Homeopatia Para Emergências – Remédios Para Ter Sempre à Mão – Parte III

Calêndula officinalis

Homeopatia-calendula-officinalis

Calêndula é um importante remédio para a desinfetar e cicatrizar pois tem ação antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante. A Homeopatia usa a Calêndula sob forma de tintura mãe, óleos e cremes, além de glóbulos em variadas diluições para tratar externa e internamente.

Cortes abertos e feridas com pus

Calêndula pode ser usado em cortes e feridas, seja recente ou não, ajudando a prevenir queloides e acelerando a cicatrização. Em machucados com pus, ela desinfeta e ajuda a limpar.

Como a Calêndula promove uma cicatrização muito rápida, é importante limpar a pele com água antes de usá-la. Nos casos acima pode ser usado em forma de creme ou gel, ou em forma de tintura mãe (mother tincture), dissolvendo algumas gotas em uma colher de sopa de água para passar no local com um algodão.

Após extração de dente

Dissolver algumas gotas (5 a 10) da tintura mãe em 200ml de água, e bochechar 4 a 5 vezes por dia.

 

Calendula-queimadura-de-sol

Queimaduras

Para queimaduras de sol e queimaduras em geral que não sejam graves, Calêndula traz alívio e ajuda a pele a se regenerar.

 

Eczema e irritações da pele

O óleo de Calêndula pode ser útil em casos de eczema, mas apenas para dar alívio exterior e ajudar a reparar a pele seca. Ele não cura a eczema, que deve ser tratada com o remédio homeopático internamente, de acordo com indicação professional.

Hemorroidas

O creme de Calêndula e Hamamelis (que tem ação vasoconstritora e descongestionante) ajuda a aliviar dor, queimação e inchaço. Para curar a causa, o remédio homeopático adequado deve ser indicado por professional de acordo com as características de cada caso.

 

baby-calendulaBebês

Para assaduras  (ou queimaduras) usar o óleo ou creme e evitar o gel que pode ter uma ação pegajosa, imprópria para locais onde partes do corpo façam contato. Existem muitas marcas próprias para bebês, em forma de creme ou “ointment” como por exemplo a Weleda “Calendula baby cream”.

 

Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretendem tratar ou substituir tratamento médico. Todo medicamento deve ser guardado fora do alcance de crianças.

Maria de Lourdes Couto Alves,  DCHM
Homeopatia Clássica

Atendimento pessoal ou por Skype, em Português, Inglês e Francês

Faça seu comentário