Tomar sol faz bem para a saúde

Olá pessoal,

De vez em quando deparo com algum artigo que fala sobre a importância de se tomar sol, não só pela vitamina D, como por várias outras vantagens. É quase engraçado o sol ter se tornado um vilão, o que é muito proveitoso para os fabricantes de protetor solar.

Uns vinte anos atrás todo mundo sabia que o sol da manhã e do fim da tarde era ótimo para a saúde, além de deixar a pele bronzeada, luminosa, viva.

O que muita gente não sabe é que a maioria dos bloqueadores solares, os chamados “protetores solares” tem químicas cujo efeito é bem pior do que o do sol. As mulheres grávidas devem ter especial atenção para que não tenham seu bebê prejudicado por esses produtos. Também vale lembrar que mesmo um protetor que não contenha tais produtos químicos não oferece 100% de proteção já que a diminuição da camada de ozônio é um triste fato.

O ideal é usar chapéu, óculos e roupas que protejam do sol mais forte e tomar pelo menos 20 a 30 minutos de sol de manhã bem cedo, até as 10 da manhã ou após as 4 horas da tarde.

Segundo vários estudos as pessoas que tomam sol estão mais protegidas de vários tipos de cancer, problemas renais, hipertensão e problemas de osteoporose. Assi, mulheres que estão na menopausa e jamais tomam sol estão mais sujeitas a problemas de descalcificação e depressão.

Eu adoro o sol, e nada me faz mais feliz que deitar e sentir sua luz dourada. Não me exponho mais em horários em que os raios ultra violeta estão mais fortes como fazia quando era adolescente e ficava o dia todo na praia, mas não perco uma chance de parar pelo menos uns 15 minutos para aproveitar sua luz. Ele é a fonte de vida do nosso planeta e só de vê-lo brilhando já fico feliz.

Faça seu comentário