Olá Maria Couto – Dúvida sobre iodo e hipotiroidismo
Gostaria que me ajudasse, estou confusa ,fiz todos os exames ,e as taxas da minha tireoide deu normal. Mesmo assim meu médico receitou iodo, não sei se é do iodo ou da hidrocortisona que comecei a engordar e estou meio deprimida.Tambem estou utilizando GH injetavel.
Por favor me de uma resposta, pois eu estou procurando na net ,mas não encontro uma resposta.
Muito obrigada,
Carolina
RESPOSTA DO DR. RICARDO VALLEJOS
Clínica Vita Naturalis, tel (51) 3311-3989 – Rua André Puente, 78, bairro Independência perto do Shopping Total- Porto Alegre (RS).
Prezada Carolina,
O iodo não é capaz de aumentar o peso ou provocar depressão, pelo contrário, ao ser administrado significa que se está justamente buscando aumentar o metabolismo da tireoide com o objetivo de emagrecer.
A questão de ganho de peso pode ser multifatorial, outras questões devem ser claramente investigadas assim como no caso de depressão. Um detalhe crucial: nenhum médico deve tratar o exame e sim o paciente.
Você parece ter sinais de hipotiroidismo (baixo funcionamento da tireoíde o que pode aumentar seu peso e provocar depressão) e isto exige um tratamento adequado feito inicialmente com iodo e, se for o caso, acrescentar os hormônios bioidênticos T3/T4, mesmo que o exame esteja normal, aliás, “normal” para quem?
Quando o médico tem experiência com a prática anti-aging, ele vai analisar os exames com olhos mais apurados, mais rigorosos em relação a médicos mais ortodoxos; logo, o que é normal para o segundo pode ser alterado para o primeiro, mas repito que o importante é o que paciente diz sobre sua saúde. Uma medida muito útil no diagnóstico de transtornos de tireoide é tomar a temperatura corporal logo ao acordar pela manhã e por cinco dias consecutivos.
Anota-se a temperatura verificada em termômetro de coluna de mercúrio (os digitais não valem) e leve esta anotação ao seu médico. Se a média de temperatura for inferior a 36,5C, mesmo com exames normais e associado a queixas típicas, o paciente pode ser considerado portador de hipotireoidismo.
Um abraço!
Dr. Ricardo Vallejos