Dúvidas Relativas a Modulação Hormonal

Boa tarde!

Achei uma médica que atende no Rio de Janeiro neste site e fui em busca da modulação hormonal para tratar minha endometriose e me livrar do Allurene, que embora tivesse dando bons resultados, os efeitos para minha saúde não compensavam.

Após uma bateria de exames, a médica, dentre outros suplementos, me receitou progesterona bioidêntica 200 mg por dia, no mesmo momento achei a dosagem alta mas a médica disse que o Allurene tinha fechado meus receptores e eu precisava dessa dosagem.

progesterona_cremeApós 3 meses do uso da progesterona bioidêntica, minha progesterona que era 259 pg/ml foi para 5.360,0 pg/ml, entretanto, o estradiol(E2) também aumentou absurdamente, foi de 66 pg/ml para 505 pg/ml. Quando questionei o aumento do estradiol à médica, a mesma perguntou se eu acreditava mesmo no resultado daquele exame, eu fiquei assustada, pois se ela se baseou naquele mesmo exame e me receitou novos suplementos, porque estaria errado somente o de estradiol?

A médica insistiu em dizer que a progesterona nada tem a ver com o aumento do estradiol, que são receptores diferentes, mas como sou muito preocupada, pedi que ela me desse um novo pedido daqueles hormônios. A médica me deu e disse para eu fazer esses exames depois de 2 meses, mas eu fiz dias depois para me tranquilizar. O estradiol continuava alto e eu enviei o resultado pra médica e ela pediu que eu parasse com a progesterona por um mês.

Eu, preocupada com a minha endometriose, questionei o porque parar com a progesterona já que a médica tinha informado que ela não teria nada a ver com o aumento do estradiol e o que eu faria depois de um mês caso ao voltar com a progesterona, o estradiol aumentasse também. A médica então disse para eu voltar a usar a progesterona 200 mg ao dia e disse “Está havendo alguma contaminação que está transformando em xenoestrogênio e isso aparece no sangue, aumentando o seu estradiol”, mas uma vez inconformada eu questionei o porque o meu xenoestrogênio estaria alto aumentando o meu estradiol se antes de usar a progesterona bioidêntica o meu estradiol era baixíssimo e a médica me respondeu “O xenoestrogenio está presente em tudo. Vamos aguardar”

Agora não sei o que fazer, em um momento a médica disse para eu parar a progesterona e depois para continuar. Tenho medo do meu estradiol continuar aumentando e ela não me receitou nada para baixá-lo. Preciso saber realmente se a progesterona bioidêntica ou por ela estar nessa dosagem de 200mg ao dia podem estar aumentando tanto meu estradiol e o que eu devo fazer?

Um Comentário:

  1. Cara leitora,

    Primeiramente obrigada por partilhar sua experiência.

    Eu sour formada em Homeopatia e meu entendimento sobre hormônios bioidênticos refere-se somente às minhas pesquisas pessoais e o uso que faço deles há 8 anos, com excelentes resultados.

    Assim sendo, só posso te dar uma opinião não médica. Além do mais não conheço nada da sua história anterior. Mas vamos por partes:

    1 – Sei que quando vamos ao médico, por princípio, acreditamos neles e fazemos o que eles sugerem sem pensar – e isto é um erro. Quando vc suspeitou que a dose estava excessiva vc tinha o direito de dizer que não a usaria, e não pagar a consulta. Eu trabalho com homeopatia, e somos instruídos pelo Conselho de Medicina a explicar o tratamento para o paciente e obter o consentimento dele. Se ele não concordar, não tem nem que pagar a consulta.

    2 – Eu nunca ouvi falar de se prescrever uma dose tão alta de progesterona. A minha, por exemplo, e de pessoas que conheço é 30MG.

    3 – Como vc estava tomando um medicamento que afetava seus hormônios a primeira coisa a fazer, no meu entendimento, seria esperar dois ou três meses para iniciar algo novo.

    4 – Ao fazer consulta com especialidades novas a pessoa deve sempre pedir referências e perguntar qual a formação do médico e tempo de experiência. Sei que não adianta te dizer isto agora, mas poderá servir para outras pessoas que lerem este artigo. Isto não impede decepções, mas já ajuda a filtrar melhor o profissional, já que é um tratamento caro.

    5 – Quanto às explicações sobre os resultados dos exames, sem comentários!!!

    6 – Pelo meu conhecimento sobre endometriose, as causas são excesso de estrogênios (na maior parte das vezes causado por pílula anti-concepcional) e fatores emocionais.

    Para finalizar te sugiro conversar sinceramente com a médica, e pedir o dinheiro da consulta de volta. Sugiro que páre com tudo até que vc possa procurar um bom médico e recomeçar. Os hormônios bioidênticos são maravilhosos, e se não houver contra-indicações, valem a pena.

    Sugiro também um tratamento homeopático, que poderá te ajudar demais.

    Quanto ao medicamento que vc usava antes, na minha opinião é algo que ninguém deve tomar. Dá uma olhada na lista dos efeitos colaterais:

    ALLURENE (REMÉDIO PARA ENDOMETRIOSE)

    Efeitos colaterais graves:

    – Dormências ou fraquezas, especialmente em um lado do corpo;
    – Dor de cabeça súbita e grave, confusão, problemas com a fala, visão ou equilíbrio;
    – Dor no peito ou sensação de peso, dor que se estende para o braço ou ombros, náuseas, suores, sensação de mal-estar;
    – Tosse súbita, chiado, respiração rápida, tosse com sangue;
    – Dor, calor, inchaço, vermelhidão nas pernas;
    – Enxaquecas;
    – Dor de estômago, comichão, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelamento da pele ou olhos);
    – Inchaço das mãos, tornozelos ou pés;
    – Nódulos na mama
    – Sintomas de depressão (problemas de sono, fraqueza, cansaço, alteração de humor).

    Efeitos Colaterais menos graves:

    – Náusea leve, vômitos, inchaço, cãibras estomacais;
    – Dor no peito ou sensibilidade;
    – Sardas ou escurecimento da pele, acne;
    – Ganho de peso;
    – Problemas com lentes de contato;
    – Coceira ou corrimento vaginal, períodos menstruais muito leves;
    – Diminuição do desejo sexual

    Eu sinceramente te desejo uma pronta recuperação, e que vc ache o caminho para a cura!
    MC

    Maria Couto, DSHM
    Homeopatia Clássica
    Atendimento pessoal em Toronto-CA e por Skype para todo o mundo

Faça seu comentário