Hormônios bioidênticos

 

Maria Couto

Por Maria Couto

Por ter um desequilíbrio hormonal há muitos anos, que causava queda de cabelo, um cansaço extremo e celulite, comecei a pesquisar sobre uma possível reposição, ou melhor, uma maneira de restaurar meu equilíbrio.

Após uns dois anos de pesquisa e indecisão, decidi experimentar uma reposição convencional com o medicamento Angelic. Desisti no sexto dia, pois começei a ter  dificuldade para dormir, dores de cabeça e alguma dificuldade para respirar; além de me sentir mais cansada que antes.  Somente aí  fui ler a bula do Angelic, e vi que se tivesse lido antes nem teria tomado o primeiro comprimido. Na verdade não li antes (já que sou uma leitora de bulas)  porque não queria ser influenciada, queria sentir o que realmente era o remédio.

Descoberta dos Hormônios Bioidênticos

Nas minhas pesquisas eu havia lido sobre hormônios bioidênticos, assunto que muitos médicos, mesmo sendo ginecologistas, nunca ouviram falar (!!!). Por sorte a médica que me havia receitado o Angelic tinha uma amiga que estava começando a usar esses hormônios e ela pôde me dar o telefone de um médico que os prescrevia. Naquela época, 2008, as informações sobre este tipo de hormônios era muito escassa, embora eles já estivessem em uso nos Estados Unidos desde a décade de 70, quando o Dr. John Lee começou a receitar progesterona para mulheres na menopausa, ou simplesmente que que tivessem baixo nível deste hormônio.

Após exames des sangue detalhados, iniciei o uso de estradiol/estriol e testosterona em forma de creme há um mês (desde o começo de setembro de 2008). Nunca senti nenhum mal estar, o cabelo está caindo muito menos e a celulite praticamente desapareceu. Sei que é ainda muito recente, mas com o tempo terei uma idéia bem mais precisa dos efeitos, embora na verdade eu já tenha sentido uma grande melhora geral na primeira semana de uso dos hormônios bioidênticos.

Certamente ninguém deve usar nenhum medicamento sem receita médica baseada em exames, mas acho que as mulheres precisam conhecer esses hormônios que são manipulados para cada usuária e que portanto não interessam aos grandes laboratórios que não têm como ganhar dinheiro com fórmulas individualizadas.

Os hormonios bioidênticos são indicados também para homens, pois eles também têm problemas hormonais que certamente causam vários males que infelizmente são considerados “normais” pela medicina convencional, no sentido de que a os males da velhice são inevitáveis.

A nova medicina acredita que podemos viver melhor e busca novas respostas, e mesmo que estas respostas não sejam ainda perfeitas, elas deveriam ser, na minha opinião,  experimentadas.
Maria Couto

Deixo aqui alguns links para quem quiser se aprofundar mais no assunto.

http://www.medicinaintegrada.com/newsletter/maio08.htm

http://www.longevidadesaudavel.com.br/

http://www.drnorthrup.com/womenshealth/healthcenter/topic_details.php?topic_id=129

Como muitos leitores me perguntam onde encontrar médicos especializados em hormônios bioidênticos, clique aqui para ver algumas indicações.

Atualização outubro 2009
Ao final de um ano de uso de Testosterona (1mg) em dias alternados e estriol/estradiol (2mg) todos os dias, me consultei com um novo médico em Belo Horizonte, que acrescentou Progesterona ao meu tratamento. Segundo ele eu jamais poderia usar Estriol/Estradiol sem a Progesterona,  que é fundamental para a saúde do coração, que além do mais é importante para manter as características secundárias femininas, como uma pele boa e nutrida.

Atualização outubro 2011
Três anos usando os hormônios bioidênticos. Nenhum efeito colateral. Me sinto bem e cheia de energia.

Atualização Julho 2014
Seis anos usando os hormônios bioidênticos. Em 2012 me consultei com um  médico Canadense, o qual acrescentou DHEA ao meu tratamento, em forma líquida, para pingar 4 gotas sob a língua 2 X por dia. Eu na verdade tomo apenas uma vez por dia. Segundo o meu médico de BH o Dhea é super importante mas naquela época não dei muita atenção e não queria usar mais nada além dos três já mencionados. Segundo ele o DHEA é importantíssimo para combater a fadiga adrenal e aumentar a libido. Embora eu não estivesse sentindo nenhum sintoma da falta deste hormônio, meus exames mostraram baixo nível, o que iria provocar sintomas no futuro.

Desde 2012 tenho usado, além de homeopatia quando necessário, os sais de Schuessler como suplementação de minerais. O resultado é maravilhoso. A falta dos minerais essenciais leva a doenças,  e o interessante é que sua falta pode ser vista no “diagnóstico da face” como manchas, rugas, bolsas or círculos escuros sob os olhos, acne, descolorações e outros. Uso também, esporadicamente, um suplemento que contém zinco e um suplemento de colágeno chamado Genacol Collagen, um único comprimido por dia. Após iniciar os Sais de Schuessler e os suplementos a diferença para melhor na pele e cabelo foram surpreendentes.

m4s0n501

835 Comments:

  1. Ola Maria couto
    fiz uma cirurgia para retirada da tireoide por conta de um Ca e agora preciso fazer a reposição hormonal com hormonios sinticos tais como puran T4, levoid etc…
    tenho tido muitas reaçoes como taquicardia e principalmente queda dos cabelos isso esta me deprimindo pois nao posso para de usar os hormonios e na bula diz que a queda dos cabelos e transitoria isto e para quando vc para de usar a medicação,o que no meu caso na ha mais jeito.
    Gostaria de saber se posso fazer a reposição com hormonios bioidenticos neste caso.
    Obrigada1

    • Querida Debora,
      Acho que vc poderá usar os bioidênticos para isso com muito sucesso, mas somente mesmo com uma consulta com um especialista. Seu caso é delicado. Escolha um médico, veja há quanto tempo ele trabalha na área de HB, e se cuide!
      Boa sorte,
      MC

  2. lendo as informações ,costaria se possivel tentar entender os bioidenticos,sequei minha tireoide ,ja faz doze anos,fiz todos os exames de todos os tipos de hormonios,e esta tudo bem,tenho 47anos nao estou na menopausa ainda,fui a uma medica ortomolecular,que diz que o hormonio t3 tem que ser reposto,e me indicou bioidentico,mas a minha endocrina é contra reposição deste hormonio,tenho uma caspa e queda de cabelo,estranha,pois fiz exame do couro cabeludo que nao indicou,nenhum fungo,ou seja não é caspa ,nem seborreia nem micose.mas descama,e tem todos os sintomas de dermatite,a ortomolecular,disse que tudo isso e´causada pelo t3 reverso,e disse que assim que repor acaba queda de cabelo e todo o resto sei la,tenho duvidas pois fiz o exame e o t3 reverso esta dentro do normal e agora que faço? agradeço pela resposta.

    • Cara Elisabeth,

      Que tal vc tentar repor o T3 bioidêntico? Faz isso por uns 2 ou 3 meses e veja o resultado. Ficar assim é que não dá!
      Outra opção é tentar homeopatia.
      Veja o que é melhor para vc, pesquise bastante e boa sorte!
      Abraço,
      MC

  3. Olá,

    recentemente o médico me receitou estradiol a 1,0 mg e testosterona 1% 30ml.
    segundo ele não preciso de Progesterona por nao ter mais utero.
    mas será que ficou faltando o estriol? ou estradiol e testosterona
    vão dar conta dos meus calorões e falta de libido?

    • Oi Rose,
      sempre vejo receitarem estradiol junto com estriol, pois este último ajuda a evitar cancer nas células mamárias.
      Eu fiquei um ano usando estriol/estradiol e testosterona sem usar progesterona, pois eu achei que não precisava e a minha médica, que na época ainda estava fazendo o curso de especialização em hormônios bioidênticos, me disse que não era necessário.

      Veja bem: um ano depois eu fui num médico com vários anos de experiência e ele disse que JAMAIS se deve usar estriol/estradiol sem a progesterona, pois é a progesterona que protege o organismo dos outros hormônios.

      Aí eu comecei com a progesterona imediatamente, e uso até hoje. Assim sendo, veja isso direitinho. Quanto à sua mensagem anterior, sobre o médico não te receitar o que vc esperava e precisava, é o que sempre digo: questione tudo! Vá ao médico bem informada e preparada para perguntar e questionar o que ele fala, pois esta interação é importante e tb porque todo mundo, por melhor que seja, pode errar.

      Acho que vale a pena vc conversar com ele sobre os calores e libido, e rever sua receita, mas para estas questões a homeopatia também pode te ajudar muito.

      Abraço e boa sorte,
      MC

  4. Bem, como ainda nao tive tempo de retornar ao medico.
    para conversar sobre o estriol e progesterona que ele não me deu.
    acabei fazendo a formula apenas da testosterona e estou usando.
    so que agora me deu medo. será que testosterona sem estradiol pode fazer mal?

  5. Olá Maria!Á alguns meses eu estive aki, te falando dos meus problemas com a menopausa, vc até deu meu email para uma médica(dra Raquel) lembra? Pois é, até hoje não consegui nada, nenhuma orientação, e pra piorar, comecei a sentir muitas dores nas articulações, principalmente pés e dedos das mãos. Enfim, fiz alguns exames, e todos relacionados a reumatismo deram positivo, inclusive o Fan, e não faltando mais nada ainda fui “mal” presenteada com um hipotireoidismo. Fui a uma consulta com uma angiologista, e a mesma me disse que eu tenho que retirar a safena pois esta danificada.Ufa! Será que ainda falta alguma coisa? Comecei a fazer ginástica a mais ou menos 2 meses, me faz bem, o difícil é a falta de motivação, sinto que tem uns 150 kg em minha pernas.Ouví um médico dizer que se não tiver feito reposição hormonal nos cinco primeiros anos, não tem mais como fazer, então eu tô “ferrada mesma”. Enfim, cada dia é mais um,pois sou brasileira…

    • Olá Simone,
      Eu na verdade não entendi o que aconteceu. Vc teve a sorte de uma médica se propor a te atender de graça, mas vc não apareceu mais. Além do mais nem sei se vocês estão na mesma cidade.
      O que eu vejo em vc, de forma geral, é um grande pessimismo. Não estou subestimando o seu sofrimento, mas acho que vc pode levantar o astral e procurar outras saídas. O médico que te disse que a reposição tem que ser feita nos primeiros cinco anos está enganado. Vc pode começar a qualquer momento que certamente irá ajudar.

      Minha sugestão é: procure um homeopata. A homeopatia pode curar ou melhorar imensamente a maioria dos seus males. O remédio custa muito barato. A reposição hormonal tem mais um sentido de “anti-envelhecimento” que também é muito bom para a saúde, mas com homeopatia vc pode inclusive cuidar de todos os desconfortos da menopausa, curar sua tireóide e tudo o mais.

      Não pense que “está ferrada”. Pense que Deus mostra muitos caminhos, e que precisamos abrir os olhos pois para tudo tem solução. Eu te indico homeopatia porque já tive minha vida salva por ela, quando a medicina convencional não pôde fazer nada. E porque estou estudando medicina homeopática.

      Boa sorte,
      MC

  6. Como se monitora a dose ideal de hormonios bioidenticos para cada paciente?

    • Caro Lucio,
      São pedidos exames de sangue para ver as necessidades de cada pessoa, e depois a cada 3 a 6 meses, repete-se os exames. Outra maneira de monitorar a dose e os efeitos, é sem dúvida analisar o que o paciente está sentindo, se está melhor e com mais energia, etc.

      Abraço,
      MC

  7. Estou realizando os exames hormonais na saliva, para monitoramento das doses individualizadas.

    Cortisol, DHEA, Progesterona, Estradiol, Estriol, Testosterona, Androstenediona.

    Resultado em sete dias.

  8. ola maria couto,como ja havia comentado estou fazendo,uso dos bioidenticos e ainda nao obtive os resultadoostas esperados.minha pele envelhecu muito apos tratamento.voltei ao meu medico,e ele me receitou coensima q10 e disse que isto ira resolver o problema da pele gostaria da sua opiniao a? e relatos de pessoas que fazem uso da coensima.desde ja agradeço.

    • Olá Maria,
      Continuo achando muito estranho sua pele ter piorado após usar os hormônios. Já que vc foi ao médico e ele não mudou o tratamento, exceto pela Coenzima, talvez valha a pena você parar para analisar o que está acontecendo de diferente na sua vida.
      Será que vc está dormindo o suficiente, se alimenta com calma e de coisas saudáveis? Está passando por um grande stress?
      Eu uso regularmente a coenzima Q-10. Ela atua na energia das células e é muito boa de modo geral, mas sua principal indicação é para a saúde do coração.

      Vou te dar duas sugestões: 1- procure ler sobre os sais de Shussler. Não são exatamente homeopatia mas são maravilhosos. A Silícia D12 é fantástica para a pele, cabelo, unhas. Ela atua em todos os tecidos. Vc pode mandar manipular, já que no Brasil não tem ela pronta como no resto do mundo.

      2-Que tal consultar um homeopata? Se vc tiver algum problema mais sério, a homeopatia irá atuar em todos os níveis e é um tratamento de baixo custo.
      Boa sorte,
      MC

      • Maria couto,bom dia gostaria que voce tirasse algumas duvidas sobre a silicia d 12 para mim.entre a balsamica ,a de capsulas,como tomar e etc.desde ja agradeço,abraços!

        • Oi Maria,
          Eu não conheço silicea “balsamica” .
          A silicea D12 é diluida e dinamizada mas ainda contém elementos físicos de silicea. Ela atua no físico e tb a nivel energético. Toma-se em geral 4 globulos 2 vezes por dia, dissolvido sob a língua.

          Abraço,
          MC

  9. Olá Maria couto. estou na menopausa desde os meus 38 anos.
    fiz cirurgia e retirei úte ro e ovários, ja fiz varios tratamentos de reposição transdermica.pois tenho historico familiar de cançer de mama, e como já retirei varios nodulos da mama e dos ovários e tive endometriose minha saúde se tornou bem debilitada.

    hj aos 45 anos minha qualidade de vida é miníma, pois além de sofrer com os males da menopausa, tbm tenho problemas de hernias de disco, fibromialgia, intolerancia a lactose e por tratar tantos anos das hernias e da fibromialgia fiquei com problemas seríos de gastrite, esofagite, refluxo, prisão de ventre dentre outras mais. por fim agora não consigo perder peso. nunca passei dos 53 kg. hj peso 59.5kg e minha alimentação é bastante regrada, pois não como carne vermelha, não fumo, não bebo, tenho uma alimentação bem balanceada com peixes e frango e legumes.

    sempre em pequenas poçoes.mas meu endocrino fala que minha gordura abdominal ,nas costas, braços e quadris é relacionada a falta do estradiol, faço reposição do estradiol com estreva gel 2 pufs ao dia , ele agora aumentou para 4 pufs ao dia tbm estou com carencia de ferro, calcio dentre outras vitaminas. meu colesterol tbm sempre esta alto e não me alimento com gordura nem frituras.

    Enfim não sei mais o que fazer!!! estou com minha pele flacida, envelhecida, mtas celulites, unhas fracas, visão turva e mta queda de cabelo. me interessei para fazer essa reposição de homonios bioidênticos, mas não sei onde encontrar um medico aqui em Recife. por favor caso possa me ajudar desde já meu muito obrigado. pois conviver com dores por 14 anos já era bem difícil agora imagina conviver tbm com todos esses males, se ver a cada dia que passa vc envelhecendo mais e mais sem nada poder fazer. preciso muito da tua ajuda.
    grata

    Paula

    • Cara Paula,
      Na minha opinião seu caso é típico de alguém que precisa parar com a medicina alopática e experimentar outras possibilidades. Veja que muitos dos seus males foram causados pelos próprios medicamentos e seus efeitos colaterais.
      Consulte um médico homeopata. A homeopatia é uma ciência testada e confirmada há quase trezentos anos com curas maravilhosas, onde tantas vezes a outra medicina falha.
      Vc está sofrendo há muitos anos, já é hora de mudar, pelo menos para experimentar, certo? Dê uma olhada no meu último post sobre os sais de Shussler que não são exatamente homeopatia, mas cujas descrições podem bater com seus sintomas:
      http://essenciafeminina.blog.br/2012/07/sais-de-shussler-minerais-essenciais-para-a-saude/

      O colesterol, na visão da nova medicina anti-age tem uma medida diferente. Na verdade o colesterol é fundamental para as atividades celulares, e se ele for super alto ligado a outros fatores pode significar risco. SE não, é só uma desculpa para a indústria de remédios para baixá-lo, e assim faturar mais um pouco.

      O que eu vejo em geral no seu caso é um desequilíbrio generalizado e que deve ter ligação com seus estados emocionais e outros fatores. O primeiro passo é estudar os sais e ver se podem te servir, eles atuam no corpo físico. Ou então procurar um homeopata pois o remédio homeopático atua no corpo e mente/emocional.

      Em seguida (um ou dois meses após) vc procura um profissional em hormônios bioidênticos. Estou colando abaixo os dados dos dois aí de REcife que constam da minha lista.

      Tudo tem solução, basta que vc ache o caminho certo e dê o primeiro passo!
      Boa sorte,
      MC

      Dr(a). Carla Bianca Oliveira Dantas
      Endereço(s):Av. Domingos Ferreira, 636 – Sala 308 (Dr. Odilon Luz) Boa Viagem – Recife
      Fone(s):81 – 3326.3967 e 81 – 3074.0799S
      Email(s):dracarladantas@yahoo.com.br

      Dr(a). Fernanda Teixeira
      Endereço(s):
      Rua Visconde de Jequitinhonha, 1144 – sala 806 – Recife
      Fone(s): 81 – 34658318
      Email(s): fernanda.teixeira8@yahoo.com.br

  10. gostaria q alguem me informasse algum homeopata na cidade do rio de janeiro com tel de contato me envie a resposta por email vilmagferreira@hotmail.com obrigada vilma ferreira

  11. Minha médica receitou yan mexicano, gostaria de saber se é hormonio bioidentico.
    Sou do interior de Minas, e não tem um especialista aqui.Queria saber se pode haver um tratamento on-line, pois já tenho o resultado de todos exames, inclusive salivar.
    Agradecida
    Eliana

  12. Eliane o yan mexicano é um hormonio natural vegetal p/ quem tem calor e e etc sintomas da menopausa, para aliviá-los. Eu já usei no início d a minha menopausa mas com o tempo já n mais fazia efeito aí tive que entrar com os h. bioidêncicos. Portanto o yan não é h. bioidêntico. bjs no teu coração.

  13. Maria Couto,Gostaria que me tirasse algumas dúvidas:se a soja for transgênica interfere nos bio-identicos?Como agente fica sabendo se o que está usando é o verdadeiro bioidentico?Por favor aguardo resposta.Obrigada.

    • Oi Zely,
      Existe muita controvérsia sobre esta história de transgênico e eu tenho lido matérias que confirmam que ela realmente faz mal para o organismo.
      E a soja, mesmo que não trasngênica, segundo duas médicas com as quais falei, embora tenham “estrogênio natural” semelhante ao humano, tem um efeito negativo no corpo, inibindo a produção natural. Quando eu ouvi isso, eu usava isoflavona na época, parei imediatamente.

      Os hormônios bioidênticos são manipulados em laboratório para imitar os fabricados pelo corpo. Para testar se o bioidêntico é verdadeiro analise os lugares que fazem, pergunte ao seu médico e veja se eles estão fazendo efeito em você.

      Tudo de bom,
      MC

  14. Olá Maria Couto
    Assistindo ao Fantástico, fiquei preocupada e triste com o que foi falado numa matéria sobre hormônios bioidênticos. Segundo a matéria nem nos Estados Unidos são reconhecidos. Afinal são ou não são reconhecidos pela Medicina? Será que estamos sendo iludidos?
    Grande abraço

    • Cara Wilma,
      É impressionante a falta de responsabilidade que programas como o fantástico falam sobre assuntos sérios de forma superficial.
      Fato: O FDA não reconhece os hormônios bioidênticos.
      Mito: Os hormônios bioidênticos não são reconhecidos nos Estados Unidos. Lá, milhões de pessoas usam esses hormônios, tem cursos de especialização nesta área e cada vez mais pessoas estão abandonando os antigos hormônios sintéticos com seus terríveis efeitos colaterais.

      Agora, porque o FDA não reconhece os HB?
      “Acting as agent for drug maker Wyeth this week, a dysfunctional and inept FDA fired the opening salvo in a misguided war on bio-identical hormones. Using typical Orwellian DoubleSpeak, the FDA issued a series of nonsensical and contradictory statements intended to serve the financial interests Wyeth, maker of synthetic hormones Premarin and Prempro, found to cause cancer and heart disease in the 2002 NIH sponsored Women’s Health Initiative Study. Since the study’s release, millions of women have switched to the safe and more effective bio-identical hormones, currently prescribed by thousands of physicians, available as FDA approved products at local drug stores and compounding pharmacies. Wyeth has lost market share and suffered financial loss as synthetic hormone profits have declined from 4.4 to 1.2 billion annually from 2001 to 2006.” http://naturalmedicine101.com/13_FDA_Declares_War.html

      Resumidamente, o FDA não reconhece os hormônios bioidênticos para defender os interesses dos laboratórios que faturam bilhões fabricando hormônios sintéticos. Eles estão perdendo o mercado para os bioidênticos, de 4.4 bilhões anuais para 1.2 bilhões.

      Assim, eu acho que nós podemos usar os hormônios bioidênticos sim, com acompanhamento médico e prestando atenção em nosso organismo. Sem os hormônios os ossos enfraquecem, os orgãos internos diminuem de tamanho, ficamos susceptíveis a doenças cardíacas entre outros problemas. Não é só uma questão de beleza ou vaidade. Antes fosse.

      Abraço,
      MC

      • Antes de entrar nesse barco dos bioidênticos, li o livro do médico John Lee, e suas experiências clínicas bem sucedidas de mais de 30 anos com a progesterona, além de muitos artigos e foruns online – principalmente USA, Canadá, Europa e Austrália, porque leio bem em inglês.

        Não tenho medo de usar bioidênticos, porque não o faço em busca da fonte da juventude, mas com finalidades terapêuticas mesmo. O uso irresponsável de bioidênticos por ‘alguns’ médicos e pacientes: estes por motivos fúteis – como a busca da eterna da juventude, e aqueles para enriquecer em suas superclínicas particulares receitando uma overdose de bioidênticos e outros penduricalhos, às vezes sem conferir a real necessidade através de exames de laboratório.

        Graças a Deus, a maioria dos médicos têm uma legítima vontade de ajudar seus pacientes. São esses médicos e pacientes responsáveis, que são prejudicados por aqueles. Como vemos, os grandes laboratórios e sua perda de faturamento não estão sozinhos no problema: médicos e pacientes também. O programa Fantástico da TV com seu formato superficial e sensasionalista fez um enorme desserviço ao não abordar todas as faces da questão.

        Minha Experiência com os Bioidênticos
        Estou no quinto tubo/pump (30ml) de progesterona, estradiol, estriol. Experiências clínicas apontam que o real efeito ocorre após o quarto mês. Mas já me sinto melhor. Há 6 semanas tomando também 3mg de melatonina, meu sono melhorou 70%.
        Por que deixaria de tomá-los, se estão fazendo bem? Não me sinto cobaia, os bioidênticos são usados há 30 anos em países desenvolvidos. Nos últimos 8 anos minha saúde pós-menopausa se deteriorou. Se não tomar os bioidênticos, terei que tomar outros remédios, então prefiro os ‘mais naturais’. Repito, faço USO TERAPÊUTICO dos bioidênticos. Assim que puder passar sem eles, vou comemorar, será uma grande economia.

        Portanto, seguem algumas dicas:

        1. leiam muitas fontes confiáveis de informações sobre Bioidênticos e busquem um médico a quem possam confiar.

        2. deem tempo ao tempo: os bioidênticos precisam de tempo para agir (4 meses)

        3. mantenham a dose certa. A dose fisiológica da progesterona é 25 mg (está no livro do Dr J Lee). A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

        3. associem ao tratamento: dieta adequada, exercícios físicos, gerenciamento de stress (aprendam a fazer meditação).

        4. não fiquem dependurados nos bioidênticos e no seu médico: eles não fazem milagre, o paciente precisa ser agente ativo no seu processo de cura. Boa sorte a todos.

        • Oi Rosa,
          Parabéns por uma visão tão lúcida, e pela maneira como você colocou tudo. Realmente este nome “anti-aging” não é dos mais felizes. A idade é algo maravilhoso, é sinal de que não morremos jovens. E esta nova medicina é sensacional pois nos permite envelhecer com força e energia.

          Nós brasileiros temos uma atitude de reverência para com os médicos e realmente alguns não merecem isso. Temos que nos informar e saber que somos donos do nosso poder pessoal e que um remédio mágico que mude nossa vida não existe.

          O que existe é um conjunto de ações inteligentes, que podem ir sendo reavaliadas e modificadas de acordo com a necessidade.

          Abraço e obrigada por participar,
          MC

        • Boa tarde.

          Tenho observado que as doses joje utilizadas estão muito altas. A explicação é simples: Monitora-se o tratamento através do sangue, e esta entidade não se presta a isto. Trabalhos do proprio Dr.Lee informam que a dosagem salivar é a indicada. Naquela época ele já alertava sobre as doses altas. Hoje a permeabilidade dos veículos transdérmicos de bioidenticos é ótima… mas as doses preconizadas são as mesmas de quase 10 anos atrás. Estou vendo isto rotineiramente nos resultados de Hormonios Salivares que realizo. Por exemplço acabo de liberar um resultado de 2.862pg/ml de progesterona (normal seria até 500pg/ml) e a paciente está utilizando progesterona transdermica de 30mg/ml. Nos trabalhos de Dr. Lee pode-se ver isto.

          • Olá Lucio,

            Eu tenho visto muitas prescrições para pacientes mas em geral a dose de progesterona não ultrapassa 5mg/ml. Assim, se esta paciente que vc cita está usando um dose super alta, deve ser porque o médico receitou errado. Também, como vc sabe, os níveis hormonais variam no decorrer do dia/mês.

            Quando ao exame de saliva, não acho que ele substitua o exame de sangue, pois é em geral usado como complemento a eles. Na minha última consulta com um dos mais experientes médicos do Canadá, ele pediu somente exames de sangue e disse que falaríamos sobre o exame de saliva numa segunda consulta. Acabei não perguntando o porque disso, mas vou escrever sobre este assunto em breve.

            Obrigada por participar,
            MC

            • Boa noite Maria Couto, quando vc fala em 5mg/ml não será 5%?? pois existe uma pequena confusão com estas unidades…Realmente os médicos receitam 5% que é o mesmo que 50mg/ml. Dai é o que eu tenho dito, atualmente os géis transdérmicos são muito bons com alta permeabilidade. O que acontece, é que o exame de sangue não detecta os hormônios livres… pois os mesmo são carreados pelas hemácias durante a centrifugação restando apenas os hormonios ligados que representam a reserva.. dai uma paciente usando 5%(50mg/ml) , quando monitorada pelo sangue não alcança os níveis ideias no exame… ṕorém este nível já ultrapassou o que se deseja em termos de fisiologia.

  15. Eu vi a matéria e queria saber porque enfiaram os bioidênticos nessa história sem esclarecer. Aliás a matéria bem mal feita, porque deixa aqueles médicos falarem um monte de asneiras, dizendo que Nebido é testosterona bioidêntica, e não esclarecem. Nebido é um éster injetável de testosterona, nada a ver com bioidênticos. Deveriam ter focado nos maus profissionais que passam informações erradas e não nos medicamentos em si.

    • É isso aí Márcia!
      Esse programa, que eu por sinal não vi, já está bem ruim há bastante tempo. Felizmente as pessoas têm bastante fontes para estudar e esclarecer onde está a verdade.
      Abraço,
      MC

  16. Ola maria Couto,
    tenho 48 anos e ainda nao tenho os sintomas iniciais da menopausa , mas tenho muito fadiga , desanimo e falta de energia. Alem de hipotiroidismo que trato com levotiroxina 75 mg. Minha menstruaçao é super regular vindo sempre de 28 em 28 dias sem falhar e qdo estou menstruada em um determinado dia no começo ou fim , sinto uma disposiçao e alegria que nao é comum no restante do mes que em geral estou triste e sem perspectivas.Queria que fosse assim sempre pois em geral da impressao que sou preguiçosa e nao sinto mesmo vontade de fazer nada. Estou separada ha cinco anos e nao sinto falta de sexo. Tenho vontade de fazer a reposiçao modular hotrmonal mas nao tenho condiçoes financeiras .Nao acho legal a reposiçao sintetica e gostaria de saber de vc se eu for ao um homeopata poderia fazer uso de algum metodo de reposiçao hormonal.Vc conhece algum medico que faça reposiçao modular bioidentica que faça assistencia filantropica. por favor me ajude, quero ter alegria de viver e saude pra isso.
    muito obrigada.

    • Olá Risolane,

      Vc pode não ter os sintomas mais comuns da menopausa, mas este cansaço pode ser falta de testosterona. Para saber só mesmo fazendo o exame pois não se deve jamais usar hormônios sem exames e acompanhamento médico.
      Acho sim que a homeopatia pode te ajudar em muitas coisas, então vale a pena começar por ela. O médico tem que ser bom, vc tem que estar ciente que terá que fazer um acompanhamento. Não adianta ir uma vez e não voltar para não ter que pagar. Ache um médico que tenha retorno não pago ou procure uma escola de homeopatia que têm atendimento gratuito. O atendimento é feito por alunos mas acompanhado por professores.

      Não acho nenhum problema a pessoa ficar sem sexo, já que para mim sexo tem a ver com estar interessada em alguém e com um bom relacionamento. O que é preocupante com relação à libido, é quando ela é baixa por causa de problemas de saúde que fazem com que a pessoa fique doente, sem energia e tudo mais.

      Me parece muito claro que vc precisa de reposição, já que em alguns dias do mês fica ótima -porque seus hormônios estão mais altos. Depois deve haver uma queda brusca e vc fica mal.

      Se anime, veja em que vc pode economizar, arranje um trabalho se não estiver trabalhando, ou algo extra para conseguir pagar um médico. Não deixe a questão financeira te limitar pois tudo pode ser mudado.

      Boa sorte,
      MC

  17. Olá Maria Couto,

    parabéns pelo excelente blog, esclarecedor e muito útil. Tenho 57 anos e decidi
    não fazer terapia hormonal sintetica na menopausa e não tinha acesso aos bioidenticos.Foi complicado. Alguns meses atrás, pesquisando pela internet encontrei um site que falava de capsulas de um produto 100% natural produzido com puro gérmen de soja(não transgenica), um de seus componentes é a isoflavona.

    Comprei o produto e iniciei tomando a quantidade indicada, senti uma pequena melhora nos calores, depois de conversar com um fitoterapico e com o sac da empresa que fabrica o complemento natural e me sentir segura por não haver contraindicação, aumentei para cinco comprimidos ao dia. O consumo de comprimidos é alto,mas o resultado compensa a questão economica, não tenho mais suores, nem calores, e me sinto muito bem. Conjugado com alimentação balanceada e tentando levar a vida de maneira mais harmonica, fazendo meditação, ioga,minha qualidade de vida melhorou bastante.

    obrigada pela oportunidade de participar e compartilhar minha experiencia neste forum, o nome do complemento é isosoy.

    grande abraço
    Mariangela

    • Cara Mariangela,

      Que bom que vc está se dando bem com esse produto. Eu já o usei e achava que era bom. O problema é que um belo dia percebi que minha pele estava envelhecida, e eu sentia um cansaço enorme, anormal. Aí comecei a usar a progesterona bioidêntica, o estriol/estradiol que protegem o coração e a testosterona para o cansaço.

      O importante é que você está atenta, e se cuida. Se no futuro achar que precisa de algo a mais não deixe de procurar um especialista em hormônios bioidênticos para ver se precisa de mais alguma coisa.

      Tudo de bom e muito obrigada por partilhar!
      MC

  18. Achei muito interessante a matéria da entrevista do nutricionista Júlio Caleiro Pimenta, a respeito do tratamento a base de vitamina D, para doenças como: câncer, esclerose múltipla, alzheimer, e para prevenção também. Vejam a matéria no link abaixo: http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=2182

    • Oi Junior,
      Como te disse, gostei muito da matéria.
      O interessante é que é preciso tomar sol nas horas em que a propaganda anti-sol diz para evitá-lo: entre 11 e 15h. Eu amo o sol e nunca abri mão de ficar pelo menos 20/30 minutos por dia – sem protetor solar, é claro!

      Abraço,
      MC

  19. Um site com muita informaçãon interessante sobre reposição hormonal:

    http://www.novatrh.net/

  20. Maria Couto,gostaria que vc me indicasse um remédio da homeopatia, já fui em três médicos homeopatas e não consegui melhorar. Tenho problema no nariz, vivo congestionada, a noite piora tenho que pingar remédio, já estou dependente. Não tenho sinusite,se vc souber algum medicamento da homeopatia me indique por favor.Obrigada

    • Cara Sueli,
      Eu adoraria te ajudar mas não posso. Como estudante se eu indicar ou sugerir algum remédio, perco meu direito de estudar. Além disso a homeopatia não é como outros tipos de medicina em que o mesmo remédio é receitado para todas as pessoas que têm o mesmo problema.

      Na visão da homeopatia, o seu sintoma principal será analizado junto com todas as suas características para encontrar o remédio certo. Muitas vezes o médico chega a 3, 4 ou mais remédios que poderiam servir e é por isso que provavelmente você foi a vários médicos e não chegou à cura. É bem provável que ao não melhorar de primeira você tenha trocado de médico, quando deveria ter conversado com o seu médico sobre o que estava acontecendo.
      Isso não é o recomendável em homeopatia, pois ao tomar um remédio várias coisas podem acontecer:
      1 – Você piora porque seu organismo está sendo desintoxicado e isto é ótimo. Muitas pessoas páram de tomar neste momento achando que o remédio está fazendo mal, e a causa em geral é o médico não ter explicado claramente que um agravamento é esperado.
      2 – Pode haver um agravamento porque o remédio não é o certo e precisa ser trocado.
      3 – Não há agravamento e a melhora vai acontecendo.
      4 – Nada acontece e o caso tem que ser revisto, etc., etc.

      Enfim, é por isso que a pessoa tem que voltar ao médico, dizer o que está acontecendo – em geral nos primeiros 3 a 7 dias. E é por isso que trocar de médico não adianta a não ser é claro, que ele não seja mesmo um bom profissional.

      Lamento não poder te ajudar, mas te digo uma coisa: meu marido está completamente curado da rinite/sinusite e nariz entupido com a homeopatia. Os remédios que ele pingava no nariz foram, graças a Deus, jogados no lixo pois tinham sérios efeitos colaterais.

      Por favor não desista, e encontre sua cura na homeopatia. Converse com o médico, diga o que pensa, analise o que acontece e tenha a atenção dele, pois isto é uma obrigação dele – te dar respostas e achar o caminho certo.

      Boa sorte,
      MC

    • Sueli, seus problemas podem ser totalmente resolvidos com dosagem específica da vit D3. Um nutricionista que realiza este serviço é o Dr. Julio Caleiro Pimenta – fone do consultório: 35-3558-1919. Ele é de São Sebastião do Paraíso/MG.

      Eu tinha sérios problemas de sinusite e rinite alérgicas, que resolvi com essa dosagem individual. É um tratamento que resolver diversas doenças, até mesmo as inflamatórias e auto imunes (esclerose, diabetes).

      Luciano.

      • Oi Luciano,

        Muito interessante sua dica mas acho que esse tratamento seria um bom complemento para o tratamento homeopático. Eu digo isso pois toda doença tem uma característica física e uma emocional. Alguma coisa na mente/emoção/sentimentos da pessoa levam a determinados tipos de expressão física como doença. Todos nós precisamos de uma medicina integral, que não veja a pessoa como falta de tal elemento, ou um nariz, ou um fígado, etc.

        Quanto à vitamina D ela é realmente fundamental e a suplementação é necessária, além de se tomar sol, pelo menos vinte minutos por dia, sem protetor solar.

        Abraço,
        MC

    • Sueli vá à farmácia homeopática e manipule esta fórmula:

      ……………..

      É o que o meu marido usa pra RINITE.
      30 ml custam 23,00
      usar até 5 vezes ao dia

      • Querida Rosalba,
        Muito obrigada pela sua generosidade em enviar a fórmula mas eu editei seu texto e não a estou publicando. Se a Sueli quiser seu e-mail eu posso passar para ela – caso ela queira pegar a fórmula com vc.

        Eu fiz isso porque é preciso que as pessoas entendam que homeopatia não é a mesma fórmula para todo mundo. Pode até coincidir de servir para outra pessoa mas em geral não é assim. Tem vários remédios que servem para isso mas cada um tem suas peculiaridades que têm que bater com as peculiaridades do paciente. Senão não vai curar.

        Lendo sua mensagem me lembrei que meu marido tomou alguns remédios para isso, receitados pelo homeopata sem grandes resultados, até que o homeopata pediu exames de alergia. Deu que ele tinha alergia a poeira, barata, ácaros e mais duas coisas que não me lembro. Aí o homeopata receitou nosódios (remédios feitos desses bichos) e foi aí que curou.

        Vejo que na fórmula do seu marido tem também um nosódio – “mucosa endonasal” – que complementa os outros remédios. E pode ser que para a Sueli estes remédios não sejam os certos.

        Um abraço,
        MC

  21. Olá Maria Couto
    Obrigada por estar sempre nos trazendo informações muito úteis.
    Gostaria de saber se a reposiçao hormonal – estradiol e progesterona bioidenticos- podem melhorar ou até mesmo reverter a osteoporose. O que mais é recomendado que se faça?
    Obrigada. Grande abraço.
    Wilma

    • Cara Wilma,
      Obrigada a você, por participar!
      Realmente a falta dos estrogênios causa perda óssea. Procure um especialista em hormônios bioidênticos, veja seus níveis e faça a reposição. Fazer exercícios também é fundamental, além de tomar sol e tomar vitamina D, se necessário. É só fazer um exame de sangue para confirmar se vc precisa da vitamina D.
      Boa sorte,
      MC

  22. Olá Maria Couto,
    Estou precisando de um conselho…
    Estou…como se diz, “mais perdida que cego em tiroteio”! Tenho 50 anos, 53 kgs. Tenho 5 filhos e 5 deliciosos netos. Estou na menopausa e achei que tiraria de letra esta fase. Mas a alguns meses a situção vem mudando muito. Eu que sempre fui 200% equilibrada, agora estou pirando… Sinto tudo, está tudo errado comigo por dentro e por fora.
    Não devo fazer TRH pois o hitórico de cancer nas mulheres da família é grande. A terapia alternativa com a soja parece condenada. Pesquisei e encontrei algo sobre progesterona natural, mas parece que não tem reconhecimento…
    Afinal cada um diz uma coisa. Existe total controversia entre alguns médicos, pesquisadores, cientistas, laboratórios e conselho federal de medicina. O que faço? Em quem confio? O que voce me sugere?
    Desde já agradeço a atenção.No aguardo ansioso de uma resposta…

    • Cara Augusta,

      Entendo bem o que vc diz pois vivemos numa época em que se diz que tudo se consegue com a mente, pensamento positivo e coisas assim.

      Sem dúvida uma mente sã é muito importante e interfere no corpo, mas também o corpo interfere na mente e a falta de hormônios tão importantes dificilmente não irá ter alguma repercussão.

      Aqui na América do Norte é vendido um remédio natural, o black cohosh (cimicífuga racemosa), que é uma erva muito conhecida, especialmente na China. Eu não tenho experiência com ela mas pode ser uma boa possibilidade para você. Ela é usada por quem não pode ou não quer fazer outro tipo de reposição e aqui é vendida em farmácias sem receita. No nosso shop online tem duas marcas:Remiferin e o Menopause Relief, que têm esta erva como base.

      Minha sugestão é que vc converse com algum médico que conheça esta planta e veja se vc pode usar. Vc pode também se consultar com um homeopata e conversar com ele sobre ela, que é vendida em forma homeopática. O bom de ir a um homeopata é que vc pode cuidar de todo seu lado emocional, através de todos os seus sintomas e assim vc entra em equilibrio novamente.

      Espero ter ajudado,
      MC

  23. Maria Couto, quando fiz meu exame de saliva em 2010 deu predominância estrogênica e mesmo assim minha médica me receitou estriol 0,3 e estradiol 0,15%, progesterona 7%.Faço uso desses hormonios há 2 anos, nos ultimos meses estou ficando cheia de celulite e minha médica disse que não sabe o que pode ser, mas afirma que não são os hormônios que estão fazendo esse estrago. Tenho também muitas dores nas articulaçoes que ela tbm nao sabe porque, apenas me receita remédios para melhorar as dores. Não sei o que fazer, tenho medo de parar com os hormônios e meu cabelo voltar a cair,tive uma boa melhora na queda depois que comecei com os hormônios.Tenho 53 anos e uso os hormônios por causa da menopausa.Não tenho como consultar outro médico que trate com bioidênticos. Por favor me ajude. Obrigada, Sueli

    • Oi Sueli,
      Eu não acho que os hormônios iriam te causar celulite, embora exista a necessidade de acompanhamento médico e repetição de exames pelo menos a cada 4 meses.

      O que eu posso te sugerir é procurar um homeopata e fazer um tratamento. Vc poderia também experimentar os sais de Schuessler , que são sais minerais muito importantes para o organismo. Veja neste link:
      http://essenciafeminina.blog.br/2012/07/sais-de-shussler-minerais-essenciais-para-a-saude/

      Vc pode procurar uma farmácia que faça os sais para vc, começe com um ou dois que achar mais importante (s) e use por uns 3 meses para ver resultado. Lembre-se e que acompanhamento médico é sempre importante.

      Boa sorte e se cuide,
      MC

  24. Olá Maria Couto,
    Iniciei a TRH há 4 meses com Angelic e creme vaginal a base de estriol. Como não estou satisfeita com os efeitos colaterais procurei outra ginecologista que propôs o uso de bioidênticos. Adorei a idéia até que ela mencionou os valores. Deverei gastar 300 reais a cada 3 meses em consulta médica além de 600 reias por mes de medicamentos. Os valores são estes mesmo ou existem tratamentos mais em conta com bioidênticos?

    • Oi Simone,
      Já te respondi acima.

      Outra coisa que vc pode fazer é conversar com a médica para te dar a receita para 4 meses, e depois de um ou dois retornos, passar a retornar a cada 6 meses. Assim não pesa para vc, vc não fica sem o remédio e a médica não perde a paciente.

      Boa sorte,
      MC

  25. problemas nas asrticulaçoes nada tem a haver com problemas hormonais, as vezes sao desgastes proprios da idade. procurar um reumatologista seria bom. quanto a celulite todos hormonio retem liquido, mas isso varia de mulher pra mulher. a genetica tem muito a haver de repente… quanto ao preço dos bioidenticos jah lev antei essa questao mas me mandaram economizar em outras coisas… que coisas seriam essas pra uma pessoa que ganha pouco eu nao sei…

    • Cara Sandra, seja bem vinda!

      Quanto ao comentário, baixa progesterona pode sim causar dores nas juntas e perda óssea. O problema de procurar um reumatologista é ele tentar tratar o problema com remédios que tenham efeitos colaterais.

      Como sempre eu sugeriria homeopatia e hormônios bioidênticos.

      Quanto ao preço dos HB vc tem toda razão. Os médicos deveriam ter mais consideração e procurar ajudar a pessoa a adequar o tratamento com o seu orçamento.

      Abraço,
      MC

  26. Fatima luiza teixeira

    Achei valioso.

  27. Tenho fibromialgia,teve uma época em minha vida que não podia nem me mexer,tenho 42 anos e me sentia com 90,fazia fisioterapia 3 vezes na semana e não via resultado algum, então descobri em um livro de suplemento que o cloreto de magnésio iria melhorar minha dor,então resolvi tomar e depois fui ao médico que disse que eu fiz a melhor escolha,pesquisei bastante sobre o cloreto e não vivo sem ele,é ótimo, só quem não deve tomar é quem tem insuficiência renal grave,bom, pesquisem e usem, o resultado vem em uma semana

    • Oi Bete,
      Muito obrigada por compartilhar.
      Eu tenho uma sugestão para vc: procure tomar o cloreto em forma homeopática, pois assim não corre o risco de prejudicar seus rins com o tempo.

      Tudo de bom,
      MC

  28. olá maria couto foi um prazer muito grande pra min ter encontrado seu site ai aprendi muito faz 12 anos q fiz uma histerectomia total tinha eu 32 anos pasei por muitas fases dificil mas hoje mediante habitos de vida saudavel aliados a praticas de exercicios fisicos regular e uma alimentação equilibrada estou até bem tomo o premarin porq aq onde moro ñ tem medicos q receita os bioindenticos mas tbm tomo o cloreto de maguinesio tenho 1,63 de altura e peso 50klos mas ouvi vc falar muito nos sais de suslher gostaria de saber para min qual é o melhor e se teria como eu comprar no seu site ou se as farmacias de manipulação aq no BR manipulam outro suplemento q tomo todos os dias 1gr de oméga3 mas estou muito interessada no sais creio q vai ser muito bom muito obrigada e mts bjss!!!!!

    • Oi Maria,
      Eu não sei se vc consegue encontrar os sais de Schuessler aí no Brasil, mas dá uma procurada.

      Não tenho como te dizer qual o melhor para vc, mas isso é fácil de saber. Leia com calma a descrição de cada um, e faça a sua escolha. Eu pessoalmente gosto muito deles!

      Abraço,
      MC

  29. amiga maria couto ouvi dizer q o jejun terapeutico é bom pra estimular a produção do gh espero sua resposta bjs!!!!

    • Oi Maria,
      Eu li sobre isso e achei muito interessante. Outra coisa super importante para a produção do GH é a pessoa não comer após as 7, 8 horas da noite.

      Abraço,
      MC

  30. Olá Maria Couto! Adorei encontrar seu blog
    Recentemente fiz alguns exames e descobri que estou com Endometriose, tenho 36 anos e não tenho filhos ainda…..achei que os sintomas fosse por causa do tratamento que faço para HPV, mas não, era endometriose mesmo. Meu Ginecologista me receitou Allurene, mas assistindo alguns videos do Lair Ribeiro, ouvi ele falando sobre Progesterona Bioidêntica em forma de creme. Achei muito interessante. Você pode me dizer se é bom mesmo para o tratamento da Endometriose? Qual seria a fórmula para essa finalidade, você poderia me dizer? Desculpa a minha ignorância, não sei muito sobre o assunto.
    Desde já agradeço
    Abraços

    • Oi Marcia,
      Que bom, seja bem-vinda!

      A endometriose pode ter várias causas, uma delas pode ser justamente o anti-concepcional. Leia sobre este que ele indicou aqui: http://www.emagrecertv.com.br/nutricao/centro-de-pesquisas-nutricionais/os-possiveis-efeitos-colaterais-do-allurene

      Eu sou totalmente contra o uso de anti-concepcionais. Me lembro de algumas amigas médicas que diziam: “se as mulheres soubessem o estrago que eles fazem jamais usariam”.

      Quanto à progesterona bioidêntica é realmente ótima, mas depende do contexto, depende do caso de cada pessoa. Vc quer dizer que usaria a pílula e quer contrabalançar seu efeito nocivo com progesterona? Não sei te dizer se isso iria funcionar. Minha sugestão é que vc procure um especialista em hormônios bioidênticos e não use mais nada sem acompanhamento de um bom profissinal.

      Eu estou tratando uma pessoa com endometriose com homeopatia (com supervisão já que ainda sou estudante) e com ótimos resultados. No seu caso eu sugeriria também um tratamento homeopático e atenção com o que vc põe no seu sistema. Cuidado também com forno micro-ondas, que faz um grande mal especialmente no seu caso.

      Boa sorte,
      MC

  31. Cara Maria Couto
    Estou fazendo reposição com h bioidênticos há um ano e no ultimo exame o estrdiol estava a 672 pg/ml. Por que tão elevado assim?
    Obrigada
    Wilma

    • Olá Maria Couto.
      Tenho aprendido muito com você. Muito obrigada. Estou aguardando ansiosa sua resposta.
      Grande abraço.
      Wilma

      • Oi Wilma, obrigada por sua gentileza e por sua participação. Veja que as respostas são apenas um aconselhamento do que deve ser feito, já que não se pode fazer análises pessoais ou prescrições pela Internet e sem consultas e exames.
        Eis a resposta do Dr. Ricardo Vallejos:

        Prezada Wilma, a princípio só há uma razão para um nível de estradiol tão alto: dose excessiva! É imperativo que você converse com seu médico e pergunte como vai ser o seu acompanhamento, de quanto em quanto tempo serão feitos novos exames para ver como estão os níveis hormonais, etc?

        Usar hormônios bioidênticos é maravilhoso, mas não respeitar suas indicações corretas, administrar doses que simulem a fisiologia hormonal o melhor possível, monitorar periodicamente seus níveis sanguíneos, ajustar a dose (para mais ou para menos quando necessário), suspender ou associar outros hormônios……tudo faz parte de um cuidadoso controle do tratamento como um todo.

        Os hormônios bioidênticos são, em sua grande maioria, manipulados justamente para permitirem este ajuste fino que cada paciente exige, afinal, você Wilma é uma mulher diferente de todas as outras existentes no mundo, você é única e porquê razão você deveria usar o mesmo que as outras mulheres? Pense nisso!
        Um abraço! Dr. Ricardo

        O Dr. Ricardo está atendento em Porto Alegre (RS), na clínica Vita Naturalis, Tel. (51) 3311-3989 , à rua André Puente, 78 – bairro Independência perto do Shopping Total.

        • Prezado Dr. Ricardo, por gentileza, responda ao meu post de março p.p. neste fórum.

          Há 8,5 anos em menopausa, e há 1 ano usando creme transdérmico de progesterona biodêntica, sempre junto com 0,5 de estradiol, nas dosagens de 40mg, 50mg e 30mg de março a novembro 2012.

          Nos meses de dezembro 2012 e janeiro 2013, reduzi a dose de progesterona para 15mg. Mas, em fevereiro 2013, aumentei para 30mg,

          Parei no 26 dia; e 2 dias depois que parei de usar o creme, tive um leve sangramento, como uma borra de café nos 3 primeiros dias. No 4 dia, a borra tinha cor de sangue vivo, e no 5 dia passou.

          Não precisei usar protetor mas fiquei surpresa, porque senti meus antigos sintomas de menstruação: ventre inchado, mamilos doloridos….

          Obs: Faço uso cíclico do creme: a cada 25 dias, paro 5, e depois recomeço.

          Perguntas:
          1. por que isso aconteceu só depois de 1 ano?
          2. há perigo de ovulação, e de gravidez?

          Devido a esse fato, estou com dificuldade de recomeçar a usar o creme na dosagem de 15 mg de progesterona e 0,5 de estradiol, e já passaram 30 dias…

          Fui à ginecologista, que pediu exames de lab e de imagem.

          Há casos na literatura semelhantes ao meu, ou o uso dos bioidênticos é tão recente que pouco se sabe de seus efeitos colaterais?

          Obrigada

          • Oi Rosa,
            sua pergunta foi encaminhada.

            Abraço,
            MC

          • RESPOSTA DO DR. RICARDO VALLEJOS:

            Prezada Rosa

            Você menstruou pela falta de prgesterona e sob estímulo do estradiol. Você demonstra ser bem sensível aos hormônios. Não creio em possibilidade de ovulação e gestação, a única coisa que ocorreu foi uma menstruação (estímulo do endométrio causado pelos hormônios). Claro, isso ocorreu de pois de 1 ano porque foi o tempo necessário para que ocorresse esse evento. Se você não quer menstruar mais usando os hormônios, basta usar a progesterona de forma contínua, sem interrupções. A revisão com sua ginecologista é muito válida, afinal, como citei antes, você é bem responsiva aos hormônios. Espero ter ajudado. Um abraço! Dr. Ricardo Vallejos.

            O Dr. Ricardo está atendento em Porto Alegre (RS), na clínica Vita Naturalis, Tel. (51) 3311-3989 , à rua André Puente, 78 – bairro Independência perto do Shopping Total.

  32. olá!
    venho pesquisando sobre reposição desde 2009 , e agora já me encontro na menopausa . ainda não faço uso de nenhum medicamento para tal , pode me ajudar a encontrar um medico que possa me informar e avaliar sobre os bioidenticos ?
    fico feliz em observar que já podemos ter mais informações .
    grata.

    • Olá Roseli,
      Por favor veja a listagem de médicos no Brasil na página MEDICOS do blog, clicando no seu estado.

      Boa sorte,
      MC

  33. Nome: vilma ferreira
    E-mail: vilmaivanir@hotmail.com
    Mensagem: estou fazendo tratamento com hormonios bioidenticos juntamente com o ortomolecular há 3 anos e com isso obtive vida normal; equilibrada; qualidade de vida; emagreci 20 kgs e com pele; fisico; músculos e corpo em si muito bem além de qualidade de vida sexual; humor; gaz e muito pique para tudo, pois nado em média 1700 metros/dia e ainda caminho uns 5 a 7 km tb.Portanto qm quiser saber mais do tratamento pode me contactar médico no Rio de Janeiro particular e os exames todos com o plano. Dr. Rafael Higashi.vilmaivanir@hotmail.com
    OBS.: Procuro saber de médicos tb dessa área para Salvador; São Paulo e Brasília, pois tenho pessoas querendo saber. Qm puder informar agradeço.

  34. Olá Maria Couto.
    Tenho 56 anos e apenas por alguns meses senti os efeitos da menopausa. Foi há 5 anos, quando emagreci 20 kilos e começaram os fogachos. Foi o único sintoma, não tive mais nada, não sei se por hereditariedade, pois minha mãe nunca teve nenhum sintoma e não necessitou fazer reposição.

    Os fogachos não duraram muito tempo, pois por indicação de minha ginecologista usei uma reposição hormonal não bioidêntica. Mas o problema é que em minha família existe um histórico de câncer bem longo e como já sabia dos efeitos dos hormônios convencionais, parei de tomá-los. Ao mesmo tempo, engordei novamente e como a gordura também traz hormônios, afinal, por um bom tempo não senti nenhum efeito da menopausa.

    Mas de uns meses para cá, tenho tido muito desânimo e cansaço. Marina Quevedo e eu somos irmãs e em conversas com ela fiquei sabendo dessa nova terapia de reposição. Marina já está usando os bioidênticos e, por enquanto, só tem elogios a fazer. Já fiz minha consulta e gostaria de elogiar a médica Dra. Glaci Vieira Dutra. A consulta com ela durou quase 2 horas. Me perguntou tudo a respeito de minha vida, adorei essa médica! Tinha mais outra médica para escolher, mas como não conheço ninguém aqui onde moro (em Campo Grande/MS), que use os bioidênticos, escolhi a Dra. Glaci, pois além de ginecologista é acupunturista também.

    Estou na fase de fazer os exames e me sinto muito confiante e com grande espectativa na melhora do meu quadro com os bioidênticos. Quando começar a usá-los voltarei para dizer como me sinto.
    > Abraços a todos.

  35. Olá Maria Couto, parabéns pois seu fórum é ótimo e sua presença também!

    Pegando o gancho de sua resposta ao Garcia, sugiro que vc faça enquetes entre os participantes para opinar favoravelmente, ou não, em relação as experiencias que tiveram com medicamentos e farmácias, talvez um pequeno relato aqui.

    Existem fóruns de suplementação que fazem estas enquetes e isto ajuda muito todos os participantes. Gostaria, inclusive, que vc escrevesse o nome dessa farmácia que seu médico criticou. O objetivo não é queimar ninguém, porém entendo que podemos nos ajudar muito se o forúm externar estas situações.

    Por exemplo, se em um relato um participante diz ter atingido um bom resultado com um medicamento, de uma determinada farmácia, isso pesa, se for o inverso pesa tembém. Claro que não é definitivo, pois outros fatores também contam, porém a informação serveria de grande ajuda para todos.

    abraçao

    Santos

  36. Oi Santos,

    Entendo seu ponto de vista, mas vou te dar duas razões pelas quais eu não faço isso:
    1) Mesmo que eu confie naquele médico, ele pode estar enganado ou mal intencionado (não acho que seja a segunda opção, mas já que somos todos humanos temos que pensar em todas as possibilidades).
    2) Eu parto do princípio que se eu não vi com meus próprios olhos é melhor calar. O risco de prejudicar alguém inocente é muito grande.

    Assim penso que é melhor que cada um de nós procure e tire suas próprias conclusões, confiando também em algo muito especial e infalível:na intuição de cada um.

    Quando lidamos com pessoas devemos ser muito cuidadosos, e a meta do Essência Feminina é acrescentar, sempre de maneira positiva para que todos nós possamos viver melhor.

    Grande abraço,
    MC

  37. Prezado Dr. Ricardo
    Realizei uma nova rodada de exames e está tudo ok….Apenas houve uma queda acentuada do GH e minha médica irá solicitar a reposição. Iniciei uma pesquisa para analisar algumas opções de GH e definir que medicamento utilizar. Salvo novas informações, creio que a importação não é o melhor caminho em se tratando de GH, pois além do custo não compensar ainda teria o problema (instabilidade do medicamento) do transporte/tempo até o Brasil. Entre as opções disponíveis no Brasil busquei informação sobre o Norditropin Nordiflex e o Hormotrop, justamente por terem preços diferentes. O interessante é que os fabricantes destes hormônios indicam o mesmo distribuidor. Entrei em contato com esta Empresa, que representa as duas marcas, e conversei com a farmacêutica responsável. O Norditropin Nordiflex, já vem com uma caneta injetável pronta para a aplicação, possui 5 mg de somatropina e custa cerca de R$ 450,00 + frete. O Hormotrop não tem caneta, precisa ser aplicado com seringa de insulina, possui 12 ui ou 4 mg de somatropina e custa R$ 150,00 + sedex. A fármaco informou que as diferenças são mesmo o tipo de aplicação e esta pequena diferença de dosagem, de 5 mg e 4 mg, pois o princípio ativo é o mesmo, ou seja, a somatropina.
    Neste momento estou inclinado a usar o hormotrop em razão do custo, pois a diferença é grande.
    Pois bem, Dr. Ricardo, gostaria de sua opinião a este respeito. O que o Sr. acha deste hormotrop? Parece que os médicos conhecem pouco este GH.
    Existem alternativas melhores que estas?
    Gostaria que falasse um pouco sobre as opções dos medicamentos de GH disponíveis atualmente no mercado.
    Grato!
    Santos

  38. Dr. Ricardo Vallejos

    Prezado Santos!

    Todas as apresentações de GH são bioidênticas e, portanto, seguras e eficazes quanto ao seu uso. Realmente, o que diferencia uma apresentação de outra é o custo, tempo de duração do produto e método de aplicação além da dose de cada amostra. Geralmente, recomendo o norditropin por já vir montado em caneta aplicadora e assim facilitar sobremaneira a aplicação e manuseio por parte do paciente. Concluindo, a questão resume-se à experiência do médico com determinada apresentação e à praticidade de manuseio pelo paciente. Agora, é com você e seu médico. Um fraternal abraço! Dr. Ricardo.

  39. Excelente, Dr. Ricardo!

    Esclareceu a questão. Acredito que todos devem aproveitar estas informações.

    Grato!

    Grande abraço

    Santos

  40. Olá Santos,
    Tem uma leitora querendo falar com você. Eu te enviei um e-mail passando o contato dela, mas repito abaixo sua pergunta.
    Obrigada,
    MC

    “Olá!
    Recentemente através de pesquisa na net, localizei esse site sobre hormônios bioidênticos, tenho lido bastante a respeito, contudo ainda tenho inúmeras dúvidas, acredito entreteanto, que brevemente estarei mais informada. Recentemente meu médico receitou-me GH norditropin, me deu o telefone da empresa que vendia aqui em Floripa, liguei e levei o maior susto com o preço R$1.000,00 à vista R$800,00. Li aqui no site que o Santos encontrou o mesmo produto por preço bem abaixo, por favor me indiquem aonde comprar por preço menos.
    Obrigada

    Elza

  41. Olá Elza,
    Seguem telefones para vc adquirir o Norditropin, todos com orçamentos na faixa de quatrocentos e poucos reais:
    0800 11 6090 Sarmed
    0800 644 6900 Med Comerce
    0800 120 239
    11 2061 3456 Plena Medicamentos Especiais

    O mais em conta de todos está nesta última indicação, na Plena, o valor de R$ 429,00 + frete na caneta com ampola de 5mg. Os outros são um pouco mais que isso. É preciso analisar se o vendedor irá incluir todo o kit no pedido, bem como se fornecerá as agulhas para as canetas e se incluirá, ou não, o frete na negociação, cada empresa trabalha de um jeito. Pergunte tudo isso quando ligar.

    Detalhe, minha pesquisa foi de acordo com a prescrição de minha médica para uma reposição de 0,2 mg/dia, ou seja, em torno de 5mg/mês.

    Outra coisa, existem outras marcas de GH e a escolha é sua. Por exemplo, quando eu decidir iniciar o tratamento pretendo utilizar o Genotropin e não o Norditropin, pois na MedComerce as condições de aquisição do Genotropin são ótimas e incluem KIT, Agulhas, Frete e ainda com valor cerca de 10% inferior ao Norditropin, e eles são muito parecidos na qualidade de apresentação do produto.

    Existe também uma outra opção, também vendida nestes representantes, que é o Hormotrop, que possui preço muito inferior aos demais, porém não utiliza caneta aplicadora e, sim, seringas de insulina para aplicação. Em razão disso me desinteressei, entretanto, o custo chega a ser 50% mais barato que o Norditropin.

    Enfim, ligue para os números acima pois eles possuem todas as informações sobre esses produtos.

    Abs

    Santos

  42. Júnior
    dezembro 30th, 2010 at 2:24 · Responder
    Sim, é para o Dr. Ricardo, mas quem souber dar informações a respeito, fique a vontade…
    —————————————-

    Olá Junior,
    Que eu saiba não existe GH em gel. O GH é produzido pelo nosso ornanismo, sendo que, o utilizado para reposição é conhecido como somatropina, uma substância denominada hormônio do crescimento recombinante, são injeções sub-cutâneas. Utilizam-se muito canetas de aplicação (as marcas são norditropin, genotropin, hormotrop saizen e etc…). O que existe fora isso são pré-cursores de GH, porém pelo que ouvi, a eficácia é muito baixa.

    Vc perguntou sobre hormônios para a pele e eu já fiz esta pergunta a minha médica. A resposta é que o conjunto do tratamento favorece a pele. Por exemplo, a melatonina é fundamental, pois se não dormirmos bem o desgaste da pele aumenta. O DHEA se transforma em todos os outros hormônios. O equilibrio de vitaminas e minerais é fundamental. E por aí vai….pergunte ao seu médico sobre o ácido hialurônico e sobre o colágeno (no vitacost tem tudo isso).

    Agora, o hormônio que com certeza faz muito bem a pele é mesmo o GH. Estive lendo algumas pesquisas científicas sobre o GH, tipo duplo-cego, onde se experimentam a somatropina e um placebo em um grande grupo de indivíduos para depois analisarem os resultados, e as conclusões de todos que li dão conta de que o GH aumenta a massa magra, reduz expressivamente a gordura corporal e melhora a pele (aumenta a espessura e a elasticidade). Hoje, estou convencido que o GH é o rei dos hormônios e se ingerido na quantidade correta é fortíssimo em anti-aging.

    Lá fora já virou uma febre! veja este site….(reposição como um todo, mas principalmente GH)

    http://www.cenegenics.com/

    Abs

    Santos

Deixe uma resposta