Modulação Hormonal – Dúvida quanto à dose de progesterona

reposição hormonalMENSAGEM DE LEITORA:

Tenho 53 anos e tenho “peregrinado” em busca de uma TRH que faça mais bem do que mal ao meu organismo. Utilizei por curtos períodos (máximo 3 meses) os hormônios sintéticos, mas são um verdadeiro veneno para mim.

Quando tomei conhecimento da terapia alternativa com Progesterona Biodentica (abordagem do Dr. Lee), inicialmente fiquei feliz e logo depois desapontada. A maioria dos ginecologistas desconhece esta abordagem e o tratamento estendeu-se para clínicas anti-aging, que não necessariamente estão aptas a lidar com algo tão delicado como prescrição de hormônios.

Além disso, acabou se tornando um mercado bastante lucrativo, mesmo para aqueles que fazem o curso de modulação hormonal, mas não têm nenhum conhecimento sobre o organismo feminino quanto á sua produção e depois quanto à baixa hormonal.

Bem, mas foi procurando mais uma vez retomar a motivação para a vida e tocar alguns projetos, que recentemente procurei uma dessas “profissionais” disponibilizadas no site www.longevidadesaudavel.com.br.

Liguei para a clínica e para não incorrer em enganos pelos quais já havia passado, me certifiquei sobre a especialidade de administração da Progesterona Natural. E a resposta foi imediata e positiva. Chegando lá, antes de pagar a consulta, me certifiquei novamente.

“Quando entrei no consultório da médica, deixei claro o que buscava e embora a “profissional” insistisse das maravilhas da modulação hormonal, eu expliquei: eu só queria mesmo uma “receitinha” com a progesterona natural. Só isso! Muito bem! Saí de lá com uma prescrição de estriol, estradiol e mais a Progesterona Natural 80mg. (que loucuuura!).

http://www.novatrh.net/lee.html
A dose diária ideal de progesterona é de 20 mg a 24 mg, que é a quantidade normalmente produzida pelo organismo, quando não há deficiência, pela mulher que ainda menstrua. [N do T: Para a mulher que não mais menstrua, essa quantidade pode ser bem menor –

Com a receita em mãos, fui a 3 farmácias de manipulação e elas foram unânimes em dizer que a dosagem era exagerada. Telefonei para a médica, expliquei o caso, e pedi se ela podia reduzir a dosagem. Mas ela muito ofendida, disse que não iria considerar o que havia dito “uma farmacêutica”. (Claro que não!).

Agora, pergunto, e eu? O que faço? Já pedi ajuda à “longevidade saudável”, mas até o momento, não obtive qualquer resposta. Nenhum respeito. Nada.

Considero que perdi meu “investimento”? Faço o que com essa receita? E outras pessoas menos informadas que visitarem aquela clínica? Vão ingerir doses exageradas de hormônios e nem vão saber? E fica assim? Tudo bem?!

Não sou contra a modulação hormonal, mas é preciso ter cuidado. Há pessoas habilitadas, mas não capacitadas. Cuidado!

RESPOSTA:

reposição hormonalCara leitora,
Eu entendo sua indignação e no momento em que escrevo esta resposta espero que você já tenha resolvido o seu problema sem desistir da reposição hormonal com os hormônios bioidênticos, pois ela é em geral uma maravilha.

Em primeiro lugar, você querer apenas Progesterona não tem muito sentido. Veja  que a Progesterona, importante “descoberta”do Dr. John Lee, foi apenas o começo das pesquisas com estes hormônios. A própria expressão “modulação hormonal” indica fazer uma combinação visando um resultado de harmonia. Estriol/estradiol são super importantes, assim como Testosterona.

Estriol/estradiol ajudam na reconstrução óssea, e portanto ajudam a prevenir osteoporosis. Testosterona também atua na massa óssea e muscular, além de dar uma grande energia e vitalidade.

Quanto à dose, você tem todo o direito de questionar com sua médica e usar uma dosagem que a deixe confiante. Se a médica não mudar você pode fazer uma reclamação formal ou pedir seu dinheiro de volta.

Tudo de bom,
MC

 

Um Comentário:

  1. Estou fazendo tratamento para emagrecer com a ortomolecular que me receitou os homonios bioidênticos, só que ela prescreveu a medicação sem exame,Além de ser muitos caros, poque ela quem manda manipular.
    o que devo fazer, tenho presssão alta, intolerancia a glicose, casos de trombose na família e muito cistos nos seios.

    • Oi Eliete,
      Muitas vezes, só pela consulta o médico experiente pode perceber a necessidade de certos medicamentos. Por outro lado, é tão simples fazer um exame de sangue, não é? Mesmo porque, só com o exame o médico pode avaliar a dosagem do remédio.

      Também acho esquisito ela mandar manipular. Acho que o médico deve dar ao cliente a opção para que ele mesmo se incarregue disso. Acho isso meio anti-ético.
      Porque vc não questiona isso com sua médica? Nós temos o hábito de ir ao médico como se ele fosse um Deus, e aceitamos tudo que ele diz sem questionar.
      Isso precisa mudar.
      Ligue para a médica e fale com ela por telefone, diga o que está sentindo. Ela tem obrigação de te esclarecer.
      Ou então procure um especialista em bioidênticos, faça uma lista de todas as suas questões para não esquecer nada na hora.
      Boa sorte,
      MC

  2. Olá, estou fazendo a modulação hormonal Bioidentica e entre outras coisas estou usando as testosterona. A minha médica havia me alertado sobre a possibilidade de crescer mais pelos em todo o corpo. Isso está acontecendo e principalmente no rosto estou com uma quantidade grande de pelos crescendo o que vem me deixando muito preocupada. A duvida que tenho é se quando terminar o tratamento e/ou ao suspender a testosterona os pelos voltam ao normal? Será que preciso interromper o uso da testosterona uma vez que o processo não tem retorno? Os beneficios que sinto com o uso do bioidentico é muito grande e não gostaria de parar mas tb estou com muito medo de ficar com muitos pelos no corpo e principalmente no rosto…. Será que alguém poderia me ajudar nessa questão???????? Muito Grata

    • Oi Luiza,
      Acho que vc tem que parar imediatamente com a testosterona. Se a sua médica disse que crescer pêlos no corpo seria possível,vc não lembrou de perguntar o que fazer?
      Acho que vc tem que testar seus níveis e parar até falar com ela para adequar a dosagem.
      Vou perguntar ao Dr.Ricardo se isso é reversível, mas até resolver isso acho que vc deve parar.

      Abraço,
      MC

  3. Olá, estou procurando uma indicação de medico para o Rio de Janeiro. Gostaria de poder fazer reposição com bioidênticos mas gostaria de indicação e se possível com preço acessível, pq não encontrei nada pelo meu plano (DIX). Posso fazer reposiçÃO com bioidênticos tendo Miomas? Com a menopausa minha qualidade de vida caiu muito e gostaria de tratar disso.
    Agradeço muito qualquer esclarecimento e indicação;
    Obrigado, Denise

    • Cara Denise,
      Vamos ver se alguém sabe de algum para te indicar, mas imagino que nenhum atenda por plano de saúde.
      O jeito é ligar e perguntar quanto cobram, etc.
      Acho que a homeopatia poderá te ajudar muito com relação aos miomas e mesmno com os sintomas da menopausa. Assim, melhorando um pouco, vc poderia procurar o especialista em HB, e ver se vc deve fazer a reposição. Tudo vai depender dos resultados dos seus exames, e do seu histórico pessoal e familiar.
      Tudo de bom,
      MC

  4. Olá Roselmira!
    Muito obrigada a você, bem como á Maria Couto, que nos possibilita a troca de informações tão importantes. Estou anotando os dados do Dr. Matoso e desejo muitas realizações a voces.

    De outra forma, aproveito para informar que cheguei a um bom termo com a médica que visitei inicialmente, e minha saúde está voltando (graças a Deus) á normalidade.

    Um grade abraço,

    Eva

  5. Cara Eva.

    O médico que pode te receitar essa progesterona natural do Dr Lee, é o dr João Luis de carvalho Matoso, ele é ginecologista e homeopata e o endereço é Rua Barata Ribeiro 380 sala 24 Bela Vista SP. tel 32576945 e 32312932. Já me consultei com ele e foi muito bom.
    Abraços Mira.

Faça seu comentário