Iodo e Hipotiroidismo – Dúvidas de Leitora

Participe-essencia-femininaPERGUNTA:

Olá  Maria Couto – Dúvida sobre iodo e hipotiroidismo

Gostaria que me ajudasse, estou confusa ,fiz todos os exames ,e as taxas da minha tireoide deu normal. Mesmo assim meu médico receitou iodo, não sei se é do iodo ou da hidrocortisona que comecei a engordar e estou meio deprimida.Tambem estou utilizando GH injetavel.
Por favor me de uma resposta, pois eu estou procurando na net ,mas não encontro uma resposta.
Muito obrigada,
Carolina

Dr.Ricardo-Essencia-FemininaRESPOSTA DO DR. RICARDO VALLEJOS
Clínica Vita Naturalis, tel (51) 3311-3989 –  Rua  André Puente, 78, bairro Independência perto do Shopping Total- Porto Alegre (RS).

Prezada Carolina,

O iodo não é capaz de aumentar o peso ou provocar depressão, pelo contrário, ao ser administrado significa que se está justamente buscando aumentar o metabolismo da tireoide com o objetivo de emagrecer.

A questão de ganho de peso pode ser multifatorial, outras questões devem ser claramente investigadas assim como no caso de depressão. Um detalhe crucial: nenhum médico deve tratar o exame e sim o paciente.

Você parece ter sinais de hipotiroidismo (baixo funcionamento da tireoíde o que pode aumentar seu peso e provocar depressão) e isto exige um tratamento adequado feito inicialmente com iodo e, se for o caso, acrescentar os hormônios bioidênticos T3/T4, mesmo que o exame esteja normal, aliás, “normal” para quem?

Quando o médico tem experiência com a prática anti-aging, ele vai analisar os exames com olhos mais apurados, mais rigorosos em relação a médicos mais ortodoxos; logo, o que é normal para o segundo pode ser alterado para o primeiro, mas repito que o importante é o que paciente diz sobre sua saúde. Uma medida muito útil no diagnóstico de transtornos de tireoide é tomar a temperatura corporal logo ao acordar pela manhã e por cinco dias consecutivos.

Anota-se a temperatura verificada em termômetro de coluna de mercúrio (os digitais não valem) e leve esta anotação ao seu médico. Se a média de temperatura for inferior a 36,5C, mesmo com exames normais e associado a queixas típicas, o paciente pode ser considerado portador de hipotireoidismo.

Um abraço!

Dr. Ricardo Vallejos

Faça seu comentário