Hormônios bioidênticos

COMPRE AQUI SEU LIVRO SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS:

http://amzn.to/2oOslNu

Maria Couto

Por Maria Couto

Por ter um desequilíbrio hormonal há muitos anos, que causava queda de cabelo, um cansaço extremo e celulite, comecei a pesquisar sobre uma possível reposição, ou melhor, uma maneira de restaurar meu equilíbrio.

Após uns dois anos de pesquisa e indecisão, decidi experimentar uma reposição convencional com o medicamento Angelic. Desisti no sexto dia, pois começei a ter  dificuldade para dormir, dores de cabeça e alguma dificuldade para respirar; além de me sentir mais cansada que antes.  Somente aí  fui ler a bula do Angelic, e vi que se tivesse lido antes nem teria tomado o primeiro comprimido. Na verdade não li antes (já que sou uma leitora de bulas)  porque não queria ser influenciada, queria sentir o que realmente era o remédio.

Descoberta dos Hormônios Bioidênticos

Nas minhas pesquisas eu havia lido sobre hormônios bioidênticos, assunto que muitos médicos, mesmo sendo ginecologistas, nunca ouviram falar (!!!). Por sorte a médica que me havia receitado o Angelic (um hormônio sintético) tinha uma amiga que estava começando a usar os biodênticos, e ela pôde me dar o telefone de um médico que os prescrevia.

Naquela época, 2008, as informações sobre este tipo de hormônios era muito escassa no Brasil, embora eles já estivessem em uso nos Estados Unidos desde 1970. Nessa época, Dr. John Lee começou a receitar progesterona para mulheres na pré-menopausa e menopausa, assim como para aquelas que que tinham falta deste hormônio por histerectomia ou qualquer outra razão.

Após exames des sangue detalhados, iniciei o uso de estradiol/estriol e testosterona em forma de creme há um mês (desde o começo de setembro de 2008). Nunca senti nenhum mal estar, o cabelo está caindo muito menos e a celulite praticamente desapareceu. Sei que é ainda muito recente, mas com o tempo terei uma idéia bem mais precisa dos efeitos, embora na verdade eu já tenha sentido uma grande melhora geral na primeira semana de uso dos hormônios bioidênticos. Porém usar estrogênios sem progesterona foi um grande erro, veja sobre isso na atualização de outubro de 2009, mais abaixo.

Certamente ninguém deve usar nenhum medicamento sem receita médica baseada em exames, mas acho que as mulheres precisam conhecer esses hormônios que são manipulados para cada usuária e que portanto não interessam aos grandes laboratórios que não têm como ganhar dinheiro com fórmulas individualizadas.

Os hormonios bioidênticos são indicados também para homens, pois eles também têm problemas hormonais que certamente causam vários males que infelizmente são considerados “normais” pela medicina convencional,, que ainda prega que os males da velhice são inevitáveis.

 

A proposta desta nova medicina é que podemos viver melhor e busca novas respostas, e mesmo que estas respostas não sejam ainda perfeitas, elas deveriam ser, na minha opinião,  experimentadas.

O que são exatamente os hormônios bioidênticos

Hormônios bioidênticos são feitos de plantas e manipulados em laboratórios para que sejam capazes de se acoplarem perfeitamente às células alvo no organismo. A reposição em geral é feita em forma de creme  com são Estriol, Estradiol, Progesterona, eTestosterona.

DHEA (desidroepiandrosterona), a princípio produzido pelas adrenais, é um precursor de outros hormônios, é em forma de comprimidos ou líquido. O GH (hormone growth), ou hormônio do crescimento é também muito importante, embora o seu uso não seja em forma de creme e sim em forma de injeções. Ele pode ter efeitos colaterais se não for usado em doses mínimas e em caso de real necessidade.

Alguns sinais de desequilibrio hormonal

Progesterona, estriol/estradiol e Testosterona são os mais importantes e mais comumente usados no balanceamento hormonal.

Baixa Progesterona

  • Depressão, irritabilidade
  • Miomas
  • Problemas menstruais
  • Problemas urinários na menopausa
  • Disfunção tiroideana
  • Ganho de peso na menopausa

Baixa de estrogênios (estradiol/estriol)

  • Secura vaginal
  • Calores
  • Aumento do colesterol
  • Insonia

Baixa de Testosterona

  • Perda óssea
  • Perda de massa muscular
  • Cansaço e falta de energia
  • Mente confusa
  • Baixa libido, especialmente em homens
  • Problemas cardíacos

Deixo aqui alguns links para quem quiser se aprofundar mais no assunto.

http://www.longevidadesaudavel.com.br/

http://www.drnorthrup.com/womenshealth/healthcenter/topic_details.php?topic_id=129

Com encontrar um médico especialista em hormônios bioidênticos

Como muitos leitores me perguntam onde encontrar médicos especializados em hormônios bioidênticos, clique aqui para ver algumas indicações.

Atualização outubro 2009 – Nunca usar estrogênios sem Progesterona

Ao final de um ano de uso de Testosterona (1mg) em dias alternados e estriol/estradiol (2mg) todos os dias, me consultei com um novo médico em Belo Horizonte, que acrescentou Progesterona ao meu tratamento. Segundo ele eu jamais poderia usar Estriol/Estradiol sem a Progesterona,  que é fundamental para equilibrar os estrogênios, para a saúde do coração, e para manter as características secundárias femininas, como uma pele boa e nutrida.

Atualização outubro 2011

Três anos usando os hormônios bioidênticos. Nenhum efeito colateral. Me sinto bem e cheia de energia.

Atualização Julho 2014

Seis anos usando os hormônios bioidênticos. Em 2012 me consultei com um  médico Canadense, o qual acrescentou DHEA ao meu tratamento, em forma líquida, para pingar 4 gotas sob a língua 2 X por dia. Eu na verdade tomo apenas uma vez por dia. Segundo o meu médico de BH o Dhea é super importante mas naquela época não dei muita atenção e não queria usar mais nada além dos três já mencionados. Segundo ele o DHEA é importantíssimo para combater a fadiga adrenal e aumentar a libido. Embora eu não estivesse sentindo nenhum sintoma da falta deste hormônio, meus exames mostraram baixo nível, o que iria provocar sintomas no futuro.

Desde 2012 tenho usado, além de homeopatia quando necessário, os sais de Schuessler como suplementação de minerais. O resultado é maravilhoso. A falta dos minerais essenciais leva a doenças,  e o interessante é que sua falta pode ser vista no “diagnóstico da face” como manchas, rugas, bolsas or círculos escuros sob os olhos, acne, descolorações e outros. Uso também, esporadicamente, um suplemento que contém zinco e um suplemento de colágeno chamado Genacol Collagen, um único comprimido por dia. Após iniciar os Sais de Schuessler e os suplementos a diferença para melhor na pele e cabelo foram surpreendentes.

Atualização 2017
Lançamento do livro “Melhore Sua Saúde com Hormônios Bioidênticos, Homeopatia e Nutrição” – em parceria com o médico Americano, Dr. John Salerno. Clique aqui para mais detalhes e adquirir o seu.

866 Comments:

  1. Gostaria de saber se quem tem lúpus eritematoso sistêmico pode fazer uso de hormohorm bioidenticos. Pode?

    • Cara Joana,

      Qualquer pessoa que vá fazer uso de hormônios bioidênticos tem que consultar um especialista e fazer vários exames de sangue para ver se eles são adequados para ela.

      Assim sendo, não dá para te dar uma resposta. Porém creio que homeopatia e mudança no estilo de vida (ambiental, dieta, emocional) poderá te ajudar a chegar à cura. Procure um homeopata que seja unicista. Depois de tratar sua condição atual, veja os hormônios bioidênticos com um especialista.
      Boa sorte,
      MC

  2. Meu médico me receitou oestrogel – vc conhece? Estou bem em dúvida do que fazer. A progesterona já tenho pois uso o DIU mirena, e nele tem uma dose baixinha de progesterona.

    • Cara Marianne,
      Não conheço este remédio, mas se é de laboratório não é bioidentico – veja bem a origem do que ele contém. O Mirena também não é bom, ou seja: hormônio sintético. Digo isso em geral pois não tenho conhecimento do seu caso para te dar uma opinião formal. E isso nem poderia ser feito num espaço como este.
      Sugiro que você leia mais sobre o assunto para fazer suas decisões.

      Boa sorte,
      MC

  3. Utrogestam é bioidentico?

    • Olá Beatriz,
      Hormônios bioidênticos são feitos de plantas e não têm efeitos colaterais. No Brasil têm que ser manipulados, pois não é possível encontrá-los prontos em farmácias. Eu não conheço esse medicamento, apenas vi algumas referencias dele em pílulas com alto teor hormonal e que causam vários problemas. Procure ler a bula, e usar progesterona em forma de creme.

      Abraço,
      MC

  4. Olá Maria Couto, boa tarde!

    Você pode por favor me informar se uma pessoa na menopausa que tem lúpus e toma corticoide em dose baixa 5% pode fazer uso de hormônios bioidenticos?

    • Cara Helena,

      Tudo irá depender da sua consulta e dos resultados dos seus exames, que o médico irá pedir. A princípio não me parece haver problema. Também creio que com terapias naturais e sobretudo dieta adequada você pode equilibrar sua saúde.

      Tudo de bom,
      Maria Couto

  5. Vou iniciar tratamento homeopático para pré-menopausa e saúde geral, vc acha que funciona? Estou fazendo mil exames para descobrirem a causa do meu edema generalizado, mas está difícil.

    • Olá Thay,

      Na minha opinião, Homeopatia é a medicina mais avançada que existe. Ela trata por sintomas, então o nome da doença não importa.

      Quanto ao “edema generalizado” há de haver uma causa. Em geral a primeira consulta homeopática dura uma hora e meia a duas, o que permite procurar causas. Isto pode estar ligado a intoxicação alimentar, pessoas que trabalham em fábricas e comem comidas com conservantes como salitre. Enfim, é preciso sim procurar a causa para evitar o que provoca a doença. Pode ser mal funcionamento da tireoide também, entre outras tantas.

      Creio que com um homeopata clássico, unicista, você terá bons resultados.

      Boa sorte,
      MC

Faça seu comentário