O que são Hormônios Bioidênticos

Escrito por Dr. Ricardo Vallejos

Quando falamos de hormônios em Medicina Preventiva Anti-Aging, estamos nos referindo aos hormônios bioidênticos.

Estes podem ter origem natural ou sintética, mas, sobretudo, a grande diferença em relação aos “outros” hormônios é que os bioidênticos possuem a mesma estrutura tridimensional que os hormônios naturalmente sintetizados pelo corpo humano.

Isto permite uma perfeita acoplagem da molécula do hormônio bioidêntico ao seu receptor específico na célula onde vai exercer suas funções. É o que chamamos de resposta fisiológica específica. Por outro lado, os “outros” hormônios, popularmente conhecidos apenas como sintéticos não possuem a mesma estrutura tridimensional dos hormônios produzidos pelo corpo humano e assim provocam uma resposta farmacológica, ou seja, forçam sua acoplagem ao receptor celular. Estas moléculas são estranhas ao organismo humano que reage contra a presença destes intrusos. Muitas vezes, esta reação manifesta-se como efeito colateral mais ou menos evidente e até com riscos à saúde.

Exemplos deste tipo de hormônio sintético são alguns daqueles utilizados por mulheres na menopausa que são obtidos da urina de éguas prenhas e que contêm em sua formulação hormônios estranhos ao organismo feminino além de substâncias sequer identificadas.

Já os bioidênticos, com origens vegetal, sintetizados em laboratórios, mantêm as propriedades físico-químicas dos hormônios naturais do corpo humano. Ao serem administrados em doses fisiológicas, após análise clínico-laboratorial para determinar as necessidades hormonais do indivíduo, encaixam-se perfeitamente ao metabolismo beneficiando o paciente e com o mínimo risco de causar efeitos colaterias devido à pronta identificação com os receptores celulares.

Outra vantagem desta classe de hormônios bioidênticos é a sua aplicação tópica assim evitando passagem hepática e facilitando a absorção e biodisponibilidade dos mesmos. Outra característica é a conveniência de serem obtidos por manipulação em farmácia magistral permitindo modular a dose a ser empregada e a quantidade que deverá ser utilizada em determinado período de tempo. Os hormônios bioidênticos, desde há alguns anos, passaram a ser a alternativa mais saudável para quem necessita recuperar seus níveis hormonais e não o desejava fazê-lo com hormônios “sintéticos” ou ficar à mercê do envelhecimento precoce.

O Dr. Ricardo Vallejos é  pós-graduando em Ciências do Anti-ageing na UNIP cujo coordenador e principal professor é o Dr. Ítalo Rachid – o médico que trouxe o anti-ageing pro Brasil. Além disso, tem cursos na área do stress, pós-graduação em Geriatria, pós-graduação em ortomolecular, três anos de pós-graduação em Hormônios Bioidênticos e treinamento em clínica anti-ageing de Nova York. Foi colunista da revista Alphanews de Alphaville, do Portal Judaico, palestrante e participou de entrevistas na TV e rádio.

Para contatar o Dr. Ricardo mande um e-mail para: ricardovallejos@uol.com.br

MANDE SUA DÚVIDA SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS PARA O DR. RICARDO E ELE RESPONDERÁ ATRAVÉS DO BLOG

Um Comentário:

  1. me indicasse um medico em curitiba est . ou sofrendo a uns cinco anos com sintomas menopausa. um dia assistindo programa da eliana o dr bento comentou sobre este hormonio

    • Cara Sirlei,
      Na própria página MEDICOS você pode clicar na sigla do seu estado e poderá ver os médicos que atendem aí.
      Boa sorte,
      MC

  2. Dr.Ricardo,no ano de 2002,foi acometida por um tumor de hipófise que secretava hormônio do crescimento,uma doença pouco conhecida que se chama acromegalia.A partir desta descoberta passei por (3)intervenções cirurgicas.Em 2006 fiz radioterapia e desde então sigo tratamento mensal a base de sandostatin lar.A radioterapia provocou em meu organismo uma hipofunção da hipófise,hoje além do tratamento mensal já citado,faço uso de medicação diária para suprir a baixa hormonal da tireóide e de um anticoncepcional para tratar a menopausa adquirida.Como busco a excelência de minha saúde,estou a procura de maiores informações a respeito dos benefícios dos HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS,para o meu caso específico.Embora meu médico endocrinologista siga uma linha mais ortodoxa,sei que a janela de tratamento para meu caso é ainda muito pequena,e francamente,não posso me limitar a aceitar um quadro de envelhecimento precoce oriundo desta enfermidade que me brindou com a menopausa,sendo ainda tão jovem,pois tenho apenas 35anos,e é por isso que busco pelo conhecimento mais abrangente deste tratamento inovador.Portanto solicito a sua atenção para este caso em especial relatado.Desde já lhe agradeço.

    • Prezada Fernanda

      Seja bem-vinda a este blog. Lamento saber de sua enfermidade e as consequências resultantes. No geral, quando endocrinologistas ou ginecologistas prescrevem hormônios, estão prescrevendo os sintéticos e promovendo uma terapia de SUBSTITUIÇÃO HORMONAL, ou seja, você passa a usar uma molécula estranha ao seu organismo no lugar do hormônio naturalmente produzido pelo seu sistema glandular, resumindo, uma ação antifisiológica, antinatural. Por outro lado, ao usar um hormônio bioidêntico, estará ocorrendo a terapia de REPOSIÇÃO HORMONAL, ou seja, o hormônio que seu organismo não produz mais será resposto através do uso dos bioidênticos, resumindo, uma atitude que favorece a fisiologia natural do organismo. Basicamente, aí sintetizam-se as diferenças entendidas nestes conceitos acima referidos. Certamente, você terá de fazer uma escolha porque será muito difícil conciliar uma terapia ortodoxa com outra de vanguarda. Neste blog você encontrará muitas experiências de quem vem usando os bioidênticos, mas se houver a possibilidade, procure um médico em sua região que tenha sólida formação na área. Continuo à disposição. Um grande abraço. Dr. Ricardo Vallejos

  3. Boa tarde, minha mae tem 50 anos e sofre mt com os caloroes e agora esta se sentindo mt desanimada, gostaria de saber se qualquer ginecologista pode estar fazendo os exames e indicando para ela este hormonio bioidenticos.
    Obrigada

    • Cara Fabiana,
      Somente os médicos que têm especialização em hormônios bioidênticos têm condição de receitá-los. E nem precisa ser ginecologista. Por favor veja na página MEDICOS do blog a lista dos médicos que têm especialização, clique no no seu estado e veja os que atendem em sua cidade.

      Abraço e parabéns por cuidar da sua mãe!
      MC

  4. Boa noite,

    Dr. Ricardo, gostaria de saber por gentileza qual o efeito colateral do bioindêntico.

    Obrigada,
    marili

    • Prezada Marili!

      No geral, os hormônios bioidênticos causam poucos efeitos colaterais. Desde que sejam prescritos por médicos habilitados, os riscos do paciente apresentar efeitos colaterais são mínimos, passageiros e NUNCA aumentam o risco de complicações graves como câncer, etc. Estes hormônios são muito seguros, eficazes e de fácil aplicação. Um fraternal abraço. Dr. Ricardo.

  5. Dr Ricardo
    Não menstruo a 1 ano e meio, minha médica me receitou Libiam 125 , mas ainda não comecei o tratamento, pois estou com muito medo de engordar ou reter líquidos, pois tenho 51 anos e mantenho meu peso (50 kgs), estou sentindo calores noturnos, falta de libido e minha densitometria piorou muito neste ano. Tenho lido muito à respeito de reposição com Hormônios Bioidenticos, este hormônio também tem como efeito colateral aumento de peso ou retenção de líquidos?
    Agradeço antecipadamente, pois estou completamente perdida em relação a reposição hormonal.

    • Prezada Cecília!

      Sua angústia é compartilhada com milhões de mulheres que padecem da mesma dúvida: usar hormônios ou não? A falta dos hormônios que seu organismo deveria estar produzindo tem acarretado estes sintomas como os calorões, perda de massa óssea, falta de libido, etc. Para controlar estes sintomas eu recomendo que você inicie, imediatamente, a modulação hormonal com hormônios bioidênticos. Estes serão capazesn de aliviar estes sintomas ao restaurar seus níveis hormonais sem correr o risco de efeitos colaterais marcantes ou até problemas mais sérios à saúde. Quanto aos efeitos colaterais de aumento de peso e retenção de líquidos, os mesmos podem ser facilmente controlados apenas ajustandom as doses dos hormônios que sempre serão individualizadas. Como podes ver, esta é a opção mais saudável para controlar os sintomas da menopausa como recuperar a qualidade de vida. Procure em sua região um médico capacitado a prescrever os hormônios bioidênticos. Um fraternal abraçco. Dr. Ricardo

Faça seu comentário