Reposição Hormonal Bioidêntica – Várias Dúvidas

reposição hormonalMensagem da leitora:

“Maria Couto,

Obrigada por manter um blog com informações sobre a terapia de reposição hormonal bioidêntica.

Há alguns meses venho pesquisando o assunto, pois acho que necessito de uma reposição hormonal. Tenho 47 anos e há 5 anos comecei a ter os sintomas do climatério: aumento de peso, apatia, depressão, desinteresse por tudo que antes me interessava, falta de energia, fogachos noturnos e muitas vezes diurnos, pausa de meses na menstruação… Os fogachos vêm e vão, ou seja, ficam uns 15 dias e depois voltam meses depois, se bem que atualmente isso está bem ais controlado.

A interrupção nas regras dura uns meses, depois volto a menstruar por uns meses, paro mais alguns (atualmente não menstruo desde fevereiro). O meu problema constante é a apatia, tristeza, falta de ânimo, depressão, crises de choro… Esses sintomas infelizmente não arredam pé há anos! Tenho cistos nos seios e faço mamografia e ultrassonografia uma vez ao ano. Nenhum ginecologista até hoje quis me dar reposição hormonal devido a esses cistos. Já fiz tratamento com antidepressivos, com vários medicamentos e médicos diferentes e em todos era como se estivesse tomando placebos! Não sentia nenhuma diferença no meu humor, na tristeza, na constante apatia etc., por isso sempre achei que meu problema era mais deficiência hormonal que depressão.

Nos exames de sangue minhas taxas de hormônios sempre são de quem já está na menopausa. Há um mês fiz nova mamografia e deu o nível 1, ou seja, segundo o mastologista era o melhor resultado e disse que eu estava apta sim, a fazer terapia de reposição hormonal. Falei com a ginecologista sobre esse comentário do masto e ela me passou o Clifemin, que é um fitoterápico. Estou tomando há 15 dias, mas ainda não vi nenhuma diferença em mim. Antes disso, a genecologista me permitia usar apenas a isoflavona de soja 80 mg, 1 cáp. ao dia, e à noite, 4 gotas de Cimicifuga Racemosa para atenuar os fogachos e mesmo assim, com cautela, pois se minha mamografia desse um resultado um pouco diferente, ela já não me permitiria usar nem esses fitoterápicos!!

Por conta da depressão contínua, da falta de energia, de atitude eu fui me fechando, perdendo o interesse pela vida, por tudo em geral e estou desempregada há anos, razão porque ainda não procurei um médico especializado em bioidênticos, devido o alto custo desse tratamento, mas é o que mais sonho em fazer!

Me trato atualmente com gineco do posto de saúde do meu bairro, mas que não tem nenhum conhecimento nessa área. Por isso, gostaria muito de saber se há em hospitais públicos pesquisadores nessa terapia que precisem de mulheres voluntárias para testar os tratamentos com BI. Sei que nos EUA isso é comum, mas no Brasil/São Paulo não encontrei nada. Perguntei para o mastologista e ele também não soube informar a existência desses grupos de pesquisadores e a necessidade de vontuntários para o mesmo. Se você souber, poderia me passar, por favor? Ou você conhece algum médico do serviço público de saúde que faça terapia com bioidênticos?

Agradeço muito pelo seu retorno.
Abraços,
Kalina

reposição hormonalRESPOSTA:

Olá Kalina,
Seria muito interessante que houvesse algum médico interessado em voluntários, mas acho difícil que exista já que este não é um assunto tão novo assim,pois começou nos anos 80 nos Estados Unidos. De qualquer forma vou procurar saber.

Quanto à isoflavona, eu cheguei a usar um tempo mas depois vi várias opiniões de que ela não faz bem e até inibe a pouca produção hormonal que o organismo ainda tem.

A Cimicífuga racemosa é usado em homeopatia com sucesso para problemas de menopausa. Eu não sei como vc está usando, se é apenas a tintura diluída. Acho que pode ser bom, mas em forma homeopática ela é dinamizada (leia sobre isso) e assim torna-se infinitamente mais potente e portanto tem uma ação muito mais forte.

O que eu vejo de uma forma geral ao ler seu depoimento é alguém que foi desanimando e se limitando. Os hormônios são extremamente importantes e vc já está à procura de algo neste sentido. Mas lembre-se de que o nosso espírito é uma força maior que tudo e que é com sua força que devemos comandar nossa vida.

Este lado espiritual deve ser cuidado paralelamente aos cuidados físicos, é isso que todos nós devemos compreender e nos lembrar toda manhã ao acordarmos.

Como é sua vida? Sua comida é saudável? Levante cedo e procure um trabalho, qualquer coisa que te faça se sentir útil. Você vai ficar mais feliz. E vai ter dinheiro para consultar um bom especialista. SE o dinheiro é um problema para conseguir seu tratamento, começe por ele.

Eu ouvi dizer que a farmácia Humanitas vende progesterona, acho que sem receita. Ou então seu próprio médico pode te receitar. Talvez ajude,embora vc precise saber exatamente quais seu organismo não está produzindo.

Espero que tudo se resolva, e vamos ver se alguém pode dar algumas sugestão. Lembre-se de que nossa vida passa num instante. Não perca tempo, ache algo que te faça feliz.

Abraço,
MC

VEJAM MAIS COMENTÁRIOS ABAIXO

Um Comentário:

  1. Gostaria de saber se quem teve câncer de mama pode usar o clfemin, meu ginecologista passou p eu tomar, mas estou c receio.

    • Olá Claudete,
      Não conheço remédio com este nome. Creio que o certo é você conversar com seu médico sobre isso, além de ler sobre os possíveis efeitos colaterais do remédio. Você pode procurar online ou ir a uma farmácia – lá eles têm livros com as descrições de todas as bulas.

      Tudo de bom,
      MC

  2. Boa tarde, alguem pode me informar sobre algum medico no RJ que trabalhe com hormonios bioidenticos? Achei uma no centro Dra. Cristiana Torres, a consulta é 250,00 mais quase 200,00 em exames? Será que alguem pode indicar algum medico do SUS ou de consulta mais barata?
    obrigada.

    • Cara Elizabeth,
      Se vc souber de médico do SUS que tenha especialização em hormônios bioidênticos nos conte.
      Acho que o preço da consulta está bem razoável, e para os exames vc não tem plano de saúde?
      Minha sugestão é que vc economize no que for necessário e se cuide.
      Abraço,
      MC

  3. Olá! Tenho 47 anos,e estou fazendo a modulação hormonal com bio-idênticos a uma semana, só que estou sentindo um pouco de tonturas, dor de cabeça. Gostaria de saber se esses sintomas com o tempo vão passar. Obrigada. Fátima

    • Cara Fátima,
      Sem dúvida hormônios podem causar dor de cabeça se houver algum desequilíbrio.
      Sugiro que vc fale o quanto antes com seu médico para vocês analisarem o que está acontecendo e se necessário reformular a dosagem.
      Eu também pararia o uso até ter uma certeza do que está acontecendo. Sinto muito não poder te ajudar, mas só mesmo o seu médico.
      Boa sorte,
      MC

  4. sandra janete da silva

    oi.fiz uma hestrectomia total aos 34 anos por causa da endrometrioze e varios sistos ,tomei tibolona por 5 anos a medica suspendeu por causa dos riscos do cancer comecei a usar sandrena gel 1m mas minha auto estima ficou la embaixo .consultei com outra medica que me receitou tibolona novamente me sinto bem mas queria saber mais sobre reposição hormonal com os bio-identicos.aguardo respostas abraços

    • Cara Sandra,
      Sugiro que você leia as matérias do blog, assim como os comentários. Veja também os vídeos do Dr.Italo Rachid.
      E o mais importante, após se informar bem ache um médico especialista em hormônios bioidênticos e experimente.

      Boa sorte,
      MC

Faça seu comentário