Menopausa – Efeitos colaterais do estrogenio

Estou com 56 anos, retirei o útero com 48, meu ginecologista receitou ESTREVA GEL e um hormônio com estrogenio para aplicar na pele, só que estou inchada principalmente os pés, e uma dor insuportável nas pernas tipo peso e queimação, estou usando a 2 meses , será efeito colateral, na bula fala só que pode causar inchaço.

3 Comments:

  1. Dra mas a mulher nâo tem mais o utero, pra que usar progesterona????? e porque fariam somente o estrogênio se nâo fosse pra funcionar?????? Valha me Deus!!!

    • Olá Mariza,
      Meu título não é Dra. e sim “Homeopath”.
      Na verdade só entendi sua primeira pergunta. Alguns médicos antigos diziam que progesterona só servia para gerar filhos. Esse é um conceito errado e ultrapassado há muito. A progesterona é um hormônio com dezenas de funções, e sem ela a mulher fica sujeita a ter cistos, depressão, insônia, e sua falta afeta a produção hormonal tiroidiana, entre outras coisas.
      Sem a progesterona para contrabalançar os estrogênios estes passam a causar problemas.

      Assim sendo, tendo ou não útero, a mulher precisa de progesterona.

      Obrigada pela participação,
      MC

  2. Cara leitora,

    Segundo grandes médicos especializados em hormônios bioidênticos, não se deve jamais usar estrogênio sem usar ao mesmo tempo a progesterona. Então este seria o primeiro erro. O corpo é um todo e os hormônios trabalham em sintonia uns com os outros.

    O ideal é usar o estradiol e a progesterona em forma de creme, e que sejam bioidênticos e não sintéticos.

    Quanto a continuar usando este produto que você cita, dá uma olhada nos seus efeitos colaterais: http://www.medicinanet.com.br/bula/2304/estreva.htm

    São vários os efeitos colaterais, e inclui o que você está sentindo. Acho que novos caminhos devem ser procurados.

    Comece por fazer exames para ver seus níveis de progesterona, estriol e testosterona livre. A partir daí procure um especialista e faça um tratamento seguro. O uso de hormônios deve fazer a pessoa se sentir melhor e mais saudável, e não contrário.

    Boa sorte,
    Maria Couto

Faça seu comentário