Medicina Preventiva

Escrito por Dr. Ricardo Vallejos

Por volta dos 35 anos, começamos a perceber que nosso rendimento funcional já não é o mesmo, já não temos a mesma capacidade física, resistência, vitalidade e energia para desempenhar as atividades diárias profissionais e sociais.

Notamos que a memória está nebulosa, demoramos mais para lembrar números, nomes e dados específicos, o raciocínio está lento, precisamos mais da calculadora do que antes. A associação lógica de ideias e fatos ocorre demandando mais tempo, nossas emoções podem entrar em um embaraço de sintomas depressivos com sintomas de ansiedade, assim derrubando nossa auto-estima.

A potência física para trabalhar e dar conta das tarefas domésticas e cuidar da família diminui, sentimo-nos mais cansados quando não exaustos, deixamos para terminar tarefas em outra hora porque agora já não temos mais a energia necessária e acabamos por sentir mais precocemente a necessidade de repousar.

O peso vai aumentando a olhos nus, mas não conseguimos deter esta ação desenfreada de nosso próprio organismo e, para piorar, temos grandes dificuldades em perder este peso adquirido contra nossa vontade. O sono perturba-se, já não conseguimos dormir uma noite inteira sem acordarmos, reviramos de um lado para outro e, na manhã seguinte, sentimos aquela sensação desagradável de não recuperação física, de desgaste ainda presente, de falta de energia, de sonolência.

A libido está baixa, nossa resposta aos estímulos sexuais são mais lentas, nem sempre satisfatórias como gostaríamos ou, simplesmente, não sentimos desejo e atração pela pessoa que está ao nosso lado. Estes são sintomas de envelhecimento que, se influenciados por condições ambientais e maus hábitos, podem aparecer precocemente assim constituindo o envelhecimento precoce, algo indesejado por qualquer ser humano que busca viver a vida com energia, vitalidade, qualidade e longevidade.

Depois de muita observação clínica, médicos em todo o mundo perceberam que medidas simples e naturais ao organismo eram capazes de deter este envelhecimento precoce e até retroceder o relógio biológico. Com o passar do tempo, esta prática foi se estruturando e assim surgiu a Medicina Anti-Aging, a área médica que mais cresce no mundo.

 

É possível prevenir doenças e retardar o envelhecimento precoce com ações fisiológicas e não farmacológicas. É o primeiro ato de saúde preconizado pela ONU/OMS onde através da correção de erros alimentares, desvios metabólicos e carências hormonais é possível reequilibrar o organismo devolvendo-lhe a máxima eficiência funcional possível, ou seja, mais energia, vitalidade, disposição, auto-estima, saúde e prevenindo as doenças degenerativas.

Se você tem alguma dúvida sobre medicina preventiva, envie sua pergunta para o Dr. Ricardo Vallejos

O Dr. Ricardo Vallejos é  pós-graduando em Reposição hormonal bioidêntica. no Brasil e três anos em Nova York. Além disso, tem cursos na área do stress, pós-graduação em Geriatria, pós-graduação em Medicina  Ortomolecular, Foi colunista da revista Alphanews de Alphaville, do Portal Judaico, palestrante e participou de entrevistas na TV e rádio.

Ele atende em Porto Alegre – RS

Um Comentário:

  1. Dr.Faço tratamento com os bioidênticos, fiz o exame de saliva sete meses atrás.Voltei na médica e ela me disse que quando fizer um ano que eu fiz o exame de saliva, vou ter que repetir para ver como estão meus hormônios depois da reposiçao. Questionei com ela se não poderia fazer um controle pelo exame de sangue, ela me disse que não. Estou sem condiçoes de repetir o exame de saliva pois é muito caro e estou muito bem, não vejo necessidade de repetir um exame tão caro. Gostaria que você me informasse se com o exame feito pelo sangue não há como continuar o tratamento pois não tenho como pagar esse exame, visto que os remédios já são muito caros.Me dê uma orientaçao por favor, não quero parar o tratamento e tambem pago consulta pois ela não atende pelo convênio.Espero resposta. obrigada, Maria

    • Cara Maria,
      Como eu disse para a Vera Lucia mais acima, um médico que não aceita exame de sangue deve ser trocado. Existe uma controversia sobre a eficácia do exame de saliva mas se seu médico só aceita ele e vc não pode fazer, procure outro médico.
      Eu sempre me tratei fazendo apenas os exames de sangue, e nunca fiz o de saliva. Certamente vc não tem que ficar sem o seu balanceamento hormonal bioidêntico por causa disso. Mas antes de ir a outro médico ligue e pergunte se ele prescreve só com os resultados dos exames de sangue. Só depois vá fazer a consulta. Ligue e faça todas as perguntas que achar que deve, e assim vc poderá encontrar um profissional que seja flexível e interessado no seu bem estar.
      Boa sorte,
      MC

  2. Dr. tenho todos esses sintomas descritos acima, ansiedade, aumento de peso, auto-estima, baixa libido, sinto muito cansaço e ate na hora de dormir e virar de um lado para o outro o me dá taquicardia, capacidade física fraca, desgaste físico, principalmente nos joelhos,dificuldade para dormir pois acordo ate 4 a 6 vezes a noite,pouco disposição para trabalhar,falta de energia,memória ruim, raciocínio lento, rendimento funcional esta um pouco abaixo do normal, resistência física, saúde dos dentes ta um caos, a visao turva. Tenho o plano do Ipasgo mas tem medicos aqui em goiania que nao atende pelo meu plano e eles combram R$254,00 eu nao tenho condiçoes de pagar uma consulta nem de R$100,00 qto mais uma desse valor. Obrigado

    • Cara Jacimara,
      Eu sinto muito por tudo isso. O que eu poderia te dizer? A saúde é precária no Brasil para quem não tem condições de pagar um médico particular.
      Mas não desanime. Conversa com o médico e vê se ele pode te fazer um preço melhor, dá um jeito de guardar dinheiro pois os medicamentos também não são baratos.

      Por outro lado há coisas que vc pode fazer por si mesma. Procure se alimentar bem, faça caminhadas, procure o lado positivo nas coisas e cultive seu espírito. A força espiritual é muito importante. Vc poderia, após fazer uma consulta médica usar apenas o DHEA, que já ajuda muito o organismo. Pesquise sobre isso e vc irá achar uma solução.

      Abraço,
      MC

  3. tenho todos esses sintomas descritos, tomo remedio para depressão, me sinto melhor, mas tenho falta de energia para qq atividade até mesmo para passear, estou tomando hormonio(libian), mas de nada tem adiantado, gostaria de saber quais os exames que tenho que fazer para saber se tenho falta de hormonios.
    obrigada

    • Olá Suzana,
      O certo é vc ir a um especialista em balanceamento hormonal com hormônios bioidênticos, que te dará um pedido. São vários exames de sangue, a partir dos quais o médico saberá te fazer a prescrição correta.
      Lamento não ter ajudado muito mas espero que dê tudo certo para você.
      Abraço,
      MC

Faça seu comentário