Melatonina

Pergunta de Maria Couto:

O uso da melatonina é feito em geral para pessoas que têm dificuldade para dormir. Ela é precrista para se tomar à noite para induzir o sono. Porém meu médico me receitou melatonina para usar de manhã. O que justifica o uso da melatonina durante o dia, para pessoas que dormem bem à noite? O seu uso não iria confundir meu organismo que a produz normalmente? Não seria um excesso?

Resposta do Dr.Ricardo Vallejos:

A melatonina, quando administrada durante o dia e a pessoa se mantém exposta à luz solar, vai atuar como um poderoso antioxidante.

Entre suas múltiplas funções podemos destacar:

Inibição do crescimento tumoral, neutralização da imuno depressão induzida pelo stress, eleva o nível de linfócitos CD4 (natural killer cells), ativa o sistema de citocinas anti-inflamatórias, reforça a capacidade imunológica nos meses de inverno quando está aumentado o stress causado pelas adversidades ambientais, neutraliza os efeitos delérios do radical hidroxila (um tipo de radical livre derivado do oxigênio).

Ela protege contra os danos ao DNA, protege contra os efeitos pró-oxidantes do ferro, protege contra a degradação de proteínas e lipídeos, mantém a ciclicidade, responsividade e sensibilidade dos receptores celulares aos outros hormônios, exerce potente efeito anti-espasmódico no trato gastrointestinal, reestimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4, é capaz de elevar os níveis de glucagon aumentando assim seu efeito lipolítico e constituindo-se em importante terapia adicional no tratamento da obesidade além de proteger e restaurar a função renal.

Sua administração diurna não suprime sua produção endógena noturna e ainda restaura o equilíbrio diurno serotonina/melatonina, assim evitando possíveis efeitos deletérios causados pela maior produção da primeira.

16 Comments:

  1. oi. boa tarde tenho um filho autista de 6 anos ,e ele tem muita dificuldade para dormir. e isso acaba comigo , pois no outro dia eu não sou ninguém. Uma amiga que também tem um filho autista me disse que dava melatonina para o filho dela e resolveu. gostaria de saber se não causa nenhum problema, ou efeito colateral. se posso dar ao meu filho.

    • Querida Lucicleia,

      Porque vc não procura um homeopata? A homeopatia tem excelentes remédios, a baixo custo e sem efeitos colaterais, que certamente vão ajudar muito a melhorar o sono do seu filho.

      Para usar a melatonina, o que se faz é uma medição dela no organismo, através de exame de sangue. Mas ainda acho a homeopatia a melhor solução.

      Tudo de bom,
      MC

  2. Tenho 50 anos e sempre tive problemas de insônia, desde os 5 anos.
    Sofro com enxaqueca tambem.Melatonina é bom mesmo? Qual especialista poderia me receitar?

    • Querida Izabel,
      Melatonina é bom para algumas pessoas. Só mesmo experimentando. Compre um frasco e tente. Tente um bom homeopata. Se seu organismo não estiver bloqueado com remédios alopáticos, vc ira voltar a dormir como um bebê.
      Tudo de bom,
      MC

  3. Qual site confiavel para comprar?
    Obrigada!

  4. Gostaria de saber qual o melhor horário para tomar a melatonina, e se 5 mg é forte para quem quer começar a ter um sono repousante ?

    • Oi Evelin, comecei a tomar 25mg, junto com rivotril. o meu caso já estava bem crítico eu não dormia nada e estava infeliz. depois da melatonina minha vida mudou, sou outra pessoa, muito feliz e disposta.

Faça seu comentário