Dúvida sobre GH (Hormônio do Crescimento) em pílulas

Olá pessoal,

Como vocês já sabem o Dr. Ricardo Vallejos está fazendo a gentileza de responder perguntas de leitores do blog. Eu aproveitei a oportunidade para fazer uma pergunta que gostaria de compartilhar com vocês.

Pergunta:

Caro Dr. Ricardo,
Você conhece um GH em forma de pílulas, chamado de Pró-GH? Eu comprei um vidro aqui e acabei não tomando porque depois de comprar fui pesquisar a respeito e o sistema de saúde canadense alerta sobre ele dizendo que além de não fazer efeitos positivos pode ter efeitos muito negativos.
Eu estou há dois anos pensando em usar o GH injetável, mas como ele é controverso acabei por não fazê-lo. Pensei que este em comprimidos pudesse ser uma boa alternativa. O que você acha?

Resposta do Dr. Ricardo Vallejos:

Olá Maria Couto

Pena você não ter tido a oportunidade de me consultar antes de comprar este GH em píluluas. Com certeza, é engodo! Jamais acredite em GH usado por via oral, tópica ou intranasal. O único, verdadeiro e bioidêntico que existe é o injetável (aplicações subcutâneas). Existem várias marcas no mercado, todas são boas, o que difere é o dispositivo de aplicação – alguns são mais fáceis que outros. Este GH injetável, obrigatoriamente, deve ser prescrito por médico, pelo menos é assim que acontece no Brasil. O GH, desde que corretamente utilizado, traz uma série de benefícios já comprovados em estudos médicos. Ele não deve ser usado por gestantes/nutrizes e pessoas portadoras de câncer. Reforço seu interesse em usar o GH, apenas recomendo que você procure um médico habilitado para prescrever e monitorar o tratamento.

Um fraternal abraço
Dr. Ricardo

Um Comentário:

  1. Oi, me chamo Ana Julia e tenho 14.
    Fiz alguns exames e meu médico me disse que eu iria crescer até 1,59 e já estou com 1,55…Tomar o HG me ajudaria a crescer mais do que o esperado?

    Obs: Gostaria de saber ao máximo, para debater com médico essas questões.

    • Olá Ana Julia,

      Vi muitos casos de crianças que tomaram GH para crescer e desenvolveram doenças irreversíveis. Não acho que seja uma boa ideia, a não ser que o seu nível de GH seja comprovadamente abaixo do normal para sua idade. E mesmo assim teria que ser em doses fisiológicas, preferencialmente homeopáticas para não te prejudicar.

      Assim sendo, vc poderia procurar um homeopata, fazer exames de IGF-1 para ver o nível do seu GH, e conversar com ele sobre um possível tratamento homeopático, se necessário. Isto seria seguro e sem efeitos colaterais.

      Porém, quando você fez exames, deve ter feito a radiografia do punho, e o médico deve ter explicado que quando a pessoa não tem mais um certo tipo de células que indicam o crescimento dos ossos, não tem mais como crescer.
      Se ele disse que você irá crescer até 1.59m, está ótimo, vc não acha? O que posso te sugerir é ter uma ótima alimentação (evitando refrigerantes, produtos industrializados, gorduras trans, açúcar e farinhas brancos em excesso), e comendo produtos saudáveis como frutas, verduras, legumes e boas proteínas.
      Boa sorte e tudo de bom,
      MC

  2. Olá, me chamo Leticia tenho 18 anos. Bom, minha duvida é o seguinte: tenho hipotiroidismo, controlado, tomo remédio e tudo mais, porem gostaria de saber se o GH poderia prejudicar em alguma coisa ou até mesmo beneficiar em algo.

    • Oi Leticia,

      O uso do GH só se justifica quando o organismo não o produz mais na quantidade certa. Para usá-lo é preciso fazer exames e ter acompanhamento médico.
      para o hipo-tiroidismo sugiro vc tentar homeopatia, que pode fazer maravilhas.

      Abraço,
      MC

  3. e gostaria sabe se eu tenho chance de cresce eu tenho 18 anos e tenho 1.60 de altura e se eu toma hormônio para crescimento sem fazer isa me eu cresço por eu sou muito baixo

    • Caro Adeilson,
      Repito para vc: “Para saber se vc ainda pode crescer é preciso fazer um exame de cartilagem. É preciso ver se vc ainda tem um certo tipo de células que se transformam em tecido ósseo.
      Não vá atrás de tratamentos que podem te fazer mal. O GH pode ajudar se a pessoa ainda tiver as características necessárias, mas é perigoso e pode trazer doenças sérias.” –

      Vc pode também fazer um exames para ver seu nível de IG-1 (GH), e assim vc poderá ter certeza dos seus níveis – e se eles estiverem bons não tem sentido usar o GH, pois ele só deve ser usado em doses fisiológicas para suprir o que o organismo não está fabricando.

      Assim sendo faça uma consulta com um bom médico especialista em hormônios bioidênticos e faça todos os exames necessários para que seu caso seja analisado com base em dados sólidos.

      Por outro lado 1.60m não é uma má altura. Se vc for um homem encantador, sincero, inteligente e gentil certamente ninguém irá notar se vc tem alguns centímetros a mais ou a menos.
      Boa sorte,
      MC

  4. oi Dr Ricardo boa noite tenho 33 anos faço uso de syntroide 112mg meu hipotiroidismo é controlado tenho cistos bem pequenos na tireoide nunca foi preciso pesquisa-lo nao aumenta nao acontece nada queria utilizar GH qual o risco?

    • Olá,
      Vou te responder eu mesma.
      Com um problema como este vc tem que ir ao médico, não dá para pedir opinião assim de longe.
      Para que vc quer usar GH? Se vc precisar de GH – confirmado por exames – deverá usar bioidêntico, em dose fisiológica, e com acompanhamento médico.

      Uma boa idéia seria usar os hormônios bioidênticos ou homeopatia para seu problema de tiréioide, já que este seu remédio é cheio de efeitos colaterais.

      Somente uma consulta pessoal com um especialista para responder sua pergunta. Não trate sua saúde desta maneira – não vá atrás de opiniões e sim de fatos.

      Boa sorte,
      MC

  5. Gabriel Delevedove

    Boa Tarde Doutor!
    tenho uma dúvida em questão, e se puder me responder ficarei grato!
    tenho 17 anos, 1,81 mts de altura, e por motivos genéticos, tudo indica que não crescerei mais do que isso…
    Mas por motivos profissionais, eu precisava chegar a altura de 1,86 mts +/-…
    existe algum tratamento possivel para chegar a esse objetivo?…
    grande abraço

    • Olá Gabriel,
      Desculpe mas vou te responder eu mesma, certo?
      Repito “Para saber se vc ainda pode crescer é preciso fazer um exame de cartilagem. É preciso ver se vc ainda tem um certo tipo de células que se transformam em tecido ósseo.
      Não vá atrás de tratamentos que podem te fazer mal. O GH pode ajudar se a pessoa ainda tiver as características necessárias, mas é perigoso e pode trazer doenças sérias.” –

      Vc pode também fazer um exames para ver seu nível de IG-1 (GH), e assim vc poderá ter certeza dos seus níveis – e se eles estiverem bons não tem sentido usar o GH, pois ele só deve ser usado em doses fisiológicas para suprir o que o organismo não está fabricando.

      Boa sorte e espero que encontre o sucesso que procura, independente de alguns centímetros a mais ou a menos.

      MC

Faça seu comentário