Modulação Hormonal – Dúvida quanto à dose de progesterona

reposição hormonalMENSAGEM DE LEITORA:

Tenho 53 anos e tenho “peregrinado” em busca de uma TRH que faça mais bem do que mal ao meu organismo. Utilizei por curtos períodos (máximo 3 meses) os hormônios sintéticos, mas são um verdadeiro veneno para mim.

Quando tomei conhecimento da terapia alternativa com Progesterona Biodentica (abordagem do Dr. Lee), inicialmente fiquei feliz e logo depois desapontada. A maioria dos ginecologistas desconhece esta abordagem e o tratamento estendeu-se para clínicas anti-aging, que não necessariamente estão aptas a lidar com algo tão delicado como prescrição de hormônios.

Além disso, acabou se tornando um mercado bastante lucrativo, mesmo para aqueles que fazem o curso de modulação hormonal, mas não têm nenhum conhecimento sobre o organismo feminino quanto á sua produção e depois quanto à baixa hormonal.

Bem, mas foi procurando mais uma vez retomar a motivação para a vida e tocar alguns projetos, que recentemente procurei uma dessas “profissionais” disponibilizadas no site www.longevidadesaudavel.com.br.

Liguei para a clínica e para não incorrer em enganos pelos quais já havia passado, me certifiquei sobre a especialidade de administração da Progesterona Natural. E a resposta foi imediata e positiva. Chegando lá, antes de pagar a consulta, me certifiquei novamente.

“Quando entrei no consultório da médica, deixei claro o que buscava e embora a “profissional” insistisse das maravilhas da modulação hormonal, eu expliquei: eu só queria mesmo uma “receitinha” com a progesterona natural. Só isso! Muito bem! Saí de lá com uma prescrição de estriol, estradiol e mais a Progesterona Natural 80mg. (que loucuuura!).

http://www.novatrh.net/lee.html
A dose diária ideal de progesterona é de 20 mg a 24 mg, que é a quantidade normalmente produzida pelo organismo, quando não há deficiência, pela mulher que ainda menstrua. [N do T: Para a mulher que não mais menstrua, essa quantidade pode ser bem menor –

Com a receita em mãos, fui a 3 farmácias de manipulação e elas foram unânimes em dizer que a dosagem era exagerada. Telefonei para a médica, expliquei o caso, e pedi se ela podia reduzir a dosagem. Mas ela muito ofendida, disse que não iria considerar o que havia dito “uma farmacêutica”. (Claro que não!).

Agora, pergunto, e eu? O que faço? Já pedi ajuda à “longevidade saudável”, mas até o momento, não obtive qualquer resposta. Nenhum respeito. Nada.

Considero que perdi meu “investimento”? Faço o que com essa receita? E outras pessoas menos informadas que visitarem aquela clínica? Vão ingerir doses exageradas de hormônios e nem vão saber? E fica assim? Tudo bem?!

Não sou contra a modulação hormonal, mas é preciso ter cuidado. Há pessoas habilitadas, mas não capacitadas. Cuidado!

RESPOSTA:

reposição hormonalCara leitora,
Eu entendo sua indignação e no momento em que escrevo esta resposta espero que você já tenha resolvido o seu problema sem desistir da reposição hormonal com os hormônios bioidênticos, pois ela é em geral uma maravilha.

Em primeiro lugar, você querer apenas Progesterona não tem muito sentido. Veja  que a Progesterona, importante “descoberta”do Dr. John Lee, foi apenas o começo das pesquisas com estes hormônios. A própria expressão “modulação hormonal” indica fazer uma combinação visando um resultado de harmonia. Estriol/estradiol são super importantes, assim como Testosterona.

Estriol/estradiol ajudam na reconstrução óssea, e portanto ajudam a prevenir osteoporosis. Testosterona também atua na massa óssea e muscular, além de dar uma grande energia e vitalidade.

Quanto à dose, você tem todo o direito de questionar com sua médica e usar uma dosagem que a deixe confiante. Se a médica não mudar você pode fazer uma reclamação formal ou pedir seu dinheiro de volta.

Tudo de bom,
MC

 

Um Comentário:

  1. Amiga, me ajude..tenho 35 e entrei em menopausa precoce. A medica receitou 1mg de estradiol 4mg e estriol e 100mg de progesterona creme bioidentico em pump. Será alto a dosagem? brunamsoares@outlook.com
    Muito obrigada

    • Cara Bruna,
      É impossível dar uma opinião sem conhecer detalhes do caso. A princípio 100mg de progesterona parece alto sim. De qualquer forma imagino que você deverá retornar em um ou dois meses para novos exames.
      O ideal seria você conversar com sua médica, e pedir que ela te explique porque essa quantidade – ela tem obrigação de te esclarecer. Se não der certo, procure um outro especialista, leve seus exames e questione tudo que precisa saber.
      Fique tranquila, no começo é assim, e com o tempo você passa a entender melhor tudo isso.
      Boa sorte,
      MC

  2. Mandei manipular a progesterona bioidentica, e somente ela saiu pelo valor de R$ 237,00, fora os outros medicamentos e meu tratamento saiu por mais de R$ 500,00 sim, o mês….

    • Oi Lana,
      Acho este preço absurdo. Não tem sentido. Procure lugares mais baratos.
      Quando eu fazia aí no Brasil ficava por volta de 400 a 500 reais os três hormônios que eu usava: progesterona, estradiol/estriol e testosterona – que dava para usar uns 3 meses.

      Abraço,
      MC

  3. Olá Maria Couto,
    Gostaria de iniciar a TRH com bioidênticos, porém achei o preço dos medicamentos muito altos. A médica disse que eu gastaria 500 ou 600 reias por mês. A reposição com bioidênticos custa isto mesmo?

    • Olá Simone,

      Eu acho que este valor não deve estar certo. Quando eu fazia o medicamento aí no Brasil, ele dava para uns três meses (o básico: progesterona, estriol/estradiol e testosterona). Assim se vc gastar uns 150 a 200 por mês está bem razoável, não é?

      Assim veja o que a médica te receitou e se não quiser gastar tanto faça só o básico e veja quanto tempo dura.

      Abraço,
      MC

  4. Iniciei a reposição hormonal com Progesterona 50mg(manipulada)1cp diaria,creme estriol MIC.bio 0.5mg/1mg,estradiol MIC.bio 0.6/1mg,gel transdermico 1mg.Usando o creme no interior dos braços (diariamente).Desejo saber se 50mg de Progesterona é a dose indicada para eu seguir tomando, tenho 54 anos ,já entrei na menopausa alguns anos.

    • Cara Regina,
      A dose não depende da idade mas sim do seu nível hormonal. Certamente o médico te receitou baseado nos seus exames, não é? Fique atenta aos resultados e faça os retornos necessários para acompanhar seu tratamento.
      Boa sorte,
      MC

  5. Querida Eliete,
    Hormonios bioidenticos é mais uma inovação na área da saúde,se forem prescritos com responsabilidade e conhecimento. Absolutamente, tudo, tem efeito colateral. Não é uma brincadeira. Se desejar continuar com essa médica,eu sugiro procurar mais informações sobre ela, NÃO USE os hormonios sem exames que apontem suas carencias.E também ter a prescrição em sua mão é um direito que você tem. Eu normalmente faço orçamento em 3 farmacias de manipulação de minha confiança para decidir o que me é conveniente. Cuidado com os falsos profissionais que andam por aí. Obrigada, mais uma vez pelo espaço, Maria Couto.
    Um abraço,

Faça seu comentário