Homeopatia Para Emergências – Remédios Para Ter Sempre à Mão – Parte VI

Ledum palustre

ledum-homeopathy

Chegamos ao ultimo remédio do grupo de “remédios homeopáticos para emergências” desta série. Sem dúvida existem vários outros, mas este primeiro grupo já poderá ajudar bastante no seu dia a dia.

Após tantas flores amarelas, finalmente… flores brancas!
Ledum deve o seu nome ao grego ledos que significa lanoso, com aspecto de lã. O termo palustre significa que ele cresce em regiões pantanosas. Cresce principalmente América do Norte e regiões dos Alpes na Europa. É usado na homeopatia há muitos anos, e tem-se evidências do seu uso popular séculos atrás, mas não deve ser usado na sua forma crua, pois contem óleos tóxicos.

homeopatia para olhosLedum, em forma homeopática, seja em glóbulos ou pomada é um remédio muito interessante, pois tem afinidade com os olhos e é indicando quando a pessoa fica com os olhos injetados, vermelhos por alguma hemorragia (neste caso uso interno dos glóbulos). Útil também para machucados que deixam a pele em volta  dos olhos roxa ou preta (como pomada passada na pele).
A peculiaridade do Ledum é que suas feridas são frias ao toque, e torceduras nas juntas que também apresentam temperatura fria, mas que melhoram com aplicações frias.

As feridas de Ledum são pálidas e sangram pouco. Indicado para feridas causadas por objetos pontudos como agulhas e pregos, ele previne o tétano (em caso de suspeita de tétano, toma-se o Ledum e procura-se ajuda médica). Ele tem afinidade também com machucados nas solas das mãos e dos pés; e é muito útil para picadas de insetos e animais, e machucados causados por injeções.

Externamente Ledum pode ser usado como pomada para lesões externas e picadas de insetos ou animais, e internamente 4 globulos na potência 30CH, 3 a 4 vezes por dia até que haja melhora, por no máximo três dias.

Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretende tratar ou substituir tratamento medico.

Maria de Lourdes Couto Alves,DCHM
Homeopatia Classica

Atendimento pessoal ou por Skype, em Português, Inglês e Francês

Um Comentário:

Faça seu comentário