demoraram demais pra descobrirem oque eu tinha e a cada dois meses subia um nic,será que é só falta de hormanio ?

    • Maria Couto

      Oi Silvana,
      Mil desculpas por não ter conseguido te responder antes. A esta altura vc já deve ter ido ao médico.

      De qualquer forma só mesmo um médico para responder suas perguntas. Espero que vc tenha resolvido. Por outro lado há coisas que não entendo. Inchaço e hormonio ou falta de hormonio não tem nada ver. Desculpe mas sua mensagem não é clara.

      Se cuide bastante,
      MC

    • ANAZÉLIA

      FIZ HISTERECTOMIA TOTAL EM 29/02/13/E AGORA COMECEI A TOMAR REDUCLIN 2,5 COMO REPOSIÇÃO HORMONAL.ATÉ O MOMENTO NÃO SENTI MUITA DIFERENÇA EM MEU CORPO,PELO CONTRARIO,ESTOU BEM MAIS DISPOSTA.

      • Maria Couto

        Olá Anazélia,
        É ótimo que vc esteja bem mas te sugiro, se vc ainda não o fez, ler a bula deste remédio que é um hormônio sintético que pode causar efeitos colaterais.

        Tudo de bom,
        MC

  • sylvana

    fiquei so com o avario esquerdo tenho que fazer reposiçao hormonal

  • lilian

    olá! no dia 09 de jan,2013 em decorrencia de mioma uterino fiz a retirada do utero e foi necessario retirar o ovario direito,em menos de 5 mês. engordei 4 kg,preciso fazer reposição hormonal? meu médico teima q ñ. mas m preocupo com pele e cabelo tenho 37 anos,minha recuperação foi ótima e ñ sinto nada..

    • Maria Couto

      Oi Lilian,

      Seu medico diz que vc não precisa de reposição baseado em que? Vc fez os exames para confirmar?
      Falta de hormônio não causa só problema de pele e cabelo e sim coisas bem mais sérias.
      Sugiro que vc procure um especialista em hormônios bioidênticos e faça exames.

      Tudo de bom,
      MC

  • brenda sousa

    A um mes eu retirei um ovario. E o outro estava saldavel, porem venho sentindo dor na lateral da minha coxa, e na virilha do lado do ovario q ficou, e possivel surgir outro cisto em um mes?

    • Maria Couto

      Cara Brenda,
      Vá logo ao médico e faça exames para ver o que está acontecendo. Com os resultados nas mãos procure um homeopata para ver se seu problema pode ser resolvido com homeopatia.
      Isto pode ser também resultado da cirurgia. Veja com seu médico se houve algum problema durante a cirurgia.

      Boa sorte,
      MC

  • JANICELIA

    FIZ HISTERECTOMIA TOTAL TEM DOIS MESES E ESTOU TOMANDO SOJA.MEU GINECOLOGISTA FALOU QUE POSSO CONTINUAR A TOMAR PIS A SOJA TEM UM REPOSITOR NATURAL.GOSTARIA DE SABER ,ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS?OBRIGADA EU MORO NO RIO DE JANEIRO.

    • Maria Couto

      Oi Jani,
      Veja na página MEDICOS do blog, clicando no seu estado, os que atendem aí.
      Soja não adianta nada em termos de reposição. Em países onde o consumo de soja é grande as mulheres que a consomem a vida toda têm menos susceptibilidade para problemas hormonais, mas em casos como o seu não vai resolver.

      Boa sorte,
      MC

  • ana luzia martins de oliveira de souza

    Ola tenho 48 anos, retirei utero, ovario direito e parte das trompas me sinto bem mas agora fiz exames para ver o estradiol esta 282, estou com problemas?

    • Maria Couto

      Oi Ana, 282 o que? É preciso ver que a unidade de medida vc se refere.
      De qualquer maneira vc precisa conversar sobre isso com o médico que pediu o exame. Aos 48 e com esta cirurgia é provável que vc precise fazer exames dos principais hormonios, pois é provável que eles já estejam todos baixos.
      É então importante que vc já comece a se cuidar.

      Abraço,
      MC

  • glaudiceia

    ola boa noite fiz uma cirurgia para a retirada de meu utero ja faz seis anos desde entao engordei muito sinto muito cansaso tenho muita colica abdominal como se eu foce menstruar sera que teria algum remedinho para mim as vezes nao consigo nem segurar meu xixi e nao consigo emagrecer de jeito nenhum sera que isso tem algo a ver e uma duvida meu gineco ,me disse que eu preparo para ovular menstruar sera verdade sera que é por isso que fico com colicas

    • Maria Couto

      Querida Glaudicela,
      Só mesmo um médico numa consulta pessoal para te ajudar.
      Acho que vc precisa medir seus hormônios para ver ser precisa de reposição hormonal – mas não com hormônios sintéticos.
      Acho tb que um tratamento com homeopatia poderá te ajudar muito.

      Se cuida,
      MC

Deixe uma resposta