Sais de Schussler são Sais minerais que equilibram o organismo podendo levar à cura de diversos males. Sua deficiência pode ser facilmente percebida por sintomas e diagnóstico de face. Para maior eficácia devem ser aliados a um estilo de vida saudável.
Seguros, eficientes, e de baixo custo, são usados na Europa e América do Norte há mais de 200 anos.
História dos Sais de Schussler
Os Sais de Schuessler (Schussler), são também conhecidos como Sais bioquímicos. Eu os descobri em 2011, e tenho usado desde então, e indicado para pacientes, com excelentes resultados. Eles são o resultado do trabalho do Dr. Wilhelm Schüssler, um grande médico alemão do século XIX. Ele fazia pesquisas em cinzas de pessoas que haviam sido cremadas, para ver que minerais faltavam em suas células e estudava todo o histórico destas pessoas, fazendo uma ligação entre os minerais faltantes e as doenças que elas tiveram. Assim ele chegou aos 12 minerais que devem estar presentes no organismo, para uma saúde perfeita.
De que são feitos os Sais de Schussler
Os Sais de Shussler são feitos à base de sais inorgânicos como descrito baixo. Embora não sejam classificados como remédios homeopáticos, já que não agem de acordo com o princípio da “Cura pelo Semelhante” como os remédios homeopáticos. Mas eles têm algo em comum com a homeopatia pois também são dinamizados, em geral na potencia 6D e 12D (ou 6X e 12X). Estas potências, D ou X significam a mesma coisa e é uma potência decimal. Por serem feitos com doses mínimas da matéria prima e dinamizados, eles interagem diretamente com as células, levando a elas o mineral de que necessitam.
Importancia dos Minerais
Os minerais são fundamentais para o funcionamento celular e são necessários até para a absorção de vitaminas , pois vitaminas e suplementos só têm uma boa aceitação pelas células se elas estiverem com seu nível mineral adequado. Caso contrário a luta celular para absorver as vitaminas vai deixá-las ainda mais depauperadas.
Schoenfeld usa o exemplo de pessoas anêmicas e sua ingestão diária de ferro para ilustrar seu ponto, e diz que assimilar comprimidos de ferro representam um esforço grande para o corpo. Assim, a maneira mais fácil seria tirar o ferro diretamente do alimento, o que pode não ser possível a menos que se tenha acesso a alimentos orgânicos plantados em solos rico em nutrientes.
“Se o nível de ferro nas células é esgotado, o corpo terá dificuldade ou não será capaz de absorver o ferro ingerido como suplemento. Porém, uma vez que o corpo tenha os sais bioquímicos em quantidade suficiente, ele irá ser capaz de absorver o ferro, vitaminas ou mesmo os nutrientes dos alimentos. Os sais minerais irão habilitar o corpo para absorver aquilo de que necessita”.
Os Sais de Shussler não têm contra-indicações, e seus excessos são simplesmente eliminados pelo corpo. Dito isto, eles são geralmente adequadas para todos, desde bebês a partir de um ano, até pessoas de idade. Eles são muito úteis também para animais.
Dose e Posologia dos Sais de Schussler
A dose recomendada é 3 a 4 comprimidos dissolvidos na boca (de preferência debaixo da língua, e devagar), 3 a 4 vezes por dia. Eles podem também ser diluídos em água e tomado em pequenos goles, deixando cada gole na boca por 10 segundos, para serem absorvidos pelas mucosas.
Embora estes sais venham sendo vendidos em farmácias e super-mercados na Europa e América do Norte, sem receita médica, há mais de 200 anos, mas se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
OS 12 SAIS de SCHUESSLER
1) Calcarea fluorica DH6 (Fluoreto de calcio)
Calcarea Fluorica é o restaurador da elasticidade dos tecidos.
Fissuras na pele, perda de elasticidade, condição relaxada das veias e artérias, circulação lenta, dentes soltos. Calcarea fluórica ajuda a manter a elasticidade dos tecidos e é benéfico para as condições associadas com o excesso de flacidez. Isso inclui os vasos sanguíneos dilatados, hemorróidas, veias dilatadas e varizes. Calc-Flu é também encontradan no esmalte dos dentes e as superfícies ósseas. Auxilia a circulação normal do sangue e tratamento da pele rachada, tensão muscular e ligamentos lesados. Ela ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, ossos e dentes.
Calc Fluor ajuda em casos de catarata, doenças ósseas da do ouvido, lábios rachados, relaxamento dos músculos dos órgãos urinários, deslocamento uterino, expectoração difícil, dores com sensação de queimação nas costas, unhas encravadas (para unhas encravadas ver também Silicea).
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Calcarea Fluorica:
Pés de galinha em forma de leque, unhas quebradiças, pés suados, flacidez.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
2) Calcarea phosphorica DH6
Calcarea phosphorica é a fundação da estrutura corporal.
Estado anêmico de meninas, problemas de coagulação do sangue, circulação do sangue imperfeita, sangue pobre, fraqueza óssea e raquitismo. Tem influência benéfica sobre a digestão e assimilação. Calcarea phosphorica é o sal de células dos ossos e está também presente nos dentes. Ela ajuda durante a dentição, puberdade, convalescença, e em pessoas idosas. Também indicada para prevenção de caimbras musculares e dores durante a menstruação. Ajuda em casos de anemia, doenças ósseas, fraqueza constitucional e doenças crônicas difíceis de curar.
Amígdalas inchadas, olhos sensíveis à luz artificial, dor nos olhos, espasmo das pálpebras. Erupções da pele com coceiras e escamação espessa e clara. Espinhas coceira.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Calcarea phosphorica:
Manchas brancas nos dentes, pontas dos dentes transparentes, lábios finos (sinal de má absorvição de minerais), pele em volta dos olhos com aparência de cera, rosto de um branco cremoso, espinhas/erupções que coçam.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
3) Calcarea sulphurica DH6 (Sulfato de calcio)
Calcarea sulphurica é um dos sais que auxilia na produção de fibrina, a proteína que age na sustentação dos tecidos da pele e na coagulação do sangue.
Indicado para espinhas, dor de garganta, gripe, e todas as condições decorrentes de impurezas no sangue. Este sal é um componente de tecido conjuntivo, membranas mucosas e da pele. Ajuda a eliminar matérias indesejáveis no sistema, e repara os tecidos. Calcarea sulphurica é benéfica em casos de cicatrização lenta, durante o último estágio de supuração; para espinhas, furúnculos, úlceras, abcessos. Ela atua nas inflamações em geral
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Calcarea sulphurica:
Ajuda a eliminar manchas de idade, manchas marrons (relacionados ao fígado), poros dilatados, celulite, unhas encravadas que estão inflamadas. Pele com aparência suja.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
4) Ferrum phosphoricum DH12 (fosfato de ferro)
Ferro phosphoricum, também conhecido como fosfato de ferro é essencial para o transporte de oxigênio para todas as partes do corpo.
Indicado para congestão, dor inflamatória, alta temperatura e falta de glóbulos vermelhos no sangue. Considerado como o “portador de oxigênio”, Ferro phosphoricum é benéfico para qualquer condição inflamatória ou febril.
Sempre que houver males decorrentes da circulação perturbada, como calor, dores, vermelhidão, palpitações ou pulso acelerado ele pode ser usado com sucesso. Ferrum phos deve ser tomado durante a primeira fase de doenças agudas, resfriado comum, bronquite, infecção respiratória aguda, reumatismo. Ele auxilia na manutenção do corpo, dando resistência às doenças. Indicado também para problemas intestinais causados por estados inflamatórios – Síndrome do Cólon Irritável, e vomito de comida mal digerida.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Calcarea phosphorica:
Círculos escuros sob os olhos (olheiras).
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
5) Kali muriaticum DH6 (cloreto de potássio)
Kali Mur é o principal agente na construção de fibrina no organismo (junto com Calcarea sulphurica) – o “construtor de blocos” do tecido conjuntivo.
Indicado para metabolismo lento, catarro, dor de garganta, inchaço glandular, língua esbranquiçada, tosses e resfriados. Kali muriaticum pode ajudar com o alívio temporário de pequenos distúrbios respiratórios, tais como chiados e estados asmáticos do peito. Ele também auxilia a redução de resfriados, produção de muco e sinusite. Para gânglios, inchaço glandular. Especialmente útil para problemas como dor de garganta ulcerada, amigdalite, infecção catarral do ouvido médio – usada junto com Ferrum phosphoricum.
Kali muriaticum é também para secreções densas dos olhos, dor de ouvido junto com inchaço das amígdalas. Para o segundo estágio de todas as condições inflamatórias. Para hemorróidas que sangram e corrimentos vaginais. Em casos de varíola ele é um importante remédio que controla a formação de pústulas.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Kali muriaticum:
Rosacea, acne, coloração leitosa do rosto. Escamação branca no couro cabeludo.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
6) Kali phosphoricum DH6
Kali phosphoricum é o constituinte das células nervosas
Indicado para dores de cabeça nervosas, falta de vitalidade, humor sombrio, doenças de pele, insônia, depressão, timidez, e birras. Ele é um componente de células nervosas e cerebrais. Kali phosphoricum é um tônico para os nervos. Este sal é indicado nos casos de stress e tensão, e os sintomas nervosos aparecem. Particularmente importante para a irritabilidade emocional, depressão, nervosismo, birras das crianças.
Palpitações por motivos nervosos.
Indicado também para eczema com irritação e super sensibilidade. Unhas encravadas com liberação pu com mal cheiro, empolação pelo corpo. Doenças com pútridas discharges. Fraco sistema digestivo. Cólicas menstruais em mulheres irritáveis e nervosas.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Kali phosphoricum:
Halitosis (mau hálito), pele de coloração acinzentada, olhos fundos, olhos sem vida. Eczema.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
7) Kali Sulphuricum DH6 (sulfato de potássio)
Kali sulphuricum tem afinidade com gorduras no organismo. Quando ele está baixo os óleos corporais ficam mais densos e tendem a entupir os poros. Isto causa secreções pegajosas, amareladas em erupções e abscessos.
Kali sulph é também útil em pequenas erupções com escamação, e secreção nos olhos e ouvidos, catarro com secreções amareladas ou verdes. Muito bom para corrimentos vaginais.
Também indicado para caspa, condições inflamatórias em geral, erupções no couro cabeludo. Muito bom para catapora, ajudando as cascas a secar e cair.
Kali sulphuricum intensifica a ação de Ferrum phosphoricum no transporte de oxigenio no corpo ajudando assim o sistema respiratório e circulatório.
Muito útil para o final de resfriados, quando a descarga é profusa e frequentes. Ele pode também ajudar em dores agudas reumáticas que mudam de lugar. Ele traz o sangue para a superfície da pele e promove a transpiração.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Kali sulphuricum:
Manchas de idade e de gravidez, manchas marrons (fígado), sardas em adultos.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
8) Magnesia phosphorica DH6
Importante elemento mineral dos ossos, dentes, cérebro, nervos, sangue e células musculares.
Este é um dos meus sais favoritos pois atua de maneira maravilhosa em dores musculares que melhoram com calor e pressão.
Magnesia phosphorica é encontrada principalmente nas fibras dos nervos e músculos. É indicada para todo tipo de dor nos nervos, ciática, dores musculares, espasmos, torceduras que melhoram com calor e pressão (massagem). Indicado também para dor nas costas, parto com dor, caimbras e espasmos nas pernas.
É o principal remédio para toda dor de natureza espasmódica, como cólicas de menstruação, tosse espasmódica, neuralgia, palpitações e dores agudas em geral e sensação de aperto na garganta. Remédio muito bom para cólicas em bebês (depois de tentar Chamomila – homeopatia).
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Kali sulphuricum:
Rosto avermelhado é sinal de baixa mag phos no sistema.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
9) Natrum muriaticum DH6 (Cloreto de Sódio)
Natrum muriaticum tem afinidade com a água existente no plasma sanguíneo, e assim sua deficiência irá causar distúrbios na água em todo o organismo, em geral causando retenção de líquidos.
Indicado para desânimo dores de cabeça com constipação, azia, dor de dentes, rinite causada por alergia, desejo por alimentos salgados, olhos fracos. Natrum mur ajuda a controlar o grau de umidade nos tecidos, e como tal é benéfico para o alívio de olhos lacrimejantes e coriza; e em ressecamento dos tecidos em geral, incluindo prisão de ventre e problemas de digestão por falta de ácido digestivo no estômago.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Natrum muriaticum:
Inchaços em geral, pele super seca, acne seca e/ou que coça,
poros dilatados. Aparência intumescida.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
10) Natrum phosphoricum DH6
Natrum phosphoricum é responsável pelo equilíbrio entre os ácidos e os fluidos corporais.
Quando o sangue é excessivamente ácido pode haver falta deste sal, permitindo que fluidos normais se acidifiquem. Isto faz com que as pessoas fiquem cheias de ódio, raiva, inveja, ciúmes e egoísmo.
A falta de Nat Phos pode levar a rigidez e inchaço das articulações, sangue ácido, reumatismo, lumbago, vermes intestinais, revestimento amarelo forte na raiz da língua. Ele ajuda a manter a alcalinidade do sangue, emulsiona ácidos graxos, e mantém o ácido úrico solúvel no sangue (veja que um equilíbrio do PH do sangue depende também dos alimentos ingeridos).
Assim Natrum phos pode ajudar crianças que são alimentadas com muito açúcar e estão sofrendo de uma condição ácida do sistema (certamente a quantidade de açúcar consumida deve diminuir assim como melhorar a alimentação em geral). Também ajuda a aliviar indigestão, dispepsia, azia, queimações no estômago e leves condições reumáticas.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Natrum phosphoricum:
Cravos, poros dilatados, espinhas, pele amarelada,
brilhante e engordurada.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
11) Natrum sulphuricum DH6 (Sulfato de Sódio)
Natrum sulphuricum atua nos fluidos intercelulares e órgãos, e ajuda a eliminar o excesso de água do organismo.
É indicado para asma, gripe, malária, doenças do fígado, revestimento verde acastanhado da língua, gosto amargo na boca. Nat sul ajuda a equilibrar a quantidade de água nos tecidos e, se necessário, elimina o excesso de fluido. É um auxílio bioquímico para o fígado, baço e rins, ajudando a equilibrar problemas hepáticos, digestivos e alguns sintomas gripais.
Natrum sulphuricum ajuda a dissipar os sentimentos de falta de vigor experimentados em clima úmido.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Natrum sulphuricum:
Inchaço sob os olhos, indicativo de retenção de líquidos e mal funcionamento dos rins
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
12) Silícia DH6
Silicea é considerado o sal da beleza pois ajuda a melhorar pele, cabelo e unhas. Na verdade ele é muito mais que isto. Quando pele e cabelo estão bonitos, significa que os órgãos internos estão saudáveis.
Silicea também é responsavel por aumentar a estamina pois ele é parte de todas as células do tecido conjuntivo. A estamina faz toda a diferença pois nos deixa cheios de energia e força para cumprir nossas metas.
A falta de Silicea causa mau cheiro nos pés e axilas, formação de pus, abcessos, furúnculos, amigdalite, unhas quebradiças, dores de estômago. Silicea promove a supuração e a descarga de resíduos, ajudando em erupções cutâneas e limpando o sangue. No primeiro estágio de qualquer inchaço Fer Phos e Kali Mur devem ser tomados, mas se eles não levarem a uma cura total, silícea irá amadurecer o abcesso e promover sua descarga. O processo de purificação pode gerar descargas de toxinas pela pele, mas isto é um bom sinal e depois ela se regenera.
Diagnóstico pela aparência para deficiência de Silicea:
Rugas, pés de galinha, sobrancelhas encolhidas, nariz e testa brilhando, linhas paralelas perto das orelhas.
Se você precisar de ajuda para escolher os seus Sais, marque sua consulta homeopática aqui.
Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.
Para marcar uma consulta homeopática, clique aqui.
Maria de Lourdes Couto Alves
Homeopatia Clássica
boa tarde , onde posso adquirir os sais de schlusser ? moro na baixada santista
Olá Mônica,
Mande fazer. Posso te mandar as potências.
Atenciosamente,
MC
Ola boa tarde. Gostaria de um sal para tratar excesso pensamentos de sexo e vicio de jogos no computador.
Cara Helena,
Infelizmente não posso dar indicações sem uma consulta formal.
Dá uma olhada na descrição dos Sais, eles são 100% seguros, e escolha o que achar conveniente. Fora isso, alimentação saudável (sem aditivos químicos), exercícios como caminhada, natação, artes marcias e dança tiram a pessoa do computador e geram endorfinas e felicidade.
Uma das melhores coisas que existem para ajudar a ter uma vida saudável é ser sócio de um clube. Lá você passa o dia, toma sol, joga, conhece gente e vive a vida! Pense nisso.
Boa sorte,
MC
ONDE ENCONTRO ARTIGOS CIENTIFICOS SOBRE OS SAIS E A ESTÉTICA
Caro Walter,
Não creio que haja artigos científicos nos termos da medicina convencional para os Sais de Schussler, pois eles são fruto de uma persperctiva completamente diferente.
Os Sais são baseados em estudos sobre doenças e causas de morte e a relação com os minerais que faltavam nos corpos das pessoas estudadas. Porém há um livro muito interessante que mostra os sinais faciais da falta dos minerais. Esses sinais, tais como rugas, manchas, inchaço, etc. são sinais de má saúde e os Sais(alidados a boa alimentação) poderão ajudar enormmemente, o que não deixa de ser um resultado estético.
Sugiro que leia “Facial Diagnosis of Cell Salt Deficiencies”por David R. Card
Boa sorte,
MC
Mariana couto, meu contato 11 30194983
Eu quero comprar
Eu gostaria de saber qual o mais indicado pra quem é soro positivo. Gratidão
Cara Vanderleia,
Os Sais de Schussler são um complemento mineral, a pessoa pode tomar todos. Ou então ela lê a descrição e vê se tem alguma característica pessoal que indique algum em especial.
Não vendo os sais, pegue o nome e potencia de cada um no blog, e mande fazer em farmácia homeopática. Fica muito bom.
Tudo de bom,
MC