CIRURGIÕES ESQUECEM OBJETOS NO CORPO DOS PACIENTES

 

Por Maria Couto
03/03/14

Muitas pessoas que fizeram histerectomia (retirada total ou parcial do útero e ovarios) nos enviam depoimentos pedindo  sugestões para suas dores, já que seus médicos não levam suas queixas a sério, ou mesmo evitam atendê-las.

Os dados mencionados abaixo são de uma publicação francesa La Nutrition, onde eles citam alguns casos impressionantes sobre objetos deixados nos corpos dos pacientes: ataduras, metais, fios e até tesouras. Há casos semelhantes em todo o mundo.

Todas as pessoas que fizeram alguma operação e sentem fortes dores que não passam, devem procurar seu medico, ou mesmo outro medico para fazer exames que possam constatar se há algum objeto estranho dentro do corpo, já que infelizmente isso ocorre.

Sabemos que há excelentes médicos mas também sabemos daqueles que não honram o juramento nem o seu diploma. Eu me lembro do caso de uma amiga que foi operada e quase foi costurada com uma tesoura dentro do ventre. Isto só não aconteceu porque havia um medico da família assistindo e ele lembrou à equipe sobre a tesoura. Ele também contou que a paciente era muito gorda, e que a equipe contava piadas sobre gordos enquanto operavam. Dá para acreditar?

Na foto abaixo a paciente sentia fortes dores após uma cirurgia cesariana, que não passava apesar dos  fortes medicamentos que tomava. O medico dizia que “isso era normal”, que “ia passar” ou que “a dor era psicológica”.

pince-ventre

Uma outra paciente que fez uma cirurgia de estômago ficou mais de cinco meses com uma pinça de 15 cm no corpo, sentindo terríveis dores e ouvindo sempre a mesma resposta rápida “que não era nada”, num atendimento em que o médico nem ao menos olhava ou apalpava seu corpo.

Como sempre digo, vamos nos tornar mais fortes, esclarecidas e exigentes com aqueles que tratam do que temos de mais precioso: nossa saúde.

A matéria cita outros casos, para quem quiser ler na íntegra: http://www.lanutrition.fr/

 

Um Comentário:

  1. Alguém com casos parecidos processou o médico? Tem resposta.e rápido? Idenizou? Qto?

Faça seu comentário