Reposição hormonal resolve tudo?

Olá pessoal,

Este blog é realmente para falar principalmente sobre hormônios bioidênticos, mas precisamos ter cuidado para não achar que o balanceamento hormonal resolve todas as coisas, e ficar desatentas com outros aspectos da  nossa saúde.

Como gosto muito da medicina chinesa, acabei descobrindo com a prática de Tai Chi Chuan e lendo muito sobre o assunto, que o envelhecer não é simplesmente uma questão de rugas ou algo parecido. A velhice na verdade começa nos órgãos internos. Eles começam a funcionar mal, e o resultado aparece fora. Existem exercícios de Tai Chi, por exemplo, que energizam os órgãos internos, e segundo os mestres taoistas, rejuvenesce totalmente dentro e fora. É claro que não é uma prática esporádica que vai levar a tais resultados, mas em geral só pensamos em cuidar da saúde quando estamos doentes. Nossos órgãos vão se debilitando aos poucos até que um dia olhamos nos espelho e levamos um susto. E, é claro, em geral queremos soluções “prontas” e rápidas que nos deixem bem.

Desde que estou fora do Brasil, tenho tido dificuldade para digerir. Na verdade sempre tive o fígado sensível e um grande gosto por gorduras. Sempre achei que comendo muita fruta e muita fibra estaria bem, o que de certa forma sempre funcionou. Como aqui no Canadá não encontro as frutas tropicais das quais gosto, além de ter dificuldade em me adaptar com a comida em geral, começei a acordar com o rosto e os olhos muito inchados. Como sempre me tratei com medicinas não invasivas fui a um médico chinês. Ele me receitou algumas ervas que usei por um mês. Foi muito bom mas era absurdamente caro.

Esta semana fui a um médico tibetano. Eles também fazem o diagnóstico de pulso que eu adoro, e o ele me disse que meu fígado precisa de cuidados imediatamente por estar produzindo muita fleuma e bile. Isso afeta os rins e dá retenção de água. Faz cair o cabelo e gera vários problemas. Estou gostando demais das ervas que ele me receitou e aconteceu uma coisa muito interessante: estou acordando mais cedo SUPER bem disposta e com grande vontade de me levantar. Isso é muito importante para mim. Houve uma época em que fiquei quase obssessiva procurando saber como recuperar essa anergia pura e boa, que é levantar rápido, feliz, sem sensação de sono e cansaço mesmo tendo dormido 9 horas.

Até pensei que se estivesse no Brasil era só tomar chá de carqueja, daquela que a gente pega nos campos, bem novinha e amarga.  E para quem não pode fazer isso, é  uma maravilha poder comprar chás em qualquer mercado, farmácia ou loja de 1.99. Embora saibamos que tomar determinados chás vá nos ajudar, acho que para um problema mais sério precisamos mesmo ir ao médico não só para ter um diagnóstico preciso, mas também para ter acompanhamento e principalmente para saber a hora de parar de  tomar o chá ou qualquer medicamento que seja. Coloco abaixo uma representação do Buda da Medicina, pelo qual tenho grande admiração. Ele simboliza não somente a cura, mas também a compaixão.

Assim vamos nos lembrar de não focar em apenas uma parte de nós mesmas, e nem em apenas um tipo de medicamento. Aliás sempre que se acha algo novo, temos a ilusão de que ele contém todas as respostas. Na verdade somos bastante complexos e de vez em quando precisamos tentar ver mais longe. Além dos cuidados físicos, manter a conexão com o mundo espiritual nos dá essa dimensão mais ampla para que possamos nos entender melhor, e nos situar melhor no universo. Precisamos cuidar do corpo físico sempre lembrando que o corpo emocional e mental moldam a nossa vida, e que  quando mergulhamos no mundo espiritual nos tornamos mais frescos, renovados e fortes para seguir em frente.

Abraços,
MC

m4s0n501

10 Comments:

  1. EU NAO SEI SE HORMONIO RESOLVE TUDO…MAS VOU TE DIZER QUE ESTAR DENTRO DO OLHO DO FURACAO,QUE É COMO EU ME SINTO FAZ 5 ANOS DESDE QUE MENOPAUSEI A0S 36 ANOS DE IDADE,É INFERNAL!!EU SINTO TUDO DE RUIM QUE UM SER HUMANO PODE SENTIR,DOR DIFUSA PELO CORPO ,CANSACO INSONIA MAL HUMOR,ISSO PRATICAMENTE TA ME DESTRUINDO.ME ALIMENTO BEM,FACO EXERCICIOS,ACUPUNTURA MAS INFELIZMENTE NADA DE MELHORA SIGNIFICATIVA!EU MORO EM RIBEIREO PRETO,UM POLO MEDICO UNIVERSITARIO IMENSO,JA VISITEI N PROFISSIONAIS COM A MMA VISAO TACANHA.NUNCA ACREDITEI NA REPOSICAO HORMONAL QUE É FEITA…ESSA COISA UNIVERSAL E NIVELADA,MEU DEUS…O METABOLISMO É INDIVIDUAL.O Q VC PODE PRECISAR TALVEZ EU NAO PRECISE.PRA MIM GENERALIZAR É UMA FORMA DE ISOLAR E DIZER: OLHA,SE CONFORMA QUE AGORA VAI SER ASSIM ATÉ VC MORRER!TENHA DÓ!!!VOU TENTAR A MODULACAO SIM,E DEUS ME AJUDE!

    • Querida Adriana,

      Não sei se você leu outros posts do blog, principalmente o que se chama “Hormônios Bioidênticos”, onde eu e vários leitores falamos das nossas experiências com os hormônios bioidênticos. Esta experiência tem sido excelente para todos. No post que vc menciona eu apenas lembro às pessoas de que uma vida mais equilibrada especialmente emocionalmente ajuda muito em todos os sentidos. Mas concordo totalmente com você que ter os hormônios balanceados é fundamental para que o organismo funcione bem, e que para completar devemos nos olhar como um todo: corpo, mente, estado emocional, nosso lado espiritual e até mesmo o ambiente em que vivemos.

      Estou certa de que você encontrará o caminho da cura.

      Boa sorte,
      MC

  2. ola maria couto acabei de descobrir a respeito dessa maravilha de hormonio bio identico os medicos nunca me insentivaram a usar hormonios por ter na familia varias contra -indicaçao fiz uma isterctomia radical a 9 anos por endometriose os anos se passaran ja ganhei 10 quilos estou cheia de celulite meus cabelos caem muito tenho uma terrivel insonia e tomo sertralina para diminuir minha ansiedade que existe uma luz no fundo do tunio mi deu mais esperança de melhorar minha saude e auto estima tem alguns medicos na minha cidade que pratica essa medicina gotaria de saber se qualquer farmacia de manipulaçao pode com a receita do medica maipular ou tem alguma farmacia especica que faz isso obrigada um abraço

    • Querida Nair,
      Estou certa de que vc encontrou algo muito bom que vai ajudá-la a voltar a se sentir muito bem.
      Quanto à farmácia, o seu médico irá indicar a de sua confiança. Somente algumas farmácias têm condição de manipular os hormônios bioidênticos, e é muito importante que ela use matéria prima de primeira qualidade para que os resultados sejam garantidos.
      Boa sorte,
      MC

  3. Estou me tratando com hormonios bioidenticos há 1 mes apenas. Vinha de um período de doença seguido de falecimento do meu irmáo, somado a uma vida toda de trabalho e muito estress. Eu tinha uma ansiedade que fazia doer por dentro e aquilo começou a me atordoar diria, e eu necessitava de ajuda. Tentei anti-depressivo/ansiolítico que causaram eeitos colaterais desconfortáveis demais. Parei e segui o tratamento hormonal bioidentico. Em questáo de dua semanas tudo mudou, a vida ficou blue e eu nunca, aos 48 anos, havia me sentido táo bem, feliz, dinamica…parece um exagero, mas é fato, é fisico e só tenho a agradecer ao tratamento. Quero perguntar se minha filha, com 23 anos, que sofre de uma TPM aguda seria beneficiada por este tratamento ou existe outra indicação neste caso. Muito obrigda e sorte e vida feliz a todos que me leem! abraços

    • Cara Marta,
      Muito obrigada pelo seu depoimento. Eu o achei tão bom, claro e bem descrito que o publiquei, pois assim ele poderá ajudar muitas pessoas.
      Quanto à sua pergunta, foi enviada para o Dr.Ricardo Vallejos, porém eu gostaria de sugerir algo. Talvez a sua filha se ressinta muito do fato de menstruar, isso pode ter algum efeito psicológico.

      Como professora de dança do ventre, vi muitas pessoas melhorarem com a prática da dança, pois além de melhorar a circulação nesta região do corpo, a dança também age no lado emocional e na questão da feminilidade. Sua filha precisa lembrar que menstruar não é problema. Em geral, problema é parar de menstruar. Claro que pode haver alguma questão fisiológica que necessite de ajuda médica, e eu sem dúvida indicaria homeopatia.

      Tudo de bom,
      MC

  4. eu tenho 22 anos e fis uma cirurgia e retirei os doi ovários e a trompa direita!estou sofrendo muito com td isso mais ainda ñ começei

  5. Como encontrar um médico que atenda pela Unimed e receite hormônios bioidenticos aqui em Campo Grande MS

Deixe uma resposta