Homeopatia Para Emergências – Remédios Para Ter Sempre à Mão – Parte IV

Hamamelis

Hamamelis homeopathy

Hamamelis é uma planta linda e  muito interessante. Também conhecida como Witch-hazel, usada há séculos pelos seus poderes curativos. O nome “Whitch” não se refere a bruxa, e sim ao nome wiche do inglês arcaico, e significa algo que se dobra ou que é maleável, porque suas longas pétalas se dobram protegendo a flor central, quando o tempo esfria.

O nome Hamamelis tem o significado de se ter flor e fruto ao mesmo tempo, pois as flores ocorrem junto com a maturação dos frutos do ano anterior. Outro fato interessante sobre esta fascinante planta, é que seus frutos se abrem explosivamente quando é hora de soltar as sementes, que são jogadas até a dez metros de distancia, o que lhe dá seu outro nome, “Snapping Hazel”, porque eles estalam ao soltar as sementes.

Galhos do arbusto, em forma de forquilha, eram usados para detectar água e metais na terra, especialmente ouro.

Usos da Hamamelis na Homeopatia

Para escoriações usar pomada ou banhar a área com 5 a 8 gotas da tintura mãe, dissolvida em uma colher de sopa de água (aprox. 15ml).

Hamamelis, como Calêndula, é indicado para tratamento local de hemorroidas, ajudando a cicatrizar e aliviar a dor em casos de congestão, inchaço e sangramento.

O maior benefício desta planta é atuar nas veias, ajudando em problemas de varizes e consequentemente circulatórios, e neste caso deve ser usada internamente, sob orientação professional.

Cuidado com crianças quando usar tintura mãe, pois pode ser tóxico se tomado incorretamente.

Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretende tratar ou substituir tratamento medico.

Maria de Lourdes Couto Alves,  DCHM
Homeopatia Classica

Atendimento pessoal ou por Skype, em Português, Inglês e Francês

Faça seu comentário