Homeopatia Para Emergências – Remédios Para Ter Sempre à Mão – Parte I

Arnica montana

homeopatia-Arnica

Remédios homeopáticos são maravilhosos para primeiros socorros e situações de emergência em geral. Em ocorrências graves deve-se procurar ajuda médica/pronto Socorro imediatamente, mas em casos de menor gravidade o remédio homeopático pode trazer excelente e rápido resultado. Mesmo em casos graves, esperando a chegada do medico ou a caminho do hospital, o remédio homeopático pode ser dado, o que muitas vezes já resolve a situação.

Vou falar, no decorrer de três semanas de um pequeno grupo de remédios homeopáticos que cobrem algumas situações mais corriqueiras: Arnica montana, Arsenicum album, Calendula, Hamamelis, Hypericum, e Ledum.

Para problemas de longa duração o auto medicamento com Homeopatia não é recomendado. Problemas mais sérios ou crônicos precisam ser repertorizados por alguém especialista em Homeopatia, para não haver o risco de se escolher o remédio errado.

Então, para fins de primeiros socorros, vamos começar por um remédio usado há séculos, e de modo geral conhecido por todos:

ARNICA MONTANA

Uso externo

O principal uso externo de Arnica montana em forma de pomada, é para contusões, manchas roxas, torceduras, dores musculares, dores nas juntas, flebite superficial e mordidas de insetos, entre outros. Jamais a use em machucados que tenham ferida ou qualquer abertura na pele.

Uso interno

Internamente, sob forma homeopática, a arnica ajuda o organismo a curar os machucados e clarear equimoses (Mancha escura ou azulada devida a uma infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo). Para família com criança em casa, é fundamental tê-la à mão. Ela ajuda a superar as dores no corpo todo por excesso de trabalho físico, assim como as dores de batidas e machucados em geral.

  • Ela é usado no mundo todo também para prevenir equimoses resultantes de cirurgias plásticas.
  • Choques – Arnica é o remédio número um para choques e sustos. Em uma situação de trauma, como numa batida de carro por exemplo, ela irá trazer equilíbrio, dissipando o choque.

criança-homeopatia

Doses Sugeridas

  • Em forma de pomada, deve ser passada no local que está machucado, desde que não haja pele rachada ou ferida aberta.
  • Internamente ela só deve ser tomada em forma homeopática, por ter sido muito diluída, já que ela é tóxica em doses cruas. Em caso de choque 1 glóbulo de Arnica 200CH pode ser dado de 10 em 10 minutos por até 3 vezes, e depois vai-se espaçando até que a pessoa esteja totalmente bem. Importante: quando a pessoa estiver bem, PÁRA DE TOMAR.
  • Como preventivo para cirurgia plástica, é indicado a Arnica 4D, para serem tomados 4 glóbulos 3 vezes por dia, começando duas semanas antes da cirurgia, e tomando uma semanas após a mesma.

Como tomar o remédio homeopático

Coloque o (s) glóbulo (s) sob a língua, sem tocar neles, diretamente da tampa do vidro. Deixe ir dissolvendo devagar. Evite café, pasta de dente ou mesmo alimentos 20 minutos antes e depois de tomar sua homeopatia. Se for dar para bebês ou pessoas impossibilitadas de colocar os glóbulos sob a língua, é só dissolver os glóbulos em um pouco de água e dar com uma colherinha ou seringa. O mesmo vale para animais.
Existem vários tipos de arnica, mas os remédios homeopáticos são feitos da espécie Arnica montana, cujo uso é conhecido há séculos. Nativa das montanhas da Europa e Sibéria, E cultivada na América do norte, a Arnica é da família Asteraceae, a mesma família do Girassol. Suas propriedades medicinais devem-se a seus vários princípios ativos que têm propriedades anti-inflamatórias.

Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretende tratar ou substituir tratamento medico.

Maria de Lourdes Couto Alves, DCHM
Homeopatia Classica

Atendimento pessoal ou por Skype, em Português, Inglês e Francês

4 Comments:

  1. Oi sou brasileira, tenho problema com Bartholin, tem uma medição específica para o tratamento.

  2. Porque a dinamização como preventivo para cirurgias plásticas é em D e não CH?

    Outra pergunta, para traumas, ao invés do glóbulos pode ser líquido? 200CH?

    • Olá Fernanda,

      Porque a dinamização como preventivo para cirurgias plásticas é em D e não CH?
      __ Quanto mais alta a dinamização mais ela atua no estado emocional. Na cirurgia a intenção é ajudar o físico, ou seja, as celulas a se recuperarem, e portanto recomenda-se baixa dinamização. Outro fator, é que sendo baixa pode ser repetida mais vezes.

      Outra pergunta, para traumas, ao invés do glóbulos pode ser líquido? 200CH?
      __ Líquido e glóbulos têm o mesmo efeito.

      Atenciosamente,
      MC

Faça seu comentário