FDA e HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS

Olá a todos,

Por receber alguns comentários sobre pessoas que viram um programa de tv dizendo que o FDA (Food and Drugs Administration) não aprova os hormônios bioidênticos e por isso “eles não são seguros”, resolvi escrever este post.

Eu acho impressionante como programas como este falem de assuntos tão sérios de forma superficial e mal informada.

hormônios bioidênticosO fato de o FDA não aprovar os hormônios bioidênticos é, segundo o que se comenta em vários websites de médicos pelo mundo afora, porque esta organização está defendendo os interesses de laboratórios que fabricam os hormônios sintéticos que faturam bilhões. Segundo esta fonte, o faturamento anual dos laboratórios que fabricam os hormônios sintéticos caiu de 4.4 bilhões para 1.2 bilhões, isso até 2006.

Fonte: .” http://naturalmedicine101.com/13_FDA_Declares_War.html

“Acting as agent for drug maker Wyeth this week, a dysfunctional and inept FDA fired the opening salvo in a misguided war on bio-identical hormones. Using typical Orwellian DoubleSpeak, the FDA issued a series of nonsensical and contradictory statements intended to serve the financial interests Wyeth, maker of synthetic hormones Premarin and Prempro, found to cause cancer and heart disease in the 2002 NIH sponsored Women’s Health Initiative Study. Since the study’s release, millions of women have switched to the safe and more effective bio-identical hormones, currently prescribed by thousands of physicians, available as FDA approved products at local drug stores and compounding pharmacies. Wyeth has lost market share and suffered financial loss as synthetic hormone profits have declined from 4.4 to 1.2 billion …”

Muito sério, não é? E para quem eles estão perdendo? Para os hormônios bioidênticos, já que os sintéticos têm gravíssimos efeitos colaterais, sem falar nas pessoas que foram deixando de usar os sintéticos pelos efeitos que já não podiam suportar.

Vocês podem dar uma olhada direto no site do FDA: http://www.fda.gov/forconsumers/consumerupdates/ucm049311.htm

Lá vocês irão ver como eles defendem seu ponto de vista, falando que os hormônios bioidênticos “não existem” já que este nome “não significa nada”. A defesa deles é patética, pois eu nunca ouvi falar de efeitos devastadores em bioidênticos e quanto aos hormônios sintéticos, POR ELES APROVADOS E DEFENDIDOS, centenas de efeitos colaterais já foram divulgados e comprovados.

Sem dúvida temos que estar atentos para o uso dos hormônios bioidênticos, fazendo acompanhamento médico e observando todos os sinais. Também precisamos saber que eles não são a solução para todos os males.

No meu ponto de vista as pessoas precisam de um check-up anual mesmo se estiverem saudáveis, para poder prevenir as doenças, especialmente se têm problemas hormonais ou se estão chegando na menopausa. E os homens não precisam ficar aliviados, pois eles não escapam. Embora suas pausas hormonais (a mais conhecida – andropausa) não sejam tão drásticas e súbitas como as femininas, seus hormônios masculinos decaem, os hormônios femininos sobem e quando eles percebem a sua saúde já não é mais a mesma.

Quando a menopausa começa, a falta dos hormônios causa fraquesa óssea, órgãos internos diminuem de tamanho, o risco de doenças cardíacas aumenta e vários problemas começam a aparecer. Como eu disse anteriormente, fazer a reposição hormonal não é apenas uma questão de vaidade. Antes fosse!

Um grande problema no Brasil, com relação aos hormônios bioidênticos é o reduzido número de médicos que têm esta especialidade e o alto custo das consultas e remédios. A maneira como algumas clientes são tratadas é inacreditável. Muitos médicos aboliram o retorno não pago, e a paciente que não tem condição financeira para pagar uma segunda consulta fica cheia de dúvidas e às vezes de problemas também.

Uma solução para isso seria os médicos brasileiros fazerem como fazem alguns médicos canadenses: eles cobram uma única consulta por ano, com direito a 5, 6 visitas durante o correr do ano. Por volta ao equivalente a 500 a 700 reais, com uma consulta inicial de 40 a 60 minutos e retornos com 20 minutos aproximadamente, ou mais se necessário. A cada volta os exames são repetidos, os pedidos enviados para a casa do paciente para que ele já chegue no consultório com os resultados.

E o que acontece no Brasil? A pessoa faz a primeira consulta, uma ou duas semanas depois ela tem várias dúvidas, e se quiser falar com o médico tem que pagar outra consulta de alto valor. Eu sei e concordo que os médicos precisam e merecem ganhar, mas desta maneira os únicos pacientes que vão manter um tratamento são aqueles de muito alto poder aquisitivo.

Outro problema dos médicos brasileiros é que eles acham que têm que fazer fortuna com a medicina. Certamente alguns já nascem em altas classes sociais, têm seus consultórios em lugares chiques e clientes que podem pagar fortunas. Outros, ao longo de 20, 30 anos  conquistaram fama por seu árduo e bom trabalho, e também têm o direito de cobrar aquilo que valem. Porém a grande maioria faria melhor em reavaliar seus honorários, visando o bem das pessoas e se importando que seus pacientes não tenham dúvidas e nem interrompam o tratamento.

E que todos nós possamos compartilhar mais, ter lucro mas também ter generosidade, compaixão e respeito uns pelos outros.

 

5 Comments:

  1. Ana luiza Faioli Costa

    Luzia costa
    04 de janeiro de 2013
    ja estou com 57 anos e com muitos sintomas da menopausa ainda posso fazer esta reposiçao com hormonio bioidentico?

  2. Estou muito interessada em fazer esta reposição… já li bastante a respeito e minha endocrino está fazendo pois e especializou na área. Pediu perfil hormonal na saliva. Vc acha que tem contra-indicação pra quem tem problemas de varizes??
    Luiza F.

    • Oi Luiza,
      Acho que homeopatia e sais de Schuessler podem ajudar muito a fortalecer seus vasos sanguíneos.
      Quanto aos hormônios bioidênticos fazerem mal acho que vc tem que perguntar para a sua médica, na próxima consulta. Ela conhece o seu caso, e poderá te responder com segurança.

      Boa sorte,
      MC

  3. Olá, uma pergunta
    Se não há problemas em se ingerir os hormonios bioidenticos pq o Conselho Federal de Medicina não os aprova?

    • Olá Radhija,
      Em geral os hormônios bioidênticos são em forma de creme para passar na pele, ou líquido para pingar sob a lingua e assim ir direto para o sangue sem passar pelo sitema digestivo e prejudicar o fígado.

      Porque o Conselho de Medicina não aprova? Boa pergunta. Eu li tudo sobre isto no site deles e vi que eles se apegaram a detalhes que não são importantes e não esclareceram, pelo menos no meu entendimento.
      Veja este trecho tirado do site deles:(http://www.portalmedico.org.br/pareceres/CFM/2012/29_2012.pdf)

      “ O uso de hormônios sem que o organismo esteja a precisar deles,
      ao contrário do proposto pela “Medicina anti-aging”, pode sim causar
      vários e graves efeitos colaterais, inclusive o desencadeamento de
      certos tipos de câncer. Usar a cortisona (conhecida também como
      corticoide) para uma suposta “fadiga adrenal” baseada em
      sintomatologia inespecífica e sem evidência laboratorial nenhuma é
      submeter o paciente a uma condição anormal de excesso desse
      hormônio cuja consequência…”

      Todos os médicos que eu conheço, com especialização em hormônios bioidênticos prescrevem após cuidadosos e detalhados exames, e portanto para pessoas que precisam da reposição.
      Acho um exagero toda esse questionamento, pois seria o mesmo que questionar alguém que é diabético e que usa insulina. Faltou, repõe! Com cuidado e acompanhamento médico, sem dúvida!

      Abraço,
      MC

Faça seu comentário