O Jejum e o Hormônio do Crescimento

Por Maria Couto

Jejuar de vez em quando é um modo muito eficaz de reduzir doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudar a manter a linha. Muito se fala em jejum, mas hoje descobri algo novo: Jejuar aumenta a produção de GH.


Os pesquisadores do Intermountain Medical Center  apresentaram o resultado de um estudo feito em 200 pessoas em bom estado de saúde, às quais eles solicitaram jejuar 24 horas. Algumas não comian nem bebiam nada, e outras apenas podiam comer apenas algum tipo de alimento e água. O estado biologico destas pessoas durante o jejum foi comparado com o estado de um dia de alimentação normal.

Um dos resultados foi o corpo queimar gordura o que levou à melhora  dos níveis de cholesterol , e outro foi um aumento espetacular da produção  do hormonio do cresciento, o GH. Segundo eles a produção aumenta porque o corpo entende que precisa preservar a massa muscular e regular as taxas de glicose assim como o nível de certos hormônios.

o jejum imita o modo de vida dos nossos ancestrais, que não chegavam a passar  fome de forma grave, mas que passavam  bons períodos sem comer ou com pouca comida. Segundo os autores do estudo bastaria pular duas refeições no mesmo dia uma ou duas vezes por mês para começar a se beneficiar dos efeitos observados. Este estudo foi feito em pessoas saudáveis e certamente quem tiver algum problema de saúde deve consultar seu médico para fazer jejum. Para quem quiser ler o artigo original:

http://www.lanutrition.fr/les-news/jeuner-de-temps-en-temps-bon-pour-la-sante-cardiovasculaire-et-la-ligne.html

3 Comments:

  1. cara maria couto faz pouco tempo q conheci sei site e tbm encontrei esa materia e hj ja é a quinta semana q faço jejun de um dia todo nese periodo too só agua e chás sem açuar confesso q accho q ñ paro mais porq notei q a disposição melhorou bastante eu paso o dia e ñ sinto fome de geito nenhum eu acho q o segredo ta a noite anterior sempre janto uma fonte de proteina magra com salada ai o pancrea produz pouca insulina penso q é por iso q ñ sinto fome bjss!!!!

  2. Ângela de Oliveira

    Costumo fazer jejuns,e ,percebo que me traz um bem estar.Faço jejuns de até 03 dias.Não tenho nenhuma dificuldade.É ótimo percebo muito mais disposição.

    • Cara Angela,
      Obrigada por partilhar sua experiência. Eu nunca fiz mas tenho uma grande atração pelo jejum. Pretendo começar com um dia só de sucos, uma vez por semana. Tenho um amigo que jejua às segundas feiras há uns 20 anos. Ele sente que isso deu a ele uma grande força interior, uma força espiritual. Maravilhoso, não é?
      Abraço,
      MC

Faça seu comentário