Veja abaixo sugestões para o tratamento de depressão de forma natural, com alimentos saudáveis, homeopatia e algumas atividades que te ajudarão a tomar pé da sua situação. O primeiro passo é entender a causa do problema, para ver que tipo de ajuda você precisa.
Diferenças entre ansiedade, depressão e crise de pânico
Depressão, ansiedade e crise de pânico são coisas diferentes, mas que muitas vezes vêm juntas. Depressão acontece quando a pessoa fica estagnada numa situação de tristeza e não consegue sair dela. Ansiedade é uma sensação muito ruim, com expectativas negativas sobre cada pequena coisa do dia a dia.
No processo ansioso, a pessoa não consegue relaxar no momento presente. Estas sensações podem ser acompanhadas de taquicardia, dificuldade respiratória, medo e pânico sem causa aparente. Se estas sensações aparecem aparentemente do nada, sem processos de ansiedade ou depressão anteriores, ela é chamada de crise de pânico.
Depressão
Todos temos momentos de tristeza, desespero e desanimo. É normal e faz parte do aprendizado humano. Porém quando estes sentimentos são constantes, podem indicar um processo depressivo. A pessoa se isola, evita situações sociais, e se torna apática. Os pensamentos são negativos, pesados, repetitivos. A pessoa tende a se tornar inativa, pois não tem energia para nada.
O apetite pode diminuir ou come-se compulsivamente, causando ganho de peso. A qualidade do sono é afetada, podendo haver tendência a dormir demais ou insônia. Todo o organismo é afetado: dores no corpo, digestão ruim, respiração curta. A mente fica embotada, afetando a capacidade de tomar decisões e o aprendizado se torna difícil. Em casos mais extremos pode-se perder a vontade de viver.
Causas mais comuns de depressão
- Inabilidade em lidar com o lado difícil da vida
- Perda de entes queridos
- Aparecimento de doença séria
- Dificuldades de relacionamento
- Dificuldades financeiras
- Efeitos colaterais de remédios para depressão (!!!)
- Má alimentação
Sugestões naturais para o tratamento de depressão
- Para inabilidade em lidar com o lado difícil da vida: Cursos e workshops sobre como se auto-aprimorar, como Neuro Linguística, Inteligência emocional, Constelação familiar ou qualquer um que você sinta que pode te nutrir interiormente.
- Para perda de entes queridos: Este é o mais difícil de todos, e requer força e tempo. Ajuda homeopática, terapia e principalmente trabalho voluntário. Tirar o foco da atenção da própria dor para a dor dos outros é um verdadeiro remédio.
- Para pessoas que têm doenças sérias: Nesse caso é normal sentir tristeza e medo, mas esses sentimentos devem apenas servir para te levar à ação. É preciso procurar ajuda, mudar o que for preciso para que seu corpo possa voltar ao estado de equilíbrio. Procure um tratamento homeopático. Homeopatia pode trazer cura ou pelo menos grande melhora em todos os níveis: físico, mental e emocional.
- Dificuldades em relacionamentos: Procure o auto conhecimento. Faça uma análise para ver o que você pode fazer para mudar. Dificuldades de relacionamentos em geral servem para nos mostrar pontos em nós mesmos que precisam ser trabalhados e melhorados. Somente culpar o outro e não ter uma visão clara de si mesmo irá perpetuar os conflitos, embora os parceiros em geral precisem mudar também. Quando o parceiro não quer melhorar veja se vale a pena manter o relacionamento.
- Dificuldades financeiras: O primeiro passo para melhorar a situação financeira, ou para sair de um grande aperto é tomar pé da situação. Faça uma planilha (papel ou Excell no computador) e anote todos os seus ganhos e gastos. Veja onde o seu dinheiro está indo.Muitas vezes notamos apenas os “grandes” gastos, e não damos atenção a pequenos valores que gastamos no dia a dia, e que muitas vezes são os que nos desestabilizam. O segundo passo é ver onde eliminar despesas e como ganhar mais. O grande segredo é economizar, sempre! Pouco ou muito, guarde uma parte do seu dinheiro. Ao fazer isso você está mandando uma mensagem para o universo, que irá mudar sua realidade.
- A maioria dos remédios alopáticos para o tratamento de depressão têm vários e sérios efeitos colaterais. Um destes efeitos, por inacreditável que posssa parecer é justamente causar depressão. Além do mais eles causam dependência, e muitas vezes fica muito difícil a pessoa conseguir parar. Muitos deles deixam a pessoa apática e incapaz de ficar bem novamente.
- Má alimentação: Muitas pessoas não sabem que depressão pode ser grandemente afetada ou até mesmo causada por alimentação deficiente. Alimentos “vazios”como farinhas brancas e açúcar branco não têm nenhum nutriente para suas células. Alimentos industrializados são cheios de elementos tóxicos, e refrigerantes são um dos piores que existem. No tratamento de depressão, passe a comer pelo menos 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia. Elimine alimentos industrializados e procure comer grãos integrais, ovos e peixe. Dê ao seu organismo tudo que ele necessita e você verá uma grande melhora.
Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.
Maria Couto, DCHM
Homeopatia Clássica