HOMEOPATIA E PRIMEIROS SOCORROS

Acostumada a usar homeopatia para vários tipos de problemas, foi uma surpresa para mim descobrir que remédios homeopáticos são fantásticos para situações de emergência, como quedas, queimaduras, machucados, choques, pancadas, etc. Pena que eu não sabia disso, quando levei uma pancada de mastro de wind-surf na cabeça, pois apesar de ser atendida imediatamente pela médica do hotel e assegurada de que tudo estava bem, o remédio homeopático teria ajudado meu corpo a se recuperar, além de me deixar mais tranquila.

Remédios homeopáticos para viagens

Foi demais descobrir que Pulsatila é bom para dores que mudam de lugar, pois me fez lembrar uma viagem à India, que fiz muitos anos atrás, quando minha amiga Lili começou a sentir uma dor que mudava de lugar. O que eu pude fazer foi uma massagem e eu brinquei com ela que o que ela estava mesmo querendo era uma massagem completa, já que a dor ia das costas para a perna, depois para a barriga e assim por diante. Naquela época eu já usava homeopatia, mas não sabia dos remédios para primeiros socorros.

Recentemente meu marido machucou um nervo no braço, perto do ombro, retirando neve da calçada. A dor era intensa e piorava ao menor movimento. Ele tomou bryonia e a melhora foi rápida e definitiva.

Eu cortei um dedo e saiu tanto sangue,  que me assustei e entrei em choque. Foi literalmente “chocante” pois isso nunca tinha me acontecido. Felizmente consegui dizer ao meu marido que me desse 4 glóbulos de arnica. Bastaram alguns segundos para eu me acalmar.

Em seguida, tratei um corte na perna (queda de bicicleta) com um gel a 10% de calendula, que ajuda a ter uma cicatrização rápida e perfeita.

Remédios para ter à mão

Deixo para vcs uma lista básica de remédios, tirados do meu estudo de medicina homeopática, e também de um site de uma homeopata que achei interessante. Faça sua lista e sempre que viajar leve-os com você, lembrando-se de colocá-los num saquinho transparente para, nos aerportos,  pedir aos fiscais que os passe fora do raio X, pois existe uma grande controvérsia de que o raio X pode afetá-los. Também os deixe longe de canfora. Vamos então à lista, que certamente não cobre todas as possibilidades, mas que já será de grande ajuda quando você estiver no mato, em algum país distante ou mesmo dentro de um avião:

ARNICA

Para dores musculares por excesso de exercício, para choque em casos de acidente quando a pessoa fica em estado de pavor, para evitar ou diminuir hematomas, e é bom para ser usada uma a duas semanas antes de cirurgia, continuando umas duas semanas após. Também para pancadas na cabeça.

BELLIS PERENIS 6D

Para dores profundas nos nervos. Para cirurgias internas em partes ricas em nervos. Util em histerectomia.

BRIONIA

Para dores intensas de machucado, que pioram com movimento. Quando machuca o nervo lá no fundo. Para intensas dores que melhoram com gelo e frio.

CALENDULA (em gel ou creme)

Para ajudar a cicatrização e evitar marcas e queloide. Também ajuda a tirar a dor de cortes, bom para picadas de insetos e queimaduras de sol.

HIPERICUM

Para machucados em áreas muito ricas em nervos. Para dedos esmagados, corte na lingua e genitais. Muito bom para dores de dentes.

HAMAMELIS

Para machucado nos olhos, com sangramento.

PULSATILA

Para dores que mudam de lugar. Para contusões onde há inchaço e que latejam.

LEDUM

Picadas de insetos, evita tétano em cortes (em caso de suspeita de tétano use o Ledum como primeiro socorro e procure atendimento médico imediatamente), torcedura de tornozelo.

RUTA

Bom para torcedura de tendões,  de tornozelo, dores nos pulsos por trabalho repetitivo, tendinite, síndrome do túnel carpal, e que pioram com o frio e com movimento.

CARBO VEGETABILIS

Para choque após machucado ou acidente, quando a pessoa fica fraca e gelada.

HEPAR SULPH alternado com SILICIA

Para abcessos em dentes, com sangramento e pus. Usar potência de 6 a 30, preferencialmente 6c. Alternar de duas em duas horas no primeiro dia e espaçar o uso por mais 3 ou 4 dias. Procurar um dentista para avaliar a situação e fazer o tratamento necessário.

ARSENICUM ALBUM 30C

Para envenenamento com vomito, náusea e diarreia (em caso de envenenamento use o Arsenicum como primeiro socorro e procure atendimento médico imediatamente).  Para Ansiedade, medo, medo de morrer, falta de ar por ansiedade.

VERATRUM ALBUM 30C

Para repentino colapso em que a pessoa fica pálida, gelada e acha que vai morrer. Pode haver transpiração fria, náusea, câimbras.

FORMULA PARA CISTITE

Este é um remédio que vc pode comprar em farmácias que vendem homeopatia. Ele contém alguns remédios que atuam em caso de cistite. Se vc tem este problema com frequência, deve procurar um homeopata para ele ver qual remédio é ideal para você. Mas em caso de viagem vale a pena levar esta fórmula. Eu não ando sem ela, pois situações de correria, stress, friagem podem trazer aquele mal estar, com urgência de urinar e ardor. E este remédio já melhora uns 90% na primeira dose. Costumo tomar 4 globulos 4 vezes no primeiro dia e uma vez de manhã e outra à noite por mais uns 5 ou 6 dias.

COMO USAR ESTES REMÉDIOS

Mesmo usando estes medicamentos, em casos sérios procure ajuda médica imediatamente.

Homeopatia para uso de forma continuada deve ser prescrita por um homeopata, embora algumas pessoas possam achar seu próprio remédio. Acho ótimo uma medicina onde a pessoa pode se auto-medicar, mas em casos sérios e crônicos é importante o acompanhamento do homeopata, pois o remédio certo pode trazer reações como sinal de cura, que precisam ser avaliadas para ver se são mesmo sinal de cura ou se o remédio precisa ser trocado.

De forma geral o remédio com dinamização 6C seria por exemplo para arnica em caso de dor muscular por excesso de exercício. Este remédio não deve ser usado todos os dias, ou seja, não faça exercício em excesso achando que pode resolver com arnica, pois isso seria extremamente prejudicial.

Para outras situações, use 30CH, 4 glóbulos. Se melhorar com a primeira dose, não precisa tomar mais. Em casos de crise de pânico, pode tomar de 10 em 10 minutos até que a situação vá melhorando, e depois vá espaçando para uma, duas, três horas até parar.

O fundamental é que ao melhorar tem que parar. Homeopatia nestes casos não é preventivo, e só deve ser usada em real caso de necessidade.

Em casos de cirurgia plástica tomar Arnica 3D ou 6D uma semana antes e após a cirurgia continuar tomando por mais umas duas semanas. Para cirurgias mais profundas no corpo tomar a Arnica antes, e Bellis perenis  após, por uma a duas semanas, 4 globulos duas vezes por dia.

Lembre-se de que a homeopatia usada em primeiros socorros não vai ser continuada quando a situação melhorar, sendo diferente de quando você consulta um homeopata e faz um tratamento para seus males, pois neste caso pode ser que você tenha que usar o remédio de 15 a 25 dias em média para 30C, e apenas uma vez para acima de 200C.

Importante: os glóbulos homeopáticos não devem ser engolidos rapidamente. Devem ser colocados sob a língua para serem dissolvidos lentamente.

Este post não pretende substituir tratamento médico e os remédios devem ser usados em casos de urgência, até que você consiga encontrar ajuda profissional. Uma boa idéia é consultar um médico homeopata e conversar com ele sobre seu ki thomeopático de primeiros socorros.

Além dos meus estudos e experiência pessoal com alguns destes remédios, o que me inspirou a escrever este post foi o texto da Dra. Deborah Olenev – http://www.homeopathyforhealth.net/articles-on-homeopathy/a-list-of-remedies-for-overseas-travel/

Maria Couto

2 Comments:

  1. Excelente material!! Retratado de forma simples e clara me ajudou muito em minhas pesquisas e estudos! Muito Obrigada!

    Mircia

Faça seu comentário