Beleza e Alimentação – Sucos Orgânicos e Sucos Verdes

Beleza e Alimentação começa com bons nutrientes

beleza e alimentação

 

Sucos orgânicos: Uma ótima maneira de dar ao seu organismo vários nutrientes ao mesmo tempo, com rápida absorção.

Gostaria de compartilhar com você as receitas de sucos inspiradas na Gerson Therapy. Nesta terapia são indicados dois tipos de sucos para serem tomados várias vezes por dia, para prover ao organismo minerais e vitaminas e assim curar várias doenças, incluindo algumas muito sérias. Nestes casos deve haver acompanhamento médico.

Para casos não graves, creio que duas a três vezes por dia já faz uma enorme diferença para melhor. É fundamental que todos os ingredientes sejam orgânicos. Sob hipótese alguma use produtos não orgânicos para não sobrecarregar seu organismo com mais toxinas. O propósito destes sucos é desintoxicar o organismo e prover as vitaminas e minerais necessários para um ótimo funcionamento das células.

Meu marido e eu  começamos tomando três vezes por dia, e depois decidimos que, para nós, duas vezes são suficientes – antes do café e por volta das 8 da noite. Nossa experiência com os sucos tem sido maravilhosa.

Alguns sinais de que seu organismo está pobre em nutrientes

  • Cabelo seco e sem vida
  • Unhas quebradiças
  • Problemas de pele
  • Intestino irritável/constipação
  • Mau humor/depressão
  • A deficiência dos elementos necessários também leva a doenças mais graves (o médico que desenvolveu esta terapia o fez para a cura de cancer, aliado a uma dieta estrita e alguns suplementos).

Gravidez, pós-parto e períodos de stress

Uma nutrição correta pode ajudar muito ou até mesmo eliminar problemas na gravidez e pós-parto. Como a demanda por nutrientes é muito maior na gravidez, uma especial atenção deve ser dada à alimentação neste período, para que após dar à luz a pessoa não esteja tão fragilizada e sem energia a ponto de adoecer.

Períodos de stress por acúmulo de trabalho, mudanças na vida, necessidade de cuidar dos outros são muito agravados se não nos lembramos de nos cuidar também, e de dar atenção àquilo que trazemos para o nosso sistema. Num momento de correria mais vale ter à mão algumas bananas, castanhas cruas e tâmaras do que tomar um café para “enganar”o estômago.

Sem se descuidar da alimentação como um todo, os sucos orgânicos podem ajudar muito nesta hora, garantindo que você comece seu dia dando ao seu organismo boa parte do que ele necessita em termos de vitaminas e minerais. Eles têm que ser frescos e tomados imediatamente após serem feitos, mas se você deixar as frutas e vegetais limpos, só vai gastar uns 2 minutos para fazê-lo.

O que você nota quando começa a tomar os sucos

  • A primeira coisa que se percebe em geral é um espetacular funcionamento dos intestinos
  • Melhor energia
  • Pele e cabelos mais nutridos
  • Outra coisa interessante é que se você tomar seu suco antes do café e refeições, vai sentir muito menos fome que o normal e portanto vai comer menos.

Inspirado nos Sucos da Gerson Therapy

Suco de laranja, cenoura e maçãSuco I (para uma pessoa)

1 maçã verde

1 cenoura média a grande

1 laranja

 

 

beleza e alimentaçãoSuco II – Suco verde (para uma pessoa)

  • 1 folha de alface –  variar com verde bem escura, vermelha, romana
  • 1 folha de endívia
  • 1 folha de escarola
  • 1 ou 1/2 folha de repolho roxo
  • I folha – ou um pedaço da folha se ela for muito grande, de swiss chard (um tipo de acelga que tem os talos vermelhos, amarelos ou brancos)
  • 1 folha – das mais tenras –  de beterraba (compra a beterraba organica e usa as folhas para o suco e a beterraba para salada)
  • pequena porção de agrião
  • 1 maçã verde

Importante: Tomar imediatamente após fazer. Não engolir de uma vez, para não aumentar subitamente o açúcar no sangue.

Como você pode ver os sucos são super simples. O primeiro, maçã, cenoura e laranja é ideal para ser tomado de manhã, antes do café, e o suco verde antes do almoço ou jantar. Após tomar o suco, sempre espere de 10 a 15 minutos antes de comer.

Como não é sempre que se encontra todas estas verduras orgânicas ao mesmo tempo, você pode ir variando de acordo com o que encontrar.

Exemplo de um suco verde sem todos os ingredientes sugeridos (quantidade para dar um copo de 300 ml de suco – para uma pessoa):

  • 1 maçã verde
  • 1/3 de folha de swiss chard
  • ½ folha de repolho roxo
  • 2 folhas de alface vermelha
  • 1 folha de beterraba
  • 1 laranja

Como vc pode ver eu adiciono uma laranja no nosso suco verde, pois assim ele fica bem mais gostoso. Eu vou mudando os tipos de folhas mas mantenho sempre a maçã e a laranja.

O que não colocar

O Dr. Gerson sugere não se usar nunca espinafre nos sucos pois segundo ele o espinafre só deve ser usado cozido, para não atrapalhar a absorção de cálcio.

Como lavar as frutas e legumes

beleza e alimentação

As frutas e legumes devem ser lavados cuidadosamente, com uma escova. Pode-se raspar delicadamente as cenouras, mas  as cascas das maçãs devem ser mantidas pois elas contêm alto teor de vitaminas.

As folhas: primeiro lavar em uma bacia com água para tirar alguma terra. Em seguida enxaguar e colocar numa bacia com um punhado de sal e umas duas a três colheres de vinagre. Deixar uns 10 minutos e lavar meticulosamente sob um fio de água da torneira. Por último deixar de novo de molho em água filtrada. Esta parte é importante, pois a água da torneira contém muito cloro.

Invente seu suco

Sem dúvida você poderá fazer grandes variedades de sucos. O interessante de fazer pelo menos uma vez por dia os que o Dr. Gerson recomenda, é que seus ingredientes foram profundamente estudados para que o organismo possa ser provido de tudo de que necessita.

Eu faço alguns diferentes para outros momentos do dia, como por exemplo cenoura, laranja e salsinha que é diurética e ajuda na digestão. Pessoas que tem baixo ferro no organismo podem acrescentar couve, que é muito rica neste mineral.

O que você ganha tomando dois sucos por dia

Beleza e alimentação estão interligados, especialmente à medida em que nos tornamos mais maduros. Se você tomar o suco duas vezes por dia, pode-se considerar que você estará consumindo 2 maçãs, 2 laranjas, 2 cenouras e uma porção de folhas verdes. Estes elementos desempenham papeis fundamentais nos processos de renovação celular, e sua falta é sentida como doença.

O uso dos sucos não elimina a necessidade de se comer saladas cruas usando vários outras verduras, assim como vegetais cozidos. Porém eles são uma forma maravilhosa de acrescentar nutrientes que são absorvidos rapidamente, especialmente para pessoas que não têm o hábito de ter uma alimentação completa.

Veja alguns dos nutrientes que você estará adicionando à sua dieta:

Maçãs

Vitaminas A, C, D, E, K, Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vit. B6, B12, Folate, Pantothenic acid, Choline, Bethaine, Omega 3, Omega 6, Carboidrato e proteína. Minerais: Calcium, ferro, magnesium, phosphorus, potassium, sodium, zinco, cobre, manganês, selenium, fluor.

Cenouras:

Proteina, carboidrato, açúcar, ômega-3, ômega-6. Vitaminas: A, C, D, E, K, Thiamin, Niacin, Riboflavin, B-6, Folate, B-12, Pantotenic acid, Choline, Betaine. Minerais: Calcium, Ferro, Magnesium, Phosphorus, Potassium, Sodium, Zinco, Cobre, Manganês, Selenium, Fluor.

Folhas Verdes

Ricas em  vários nutrientes, incluindo cálcio, fósforo, manganês, potássio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas A, B, C, E, K, entre outros. São também muito ricas em fibras.

Se você quer saber mais sobre a Gerson Therapy, veja o vídeo e 1h30 (legendado) sobre sua interessante história. Ele desenvolveu este trabalho baseado na sua pesquisa sobre cura do cancer, mas sua dieta é interessante para todos, e seu trabalho fascinante.

Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.

Veja sobre a historia da homeopatia e seus princípios de cura, clicando aqui.
Maria Couto

 

 

 

Faça seu comentário