FADIGA ADRENAL

fadiga adrenal

Por Maria Couto – 01/02/2014

A fadiga adrenal se refere a uma baixa da produção hormonal das glândulas supra renais. A falta dos hormônios que elas produzem levam a uma grande sensação de cansaço, desanimo e falta de energia.

Estas pequenas glândulas, localizadas sobre os rins fabricam hormônios que participam dos mais importantes processos fisiológicos, como na metabolização  dos carboidratos, gorduras e proteínas, na regularização do açúcar no sangue, sistemas nervoso, cardiovascular, gastrointestinal, imunológico, e muito mais.

Cada glândula é formada por duas partes, a medula e o córtex e cada uma destas partes fabrica diferentes hormônios, que são utilizados pelos diferentes sistemas do corpo. O córtex adrenal fabrica, entre outros, hormônios precursores de testosterona, fundamentais na manutenção da vitalidade e da massa muscular.

A medula adrenal também fabrica adrenalina e noradrenalina, que são liberados em resposta em situações de stress.

Então o primeiro problema relacionado às supra renais é a pessoa entrar em estado de stress constante, o que gera uma fabricação incessante destes hormônios e assim afeta todo o organismo, especialmente as tireoides. Certamente responder a situações de stress é algo maravilhoso, mas somente em situações de perigo real, permitindo a tomada de ações necessárias para preservação da vida. Quando tornamos a emissão destes hormônios muito repetitiva, todo o organismo é penalizado.

Precisamos analisar nosso dia a dia para ver se estamos reagindo automaticamente, se estamos super-dimensionando alguma situação de stress.

Existem também os estados de stress oculto, quando não queremos ver o que nos incomoda e fazemos de conta que está tudo bem. Aí, um belo dia, aparece uma doença que nos surpreende. Mas uma doença grave, a não ser que seja de origem genética, não aparece de um dia para o outro.  Quando algo vem à tona, é porque já estava ali, submerso em algum lugar do inconsciente e dos tecidos e células.

Outro problema é o fato de o cortisol bloquear os receptores para a progesterona, impedindo-a de a sua função e desta forma diminuir a produção da própria progesterona e  testosterona como já mencionado, e DHEA.

O primeiro sintoma da fadiga adrenal é baixa energia, mas a confirmação deve sempre ser feita através de exames analisados por um professional da saúde qualificado. Outros sinais que podem evidenciar baixa produção adrenal:

–       Visão borrada ou pontos à frente dos olhos/muita sensibilidade à luz

–       Problemas de tireoide

–       Stress prolongado/tendência a se estressar por pequenas coisas

–       Alta sensibilidade por produtos químicos

–       Fadiga excessiva após fazer exercícios

–       Dores lombares

–       Palpitações

–       Insônia

–       Problemas digestivos

–       Pressão sanguínea desregulada

–       Urinação excessiva

–       Pés e mãos muito frios

–       Falta de ar

–       Ânsia por açúcar e estimulantes

–       Problemas de memoria e concentração

–       Ansiedade, depressão, irritação, raiva

–       Incapacidade para lidar com problemas, super-dimensiona os fatos

Sem dúvidas outras causas podem gerar os sintomas acima, mas considerar a possibilidade de fadiga adrenal é muito importante pois trata-se de  um conceito relativamente novo, e que muitas vezes não é levado em consideração. Isso faz com que a pessoa fique sofrendo, muitas vezes  tomando remédios que não resolvem o problema e ainda têm efeitos colaterais.

No meu caso pessoal eu sempre me trato com homeopatia – mas como homeopatia não repõe hormônios, faço minha suplementação hormonal com hormônios bioidênticos.

Existem vários exames que podem analisar suas supra renais, o que pode ser feito por médicos homeopatas, naturopatas e outras áreas das medicinas naturais.

Precisamos começar a nos olhar de forma mais completa, para sermos capazes de perceber nossos vários aspectos. Perceber é a palavra mágica, que nos permite ver os seres complexos que somos e como tudo está interligado.

Uma folha de papel e algumas canetas coloridas podem ajudar. Desenhar uma mandala sobre o nosso momento é uma maneira muito interessante de percebermos os vários setores da nossa vida.

Devemos desenhar/escrever livremente, sem pensar muito, deixando a mente subconsciente (ou super-consciente se possível) tomar a dianteira, e depois de finalizado paramos para analisar. É legal escrever a análise, enquanto a mensagem está fresca na cabeça.

O passo seguinte é traçar um programa para melhorar o que precisa ser melhorado, dar atenção para o que é importante e está sendo esquecido e até mesmo eliminar o que é destrutivo ou contrário ao crescimento e felicidade. É um processo de auto-conhecimento e atenção ao momento presente.

2 Comments:

  1. Quais hormônios bioidenticos devem ser suplementados? Estou com baixos níveis de cortisol matinal, DHEA e testosterona, tb estou com hipoglicemia.

    • Olá Fulviah,

      O normal é suplementar todos os hormônios que estiverem baixos. Mas isso somente um especialista em hormonios bioidenticos saberá fazer de forma segura. Hormônios convencionais são sintéticos e cheios de efeitos colaterais.
      Quanto à hipoglicemia, é preciso ver a causa. Você tem diabetes? Se alimenta pouco e com alimentos que não te dão os nutrientes necessários? Pode ser também efeito de algum remédio que você toma. Leia as bulas!

      Sugiro que você leia o livro “Melhore Sua Saúde Com Hormônios Bioidênticos, Homeopatia e Nutrição. Ele irá te dar um panorama geral do assunto. Depois você pode procurar um bom especialista para analisar seu caso.

      Você pode comprar o livro pela Amazon, clicando neste link: http://amzn.to/2FPFNtX

      Boa sorte e se cuide,
      MC

Faça seu comentário