PERIGOS DA HISTERECTOMIA

Livro Melhore Sua Saúde com Hormonios Bioidenticos

 

COMPRE AQUI SEU LIVRO SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS, HISTERECTOMIA E PAUSAS HORMONAIS:
http://amzn.to/2oOslNu

Fatos sobre cirurgias para retirada de útero e ovários

histerectomiaSegundo estatísticas 90% (sim, noventa por cento) das cirurgias para retirar útero e ovários são desnecessárias.

Muitas mulheres não são avisadas dos perigos e desvantagens em retirar útero e ovários, quando ainda é possível tratar de forma natural com hormônios, homeopatia e mudanças de vida

É por isso que antes de tomar a decisão de fazer uma cirurgia, toda mulher deveria procurar outras opções. Eu sempre indico homeopatia e um especialista em hormônios bioidênticos, assim como uma auto-reflexão sobre seu estilo de vida.

Segundo a Dra Lorna Vanderhaeghe e Dr. Alvin Pettle, autores de “A Smart Woman’s Guide to Hormones”, de onde este artigo foi tirado, as mulheres se submetem à cirurgia sem nem ao menos saber o que as espera. Tenho visto isso entre as minhas leitoras, que me escrevem assustadas com reações pelas quais elas não esperavam – ou seja – não foram informadas.

Possíveis efeitos colaterais da histerectomia

Adesões

  • Podem ocorrer adesões nos órgãos internos, por exemplo do intestino com bexiga, o que irá interferir no funcionamento das suas funções.

Lesão no intestino

  • O intestino pode ser cortado acidentalmente, levando a infecção e fazendo com que material fecal passe para outras partes.

Lesão na bexiga

  • Idem ao anterior, levando a problemas nesta área, incluindo incontinência urinária.

Lesão da uretra

  • Como a uretra está perto do cervix  (a parte final da vagina) se for lesada também irá gerar problemas no trato urinário.

 

 

Disfunção sexual

  • A autora define ovários e útero como as partes que definem a sexualidade feminina, assim como os testículos definem a sexualidade masculina.
  • Durante a histerectomia nervos podem ser cortados, sem falar da perdas dos órgãos que estão sendo retirados, o que pode fazer com que a mulher perca a sensibilidade nesta área.

Depressão e falta de libido

  • A falta dos hormônios que eram produzidos levam a estes estados.

Sintomas de falta de estrogênios

  • Incontinência, secura vaginal, calores, suores, dores nas juntas, palpitações, ansiedade e depressão.
  • Vagina encurtada e ganho de peso.

 

Problemas no útero e ovários em geral se desenvolvem com o tempo, e muitas vezes as pessoas vão adiando a procura de solução. No começo tudo é mais fácil de ser resolvido. Procurar a causa do problema pode ser um desafio, mas é importante. Dieta adequada e sobretudo evitar alimentos que contêm toxinas é de extrema importância para sua recuperação.
Se cuide com amor,

Maria Couto
Homeopatia Clássica

Um Comentário:

  1. Eu não tive problema em rerirar meu útero,meu libido até melhorou e não sofro com nenhum dos sintomas referidos. Ainda bem

    • Olá Tania,
      Ainda bem mesmo, fico feliz que você não tenha sido afetada negativamente pela cirurgia. Quanto à melhora da libido em geral é porque as pessoas tomavam pílula (que é uma das maiores causas de perda de libido), ou mesmo o fato de se livrar de dores ou problemas nesta parte do corpo.

      Tudo e bom e obrigada por participar,
      MC

  2. Até onde eu sei, o útero não produz hormônios, então ele pode sim ser retirado sem nenhum problema. Acho que esse post foi mal colocado, e acaba que pessoas sem muitoa instrução pode vê-lo e achar que é verdade.
    Toda cirurgia tem seus perigos e problemas possíveis, mas se o médico recomenda, é porque é necessário.
    E já foi comprovado que a perda do desejo sexual é psicológica, que não acontece só por retirar esse órgão.

    • Olá Karina,

      Em nenhum momento eu digo que o útero produz hormônios. Porém quando só o útero é removido, parece fazer sentido que, uma vez que você manteve seus ovários, eles ainda estão fazendo todos os hormônios que você precisa, e então você não deve sentir os efeitos da menopausa.

      No entanto, uma vez que o útero e os ovários compartilham o mesmo suprimento de sangue, removendo o útero, o fornecimento de sangue aos seus ovários está comprometido, o que pode causar disfunção ou atrofia do ovário, causando declínio nos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona.

      O útero proporciona integridade estrutural e suporte à bexiga, intestino, ossos e órgãos da pelve também. Separa a bexiga e as entranhas.
      As redes de vasos sanguíneos e nervos do útero direcionam o fluxo de sangue para a pélvis e para os órgãos genitais externos, incluindo os ovários, vagina, lábios e clitóris para resposta sexual. O útero é necessário para o chamado “orgasmo uterino”.

      Como apontado no artigo, erros médicos podem danificar bexiga e intestinos, e danificar nervos importantes durante uma cirurgia de histerectomia.

      Quanto a fazer uma cirurgia que pode ser desnecessária, só porque o “médico recomenda”, leia este artigo na Veja, que diz que há mais mortes por erros e negligência médica, do que por Cancer:
      https://veja.abril.com.br/saude/erro-medico-mata-mais-que-cancer-no-brasil/

      Quanto à “comprovação”de que a perda do desejo é psicológica, quais são estas provas? Isto é absolutamente impossível de ser comprovado. Basta fazer exames para constatar as causas.

      Agora, se você está dizendo tudo isso porque fez a sua cirurgia e quer provar para si mesma que esta foi o melhor caminho, você está perdendo seu tempo e energia. Para quem já fez, mesmo que tenha feito sem ser realmente necessária (veja o link abaixo sobre estatísticas do SUS falando sobre isso), não adianta lamentar e querer provar que quem alerta as pessoas está errada. O negócio agora é ir em frente, cuidando da sua saúde o melhor possível. E da próxima vez que um médico quiser tirar um pedaço seu, se não for para salvar sua vida, pense melhor e veja outras opiniões.

      Link sobre histerectomia desnecessárias:
      https://www.terra.com.br/noticias/dino/campanha-mulheres-salvem-seus-uteros-completa-21-anos-e-chama-atencao-para-o-excesso-de-histerectomias-no-brasil,678dd59dba434a6600b8979b4024c44atcn07qrs.html

      Uma boa tarde e obrigada por tomar seu tempo para nos escrever,
      MC

  3. Olha isso não tem nada ver pois o utero è sò um aparelho reprodutor ..jà os ovarios e trompas acredito que interfira na relação..retirei meu utero a 7 meses e gararanto a vontade so aumento rrrr.

    • Olá Nice,

      O que “não tem nada a ver”?
      Se você não retirou ovários, continua fabricando hormônios, e então é normal que continue tendo desejo sexual. Nenhum estudo médico confirmaria que o fato de tirar o útero aumentaria a libido.

      tudo de bom,
      MC

  4. Eu fiz uma histerectomia mais hoje eu não tenho mais desejo pelo sex eu estou muito preocupada meu esposo reclama muito sobre isso mim ajuda.

    • Cara Ivanete,

      Não sei os detalhes da sua cirurgia, mas se tirou os ovários não produz mais hormônios. É normal não ter mais libido. Para resolver isso procure um especialista em hormônios bioidênticos, faça os exames necessários e passe a fazer a reposição hormonal bioidêntica (que ao contrario das outras não tem efeitos colaterais).

      Boa sorte,
      MC

  5. posso ficar apenas com um
    Ovário ? Poios tenho adenocarcinona in citu paramétricos infiltrados bilateral e terço superior da vagina
    E um corpo luteo hemorrágico no ovário direito

    • Cara Ginette,
      A principio você pode ficar com apenas um ovário sim. Sendo uma situação grave a cirurgia do ovario doente é indicada. Uma coisa importante é você se cuidar para eliminar a tendência a ter esse tipo de problema. Boa alimentação, não cultivar sentimentos negativos e levar a vida com mais leveza irão te ajudar.

      Boa sorte e se cuida,
      MC

Faça seu comentário