Hiperatividade
ADD e ADHD (Attention deficit disorder /Attention deficit hyperactivity disorder) são condições que tem sido muito difundidas nos últimos anos, juntamente com a propaganda de medicamentos como Ritalin.
Não nego que tais disfunções existam, mas é muito perigoso se deixar levar pelo que vira moda, pois o que se tem visto é a prescrição de Ritalin sem a menor consciência por parte de alguns profissionais. Ritalin tem sérios efeitos colaterais, entre eles depressão, glaucoma, ataque cardíaco, contrações musculares, severa ansiedade e outros.
Observar para detectar causas
Quando uma criança está anormalmente agitada, é preciso detectar as causas. Fatores alimentares devem ser levados em consideração, pois se a criança não tem todos os nutrientes necessários, a capacidade de atenção diminui. Components químicos de comidas industrializadas e refrigerantes e excesso de açúcar produz irritação, nervosismo e hiperatividade. Pouco sono, falta de horário par ir para a cama e excesso de TV, e vídeo games (nos casos de bebês, o excesso de estímulos visuais de desenhos animados) são fatores que agitam a mente e causar sintomas de hiperatividade e irritação/agressividade.
Paciente de 2 anos
Às vezes causas menos óbvias podem estar levando a comportamentos anormais. Uma criança que ainda não sabe explicar o que sente pode estar sentindo uma dor que a faz ficar inquieta, como foi o caso de uma paciente minha, de 2 anos de idade. Ela não parava quieta e estava bastante agressiva, e o medico receitou Ritalin. Por sorte a mãe leu a bula e resolveu que não iria dar de jeito nenhum.
Ao observar a criança, eu notei que ela ficava muito com a boca aberta, e enfiava o dedo quase todo no nariz, como se algo o incomodasse lá no fundo. Ao comentar com a mãe, ela disse que a filha às vezes tinha problemas respiratórios. Ao ser levada num especialista, foi diagnosticado inchaço nas adenoides (pequenas glândulas que ficam perto do final da cavidade nasal).
O que a medicina oferece para este problema é cirurgia, o que não é ideal pois as adenoides fabricam importantes anticorpos. Além do mais, sob o ponto de vista homeopático, o que causa seu crescimento não é removido com a cirurgia.
Minha paciente tomou Homeopatia por três semanas, e nunca mais teve nenhum problema no nariz. A irritação e hiperatividade desapareceram, ficando a penas a vivacidade normal para uma criança da sua idade.
Real diagnostico de atenção deficiente
Às mães que são super ocupadas e que procuram uma solução rápida para os problemas dos filhos, eu sugiro que prestem atenção e analisem várias possibilidades antes de submeterem suas crianças a algo irreversível. Se a criança tiver um real diagnostico de
ADHD, isto pode significar que ela tem um problema genético que faz com que a parte do cérebro responsável pela atenção seja mais tênue do que deveria ser. Em muitos casos isto não é irreversível, pois muitas vezes à medida em que a criança cresce, esta parte do cérebro também vai se desenvolvendo.
Raramente, machucados na cabeça podem afetar o comportamento, mas isto pode acontecer.
Paciente de 7 anos
Este foi um caso tomado por um dos meus professores, uma menina de 7 anos, com real diagnostico de ADHD, de causa genética.
Sua mãe mostrava um profundo cansaço pois a criança vivia em seu mundo, se comunicava de forma muito elementar e era muito teimosa e agressiva. Ela já havia começado anteriormente um tratamento homeopático com excepcional resultados, mas seu homeopata havia se mudado para outra cidade.
Após 2 horas tomando o seu caso, e feita prescrição, não tivemos notícias dela por duas semanas, após as quais a mãe reportou que a melhora continuava. Num caso como este não se espera uma recuperação total, embora com o tempo e os devidos cuidados, nada é impossível. Cada um de nós tem uma força interior que devidamente guiada pode realizar grandes feitos.
Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretende tratar ou substituir tratamento medico.
Maria Couto, DCHM
Homeopatia Classica
Atendimento pessoal e via Skype, em Português, Inglês e Francês
Olá, Dra. Maria Couto…parabéns pela matéria. Realmente homeopatia funciona sim, para todas as idades. Minha filha teve refluxo quando pequena e o tratamento com a homeopatia foi perfeito. Hoje tenho um filho com 4 anos de idade, apresentou comportamentos em atrasos como não falar e muito agitado. Hoje estamos em tratamento homeopático para ajudá-lo a melhorar a cada dia o comportamento e concentração no aprendizado. estamos na luta..acreditando na melhora sempre.
Gostaria muito de falar contigo .
Abraço,
Cara Eliana,
Primeiramente meu título não é Dra. e sim “Homeopath”, de acordo com o curso de Medicina Homeopática que fiz no Canadá.
A homeopatia é realmente a medicina mais perfeita que existe e fico feliz que você tenha tido bons resultados com ela. Se você quiser falar comigo por favor mande uma mensagem para o “CONTATO” (https://essenciafeminina.blog.br/contato/) que vai direto para mim.
Tudo de bom,
MC
Boa noite!!!
Gostaria de receber mais informações sobre o tratamento homeopático em crianças
Se alguém já fez e se realmente ajuda.
Desre já agradeço se puderem me ajudar
Olá Jadna,
Imagino que você queira ter opinião de outros leitores sobre o assunto. Como homeopata te digo que sem dúvida homeopatia funciona para crianças e para todas as idades. Milhões de pessoas no mundo todo se tratam com homeopatia, há 200 anos.
Veja aqui alguns artigos sobre homeopatia para crianças:
https://essenciafeminina.blog.br/?s=crian%C3%A7as
Boa sorte,
MC