O que são Hormônios Bioidênticos

Escrito por Dr. Ricardo Vallejos

Quando falamos de hormônios em Medicina Preventiva Anti-Aging, estamos nos referindo aos hormônios bioidênticos.

Estes podem ter origem natural ou sintética, mas, sobretudo, a grande diferença em relação aos “outros” hormônios é que os bioidênticos possuem a mesma estrutura tridimensional que os hormônios naturalmente sintetizados pelo corpo humano.

Isto permite uma perfeita acoplagem da molécula do hormônio bioidêntico ao seu receptor específico na célula onde vai exercer suas funções. É o que chamamos de resposta fisiológica específica. Por outro lado, os “outros” hormônios, popularmente conhecidos apenas como sintéticos não possuem a mesma estrutura tridimensional dos hormônios produzidos pelo corpo humano e assim provocam uma resposta farmacológica, ou seja, forçam sua acoplagem ao receptor celular. Estas moléculas são estranhas ao organismo humano que reage contra a presença destes intrusos. Muitas vezes, esta reação manifesta-se como efeito colateral mais ou menos evidente e até com riscos à saúde.

Exemplos deste tipo de hormônio sintético são alguns daqueles utilizados por mulheres na menopausa que são obtidos da urina de éguas prenhas e que contêm em sua formulação hormônios estranhos ao organismo feminino além de substâncias sequer identificadas.

Já os bioidênticos, com origens vegetal, sintetizados em laboratórios, mantêm as propriedades físico-químicas dos hormônios naturais do corpo humano. Ao serem administrados em doses fisiológicas, após análise clínico-laboratorial para determinar as necessidades hormonais do indivíduo, encaixam-se perfeitamente ao metabolismo beneficiando o paciente e com o mínimo risco de causar efeitos colaterias devido à pronta identificação com os receptores celulares.

Outra vantagem desta classe de hormônios bioidênticos é a sua aplicação tópica assim evitando passagem hepática e facilitando a absorção e biodisponibilidade dos mesmos. Outra característica é a conveniência de serem obtidos por manipulação em farmácia magistral permitindo modular a dose a ser empregada e a quantidade que deverá ser utilizada em determinado período de tempo. Os hormônios bioidênticos, desde há alguns anos, passaram a ser a alternativa mais saudável para quem necessita recuperar seus níveis hormonais e não o desejava fazê-lo com hormônios “sintéticos” ou ficar à mercê do envelhecimento precoce.

O Dr. Ricardo Vallejos é  pós-graduando em Ciências do Anti-ageing na UNIP cujo coordenador e principal professor é o Dr. Ítalo Rachid – o médico que trouxe o anti-ageing pro Brasil. Além disso, tem cursos na área do stress, pós-graduação em Geriatria, pós-graduação em ortomolecular, três anos de pós-graduação em Hormônios Bioidênticos e treinamento em clínica anti-ageing de Nova York. Foi colunista da revista Alphanews de Alphaville, do Portal Judaico, palestrante e participou de entrevistas na TV e rádio.

Para contatar o Dr. Ricardo mande um e-mail para: ricardovallejos@uol.com.br

MANDE SUA DÚVIDA SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS PARA O DR. RICARDO E ELE RESPONDERÁ ATRAVÉS DO BLOG

Um Comentário:

  1. Dr Ricardo fiz histerectomia total em fevereiro deste ano, tinha endometriose, estou tendo fortes ondas de calor e ressecamento vaginal. queria saber se tem em Uberlandia alguma farmacia que manipule o hormonio bio identico. tenho 35 anos e não quero fazer reposiçao com hormonios sinteticos.

  2. Prezado Dr Ricardo, estou fazendo RH com bio identicos há 9 meses, melhorei muito , não tenho duvida, porém os resultados ainda se mostram aquém dos valores ideais ( os exames de laboratorio) e a minha médica disse que estou AROMATIZANDO, sugeriu que eu use via oral um remedio que vai evitar essa aromatizaçao…disse que é uma proteina…e manipulando junto com ela um protetor do coração e outro para sistema nervoso… fiquei em duvida… é isso mesmo?
    Aguardo sua resposta e desde ja , obrigada

    • Oi Antonieta,
      Estou enviando sua pergunta para o Dr.Ricardo.
      Abraço,
      MC

      • Pergunta da Antonieta:
        Prezado Dr Ricardo, estou fazendo RH com bio identicos há 9 meses, melhorei muito , não tenho duvida, porém os resultados ainda se mostram aquém dos valores ideais ( os exames de laboratorio) e a minha médica disse que estou AROMATIZANDO, sugeriu que eu use via oral um remedio que vai evitar essa aromatizaçao…disse que é uma proteina…e manipulando junto com ela um protetor do coração e outro para sistema nervoso… fiquei em duvida… é isso mesmo?

        Resposta do Dr. Ricardo Vallejos:

        Depende, suas informações são vagas para que eu possa dar uma orientação mais detalhada, mas esta tal aromatização realmente pode acontecer. Lembre-se, o que vale no tratamento é o paciente, ou seja, você sentir-se bem e não o exame apresentar um resultado considerado normal. Na Medicina, como um todo, tratamos pacientes e não exames.

  3. Olá Maria Couto
    Um feliz 2012!
    Gostaria de tirar uma dúvida: Como saber se o hormonio que estou usando é realmente bioidentico? Gostaria que me fornecesse nomes de farmácias de confiança no Sul de Minas. Muito obrigada.

    • Cara Vilma,

      Eu pessoalmente não conheço farmácias nessa região. Talvez tenha alguma indicação nos comentários do blog.

      Sua pergunta é a mesma de várias pessoas. Acho que a única maneira de saber se o remédio é confiável, é ver se está dando resultados.

      Boa sorte e um ótimo 2012,
      Maria Couto

  4. Prezado Dr Ricardo Vallejo
    Gostaria de saber se hormonios bioidenticos causam cancer
    Grata

    RESPOSTA DO DR.RICARDO
    Felizmente não. Aí está umas das principais diferenças entre hormônios sintéticos (ou não-bioidênticos) e os bioidênticos. Enquanto os primeiros causam câncer (isto já foi provado!), os bioidênticos, muito pelo contrário, protegem contra os mesmos tipos de câncer provocados pelos sintéticos ( e isto também já foi provado!).

  5. dr tenho menopausa precoce desde 26 anos,hoje 40anos os sintomas nao acabam vao e voltam.gostaria de saber ate quando os sintomas vao,morro em leme sp,aonde tem um medico mais proximo. nao aguento mais me ajude dr.obrigado

Faça seu comentário