Modulação Hormonal – Dúvida quanto à dose de progesterona

reposição hormonalMENSAGEM DE LEITORA:

Tenho 53 anos e tenho “peregrinado” em busca de uma TRH que faça mais bem do que mal ao meu organismo. Utilizei por curtos períodos (máximo 3 meses) os hormônios sintéticos, mas são um verdadeiro veneno para mim.

Quando tomei conhecimento da terapia alternativa com Progesterona Biodentica (abordagem do Dr. Lee), inicialmente fiquei feliz e logo depois desapontada. A maioria dos ginecologistas desconhece esta abordagem e o tratamento estendeu-se para clínicas anti-aging, que não necessariamente estão aptas a lidar com algo tão delicado como prescrição de hormônios.

Além disso, acabou se tornando um mercado bastante lucrativo, mesmo para aqueles que fazem o curso de modulação hormonal, mas não têm nenhum conhecimento sobre o organismo feminino quanto á sua produção e depois quanto à baixa hormonal.

Bem, mas foi procurando mais uma vez retomar a motivação para a vida e tocar alguns projetos, que recentemente procurei uma dessas “profissionais” disponibilizadas no site www.longevidadesaudavel.com.br.

Liguei para a clínica e para não incorrer em enganos pelos quais já havia passado, me certifiquei sobre a especialidade de administração da Progesterona Natural. E a resposta foi imediata e positiva. Chegando lá, antes de pagar a consulta, me certifiquei novamente.

“Quando entrei no consultório da médica, deixei claro o que buscava e embora a “profissional” insistisse das maravilhas da modulação hormonal, eu expliquei: eu só queria mesmo uma “receitinha” com a progesterona natural. Só isso! Muito bem! Saí de lá com uma prescrição de estriol, estradiol e mais a Progesterona Natural 80mg. (que loucuuura!).

http://www.novatrh.net/lee.html
A dose diária ideal de progesterona é de 20 mg a 24 mg, que é a quantidade normalmente produzida pelo organismo, quando não há deficiência, pela mulher que ainda menstrua. [N do T: Para a mulher que não mais menstrua, essa quantidade pode ser bem menor –

Com a receita em mãos, fui a 3 farmácias de manipulação e elas foram unânimes em dizer que a dosagem era exagerada. Telefonei para a médica, expliquei o caso, e pedi se ela podia reduzir a dosagem. Mas ela muito ofendida, disse que não iria considerar o que havia dito “uma farmacêutica”. (Claro que não!).

Agora, pergunto, e eu? O que faço? Já pedi ajuda à “longevidade saudável”, mas até o momento, não obtive qualquer resposta. Nenhum respeito. Nada.

Considero que perdi meu “investimento”? Faço o que com essa receita? E outras pessoas menos informadas que visitarem aquela clínica? Vão ingerir doses exageradas de hormônios e nem vão saber? E fica assim? Tudo bem?!

Não sou contra a modulação hormonal, mas é preciso ter cuidado. Há pessoas habilitadas, mas não capacitadas. Cuidado!

RESPOSTA:

reposição hormonalCara leitora,
Eu entendo sua indignação e no momento em que escrevo esta resposta espero que você já tenha resolvido o seu problema sem desistir da reposição hormonal com os hormônios bioidênticos, pois ela é em geral uma maravilha.

Em primeiro lugar, você querer apenas Progesterona não tem muito sentido. Veja  que a Progesterona, importante “descoberta”do Dr. John Lee, foi apenas o começo das pesquisas com estes hormônios. A própria expressão “modulação hormonal” indica fazer uma combinação visando um resultado de harmonia. Estriol/estradiol são super importantes, assim como Testosterona.

Estriol/estradiol ajudam na reconstrução óssea, e portanto ajudam a prevenir osteoporosis. Testosterona também atua na massa óssea e muscular, além de dar uma grande energia e vitalidade.

Quanto à dose, você tem todo o direito de questionar com sua médica e usar uma dosagem que a deixe confiante. Se a médica não mudar você pode fazer uma reclamação formal ou pedir seu dinheiro de volta.

Tudo de bom,
MC

 

Um Comentário:

  1. minha medica tambem me receitou progesterona bioidentica 80mg estava em duvidas quanto a quantidade mais depois da explicaçaõ do dr ricardo fiquei mais tranquila tambem me lembrei que minha medica passou essa quntidade porque as progesterona vaiajudar a eliminar o essesso de liquido do meu corpo obrigada pelas informações

  2. Nelídia Lima Viana

    Olá, gostaria de ter alguma indicação de ginecologista que trabalha a reposição hormonal para a perda de peso em BRASÍLIA. é que vi uma materia do Dr Italo Rachid falando sobre o assunto e me identifiquei nos casos de não conseguir uma efetiva redução de peso. Gostaria de fazer um tratamento específico para emagrecimento.
    Voces podem me dar uma sugestão?
    Ficarei muito grata.

    • Cara Nelídia,
      Por favor veja na lista MEDICOS, os que atendem em Brasília. Se vc ler os comentários dos posts, poderá também encontrar alguma indicação.
      Te lembro que o médico não precisa ser ginecologista. Se ele tiver pós-graduação em hormônios bioidênticos ele saberá como te medicar para que vc atinja seus objetivos.
      Se não houver nada errado a nível organico para que vc esteja engordando, só mesmo olhando alimentação e exercícios.
      Boa sorte,
      MC

  3. Pois é Dr. Ricardo,
    é essa a questão … permanecemos na mesma … porque a médica não vai fazer nenhum ajuste. Ela também acredita estar certa.

    Só gostaria que alguém me explicasse, e se o senhor puder, o faça. O que justifica a administração tão alta de progesterona como complemento de uma TRH, na abordagem da modulação hormonal (anti-aging)? Olha, eu não entendí. Mas preciso.

    Grata.

    • Oi Eva,
      Acho que neste ponto só sua própria médica para aprofundar neste assunto, ou numa consulta pessoal com outro profissional. O Dr. Ricardo disse que até 200mg é considerado normal e que tudo depende dos exames e principalmente do paciente. Eu pessoalmente acho um desrespeito esta médica não diminuir a dose já que vc é quem vai usar e está desconfortável com o que ela te passou. Ela está sendo inflexível e antipática, o contrário do que todo médico deveria ser.

      Sinto muito mas em todas as áreas vamos encontrar todo tipo de pessoas. Espero que tenha mais sorte da próxima vez.
      Abraço,
      MC

  4. Olá Eva,
    Eis a resposta do Dr.Ricardo Vallejos:

    Oi Maria
    Quanto ao caso da paciente Eva, a médica prescreveu progesterona bioidêntica 80mg/ml (80%) EM DIAS ALTERNADOS, ou seja, na média a dose diária vai ficar em torno de 40mg/ml.

    Não disponho do caso da paciente para poder analisar melhor, mas a dose pode variar de 50mg/ml até 200mg/ml. Eu, particularmente, prescreveria a progesterona bioidêntica para uso diário, claro que depende do caso e estradiol + estriol associados no tratamento também para uso diário. Não vejo maiores problemas neste caso, mas um ajuste no tratamento me parece necessário.
    Um abraço!
    Dr. Ricardo

  5. Olá Eva,

    Eu gostaria de entender algumas coisas do seu depoimento antes de mandá-lo para o médico que colabora com o blog.

    1) A médica te receitou 80 (oitenta) mg de progesterona e não quis discutir o assunto?

    2) Ela não te receitou baseada nos resultados dos seus exames?

    Os médicos que têm formação em HB sempre receitam baseados nos resultados dos exames. Outra coisa: vc só queria progesterona mas imagino que nenhum médico vá te receitar só isso. Na sua idade vc certamente precisará de estriol/estradiol, que é o que protege o coração. Pode ser que precise também de um pouquinho de testosterona se a sua estiver muito abaixo do nível ideal. Veja que as metas são deixar a pessoa com os níveis hormonais de aproximadamente 35 anos.

    Certamente uma relação de confiança com o médico é fundamental. Vejo que vc está muito aborrecida mas sugiro que leia bastante sobre o assunto para poder fazer as perguntas certas. Por favor me responda as perguntas 1 e 2 para eu poder dar continuidade. Também não entendi o título que vc deu ao seu depoimento.

    Abraço,
    Maria Couto

Faça seu comentário