Simplificar a Vida

Porque temos sempre a necessidade de acumular coisas, guardar objetos inúteis porque vamos precisar deles um dia, viajar levando oitenta por cento de roupas que não iremos usar?

Talvez devêssemos ser como os pássaros, que migram contando apenas com seu instinto e com a certeza de encontrarão aquilo de que necessitam.

migratingbirds

Sem duvida a busca da simplicidade não é fácil num mundo capitalista, onde comprar é a ordem do dia. Por outro lado nós podemos buscar um meio termo através de nossas atitudes. Uma delas é não comprar por impulso. Sempre se pode dar uma volta ou pensar até o dia seguinte. Provavelmente cinquenta por cento das compras já serao evitadas só com esta medida. Outra é aprender a comprar menos e melhor, assim como doar o que não serve mais, estabelecendo um limite para o que vai no seu armário, ou na sua casa.

Outra boa razão para se comprar menos é a possibilidade de economizar dinheiro, o que não somente é uma boa medida de segurança, como também nos permite realizar sonhos, aplicar em estudos e auto-aprimoramento.

Mas simplificar a vida pressupõe que se simplifique primeiro a mente. Relaxar a mente, ser flexível, deixar o rio da vida fluir sem ter que estar controlando tudo o tempo todo. Isso não quer dizer deixar as coisas ao léu e a vida sem rumo. Significa definir um rumo e andar na sua direçao com suavidade, certeza e tranquilidade. Essa tranquilidade é necessária para que possamos perceber os sinais de mudança de direção que muitas vezes ignoramos, já que o caminho não é uma linha reta mas sim uma espiral que nos leva por inesperados atalhos.

Muitas vezes nos sentimos stressados e não conseguimos parar um instante para dar uma nova ordem às coisas, para achar uma saída. Mas parar, ficar quieto e em silêncio por alguns instantes para sentir a vida deveria fazer parte da nossa rotina, pois do contrário vamos vivendo num ritmo frenético e nem temos tempo para perceber as coisas – nem mesmo as muito boas.

passaroazul1

Vale também lembrar que simples não significa insuficiente, significa inteligente!

Faça seu comentário