HOMEOPATIA – A Maravilha da Medicina

Como eu conheci a homeopatia

Este post foi escrito quando eu era apenas uma apaixonada usuária de remédios homeopáticos, o que significa que experimentei em mim mesma seus fantásticos efeitos. Agora, formada em Medicina Homeopática no Canada, meu encanto com esta ciência só aumentou, ao conhecê-la mais profundamente, e ao verificar seus efeitos curadores em meus próprios pacientes.

Na primeira vez em que usei medicamentos homeopáticos, receitados pelo  médico com o qual me trato até hoje – Dr. Roger Bergel –  os resultados foram rápidos e muito interessantes. Ele me havia sido indicado por um grande amigo que era médico, pois eu estava numa super crise existencial. Eu tinha uma vida maravilhosa, era  feliz em todos os sentidos e um belo dia fiquei extremamente angustiada e começei a me sentir fisicamente muito mal. O Dr. Roger me receitou uma dose única e outro remédio para ir tomando todos os dias. Após a dose única eu começei a ter insights incríveis e fui percebendo tudo o que acontecia comigo. Comentei com meu amigo as minhas “descobertas”  e ele não ficou impressionado.  Eu estranhei e ele disse “eu já sabia de tudo isso”. – Porque não me disse? Eu perguntei. Ele respondeu: “você jamais teria acreditado. Essas coisas a própria pessoa tem que perceber”.  Os sintomas físicos desapareceram e tudo voltou ao normal.

Anos depois quando comecei a fazer terapia Junguiana, que por sinal adoro, continuei tomando medicamentos homeopáticos para me ajudarem a compreender melhor o que acontecia comigo assim como a superar as dificuldades. Isso, sem dúvida, agilizou meu processo terapêutico.

A homeopatia se baseia em sintomas, e hoje em dia exames detalhados ajudam a melhor compreendê-los. A homeopatia atua tanto em problemas  físicos quanto nos emocionais. Aliada a nutrição adequada e um bom estilo de vida, todos podem ter uma boa saúde com custos baixíssimos.

Alguns exemplos de cura

Ao longo desses anos tive muitas curas com a homeopatia. Por exemplo: por aproximadamente dois anos  tive uma extra-sístole, que é uma batida anormal no coração. Por dois anos fui a vários cardiologistas e eles nunca entenderam o porquê, nunca acharam uma solução. Nessa época eu não estava em SP, mas resolvi vir para me consultar com o Dr. Roger. Resultado: em dois meses eu estava ótima. Na verdade eu melhorei muito já na primeira semana. Ele me receitou uma fórmula com vitaminas e minerais, entre eles uma substância em especial  que se não for produzida adequadamente pelo coração pode deixar seus músculos fracos, propiciando a extra-sístole. Além deste, um medicamento para o emocional já que eu estava no meio de uma  crise  causada por uma grande mudança na minha vida.

Eu teria inúmeros exemplos para dar e posso citar ainda meu marido que desde adolescente  teve problema de rinite e sinusite. Ele havia começado um tratamento homeopático e não havia dado continuidade. Nem sempre a homeopatia tem uma resposta tão rápida como no meu caso, e ele acabou desistindo. Uns dois anos depois eu tive um problema de tendinite e após 6 meses sentindo dor e com dificuldade para pegar até objetos leves, apesar  de me consultar com  três médicos( um dos quais queria me operar) e de ter feito bastante fisioterapia não tive nenhuma melhora. Eu  estava viajando muito na época e quando finalmente consegui marcar uma consulta com o Dr. Roger, tudo se resolveu. Na primeira semana eu estava 70% melhor e ao longo de mais um mês e meio a dor desapareceu totalmente.

Ao ver isso meu marido ficou tão impressionado que resolveu recomeçar o tratamento. Resultado? – Ele está totalmente curado. E o que é importante: curado com um medicamento que não tem efeitos colaterais. Isso não é maravilhoso? Para que vocês tenham uma idéia, o medicamento convencional que haviam receitado para ele tinha inúmeros efeitos colaterais podendo até causar glaucoma.

História da homeopatia

A historia da homeopatia é fascinante. Ela nasceu das pesquisas de Samuel Hahnemann (1755-1842), inconformado com os métodos de tratamento convencionais. Ele falava nove línguas, o que o ajudou a pesquisar e agregar conhecimentos para essa nova medicina.

Ao longo dos anos a homeopatia foi sendo aperfeiçoada e recentemente ouvi falar de um médico que após 50 anos de prática de medicina convencional “descobriu” a homeopatia e foi para a faculdade estudá-la. Isso mostra que muitas vezes as pessoas nem percebem o que acontece à sua volta ou não tem tempo para parar e procurar conhecer.  Mas mostra também que nunca é tarde para ampliar nossos horizontes.

Abraços,
Maria Couto, DCHM
HOMEOPATIA CLASSICA

44 Comments:

  1. ok……so que eu acho o meu caso tao complexo para ser curado com homeopatia nao que esteja duvidando entende?.. vamos ver…estou providenciando um outro endócrino pra ele ver se eu posso tomar hormônio do crescimento vejo que pode revolver meu problema

  2. HOMEOPATIA é um tratamento que serve para todos os tipos de doença?? o meu problema poderia msm ser resolvido com HOMEOPATIA?
    são remédios naturais os escolhidos para tratamento com a HOMEOPATIA/?

    • Oi Vanessa,
      Somente um médico homeopata poderá responder à sua pergunta, após longa consulta. Homeopatia é natural sim e segura. Mas não existe nenhuma medicina que cura todas as doenças. Acima das medicinas conhecidas pelos seres humanos está o poder de Deus. Ele é o grande curador. Portanto se cuide e ache um bom homeopata, alguém experiente, certo?

      Eu te sugiro comprar um livro sobre homeopatia para leigos, para assim compreender do que se trata.

      Tudo de bom,
      MC

  3. Oi Maria. Boa tarde.
    Quero saber se você conhece algum remédio homeopático que ajude na hipertenção, já faço o possível, evito gorduras, pouco sal e ás veses até sem sal e os medicamentos que estou tomando não resolvem. Por favor me d~e uma luz neste caso.
    Abraço.
    Valserpa

    • Olá Valdeci,

      Sem dúvida a homeopatia pode levar à cura da hipertensão. Só que a homeopatia não é, obviamente, alopatia. Não se trata de escolher um remédio para hipertensão. A homeopatia trata a pessoa como um todo, ativa sua energia vital e a pessoa fica livre das doenças. Eu não poderia te indicar o remédio por várias razões: a primeira é que sou estudante ainda, a segunda é que não é permitido por lei indicar medicamentos pela Internet, e a terceria é que a homeopatia só funciona após uma longa consulta (1 a 2 horas) para que o homeopata tenha uma visão completa da pessoa e possa escolher o remédio certo.

      A indicação de remédios homeopáticos para primeiros socorros, ou para coisas mais simples pode até ser feita. Mas para problemas sérios ou crônicos jamais.

      Uma das grandes causas da hiper-tensão é o desequilíbrio emocional. Os remédios homeopáticos tratam o físico e o mental ao mesmo tempo, sem efeitos colaterais.

      Procure um médico homeopata, converse com ele para vc fazer um tratamento por pelo menos uns 6 meses. Veja como a homeopatia funciona. Os sintomas podem se agravar, o que significa que está havendo uma cura. Por isso não adianta ir uma vez e depois não querer voltar. Se programe para se CURAR e vá atrás disso.

      Boa sorte,
      MC

  4. olá, pessoal!
    Sou de Bauru e também trato com homeopatia meus problemas, tenho tido bons resultados com dores de garganta, stresse, sinusite, entre outros, mas ultimamente estou sofrendo muito com tendinite. Espero que esses remedinhos possam me ajudar nisso também…

  5. Andréia Santana Vidigal

    Olá gostaria de saber se é possível com a homeopatia emagrecer estou acima do peso e com esses remédios tradicionais não tenho exito.

    • Olá Andréia,
      A homepatia poderá sim te ajudar muito a emagrecer. O excesso de peso pode ter várias causas: excesso de comida e falta de exercício são as mais obvias, mas tem pessoas que comem quantidade normal e se mantêm acima do peso. Outras causas podem ser hipo-tiroidismo, deficiencia de enzimas digestivas, etc.

      O remédio homeopático é escolhido segundo as características pessoais. Tem alguns ideais para crianças, outros para obesidade em idosos, outros para pessoas que têm aversão a exercicio físico e só pensam em trabalho, outros para pessoas flácidas, friorentas, que têm má digestão e constipação; outros para aqueles que têm baixa energia, sujeitos a unhas fracas e eczemas e que mordiscam o tempo todo; outros para pessoas de músculos fracos, rosto oleoso, tímidas. E assim por diante. Cada tipo de corpo e personalidade irá se equilibrar com um remédio que tenha afinidade com seu tipo.

      Segundo o médico homeopata Aza Hershoff, quem precisa emagrecer precisa também ficar usar os suplementos cromium, carnitine, uma erva chamada garcinia, e omega-3. Converse sobre isso com seu médico e faça um programa de alimentação certa e exercícios. Não tem como vc não perder peso.

      Só para te dar uma idéia, uma vez meu marido precisava perder 4 kilos. Ele costuma comer 3 pãezinhos no café da manhã. Aí nós mudamos o cardápio para: 1 copo de suco natural, meio mamão, 1 ovo cozido e meio pãozinho. No almoço ele começava sempre por um prato de salada (bem temperada, com um pouco de parmesão ralado, tomate seco ou coração de alcachofra). É impossível alguém comer muito do prato principal após um prato de salada. Para resumir, ele perdeu 5 kilos em dois meses, e se apaixonou pela dieta. Ah, ele estava tomando um remédio homeopático na época, que o ajudou muito a abrir as janelas da mente e sair do padrão anterior.

      Boa sorte,
      MC

Faça seu comentário