Intestino Preso – Como Vencer a Constipação Naturalmente

intestino preso

 

Homeopatia para intestino preso

Existem vários remédios homeopáticos para o chamado intestino preso ou constipação. A definição do remédio dependerá de vários detalhes,  e da procura da causa do problema.  Na maioria dos casos haverá a necessidade de melhorar a alimentação, aumentando a quantidade de fibras e Probióticos.

Causas da Constipação

  • Alimentação pobre em fibras
  • Excessos de açúcar e farinha industrializados
  • Falta de boas bacterias no intestino
  • Medicamentos
  • Mau funcionamento da tireoide
  • Stress e ansiedade
  • Sedentarismo

Independente da alimentação, outros fatores podem ser a causa do intestino preso,  como por exemplo lentidão do movimento peristáltico, inflamações, e algumas doenças. Vários medicamentos, incluindo Ferro, podem causar este problema. Leia sempre as bulas e se possível procure alternativas.

Ansiedade pode causar constipação

Estados de ansiedade podem levar à constipação, pois o movimento do intestino necessário para movimentar os resíduos é feito por músculos. Estes são coordenados pelo sistema autônomo, que depende da harmonia de hormônios e neurotransmissores, e assim situações contínuas de tensão podem fazer parar o movimento intestinal. Há casos também em que sob intensa pressão a pessoa tem diarréia.

Antes de tomar laxantes (o excesso destes vicia o organismo e cria constipação crônica), melhore seu estilo de vida e procure ajuda profissional nas Medicinas Naturais.

Alimentos para melhorar o movimento intestinal

  • Fibras

    intestino preso Fibras são encontradas em plantas, podendo ser solúveis e insolúveis. As solúveis se transformam num tipo de gelatina no estômago, permitindo que açúcares não entrem rápido demais no sistema.

    As insolúveis não são totalmente digeridas, ajudando a dar volume e maciez às fezes. Alimentos ricos em fibras: aveia em flocos, manga, couve, abóbora moranga, abacate, lentilhas.

    Evite comer fibra totalmente seca, como farelo de trigo. Se for comê-lo acrescente banana ou iogurte natural.

  • Probióticos

    intestino presoProbióticos são culturas de bactérias que vivem em alimentos fermentados, e que são fundamentais para o equilíbrio da flora intestinal.

    Probióticos são muito importantes pois interferem em todas as funções do organismo. Seu desequilíbrio é ligado a várias doenças, incluindo Autismo, constipação, doenças mentais, obesidade, e depressão.

    Todo alimento fermentado é considerado um probiótico: chucrute (sourkraut), Kefir, iogurte (este deve ser natural, sem aditivos, sem açúcar e feito com leite natural, integral), são muito gostosos e fáceis de preparar ou comprar.

  • Frutas, Verduras e Legumes

    intestino presoVerduras e legumes além de ricos em fibras, contêm minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento intestinal. É importante variar e comer pelo menos quatro porções por dia. Evite cozinhar seus legumes em excesso, e de preferência faça-os no vapor.

  • Líquidos

intestino preso Tomar uma média de seis copos de água por dia (parte disso pode ser água de coco e suco verde) é importante para todas os seus órgãos. Se considerarmos que um adulto é 60% água, entendemos que sem ela tudo fica impactado.

Mas não adianta tomar refrigerantes e sucos industrializados, ambos cheios de açúcar e aditivos químicos.

Não aceite a constipação como algo inevitável, com o qual você se adapta. Estude, experimente, procure um médico se necessário. Sua saúde depende de um bom funcionamento intestinal.

Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.

Veja sobre a historia da homeopatia e seus princípios de cura, clicando aqui.

Obrigada pela visita
Maria Couto

Faça seu comentário