HOMEOPATIA – A Maravilha da Medicina

Como eu conheci a homeopatia

Este post foi escrito quando eu era apenas uma apaixonada usuária de remédios homeopáticos, o que significa que experimentei em mim mesma seus fantásticos efeitos. Agora, formada em Medicina Homeopática no Canada, meu encanto com esta ciência só aumentou, ao conhecê-la mais profundamente, e ao verificar seus efeitos curadores em meus próprios pacientes.

Na primeira vez em que usei medicamentos homeopáticos, receitados pelo  médico com o qual me trato até hoje – Dr. Roger Bergel –  os resultados foram rápidos e muito interessantes. Ele me havia sido indicado por um grande amigo que era médico, pois eu estava numa super crise existencial. Eu tinha uma vida maravilhosa, era  feliz em todos os sentidos e um belo dia fiquei extremamente angustiada e começei a me sentir fisicamente muito mal. O Dr. Roger me receitou uma dose única e outro remédio para ir tomando todos os dias. Após a dose única eu começei a ter insights incríveis e fui percebendo tudo o que acontecia comigo. Comentei com meu amigo as minhas “descobertas”  e ele não ficou impressionado.  Eu estranhei e ele disse “eu já sabia de tudo isso”. – Porque não me disse? Eu perguntei. Ele respondeu: “você jamais teria acreditado. Essas coisas a própria pessoa tem que perceber”.  Os sintomas físicos desapareceram e tudo voltou ao normal.

Anos depois quando comecei a fazer terapia Junguiana, que por sinal adoro, continuei tomando medicamentos homeopáticos para me ajudarem a compreender melhor o que acontecia comigo assim como a superar as dificuldades. Isso, sem dúvida, agilizou meu processo terapêutico.

A homeopatia se baseia em sintomas, e hoje em dia exames detalhados ajudam a melhor compreendê-los. A homeopatia atua tanto em problemas  físicos quanto nos emocionais. Aliada a nutrição adequada e um bom estilo de vida, todos podem ter uma boa saúde com custos baixíssimos.

Alguns exemplos de cura

Ao longo desses anos tive muitas curas com a homeopatia. Por exemplo: por aproximadamente dois anos  tive uma extra-sístole, que é uma batida anormal no coração. Por dois anos fui a vários cardiologistas e eles nunca entenderam o porquê, nunca acharam uma solução. Nessa época eu não estava em SP, mas resolvi vir para me consultar com o Dr. Roger. Resultado: em dois meses eu estava ótima. Na verdade eu melhorei muito já na primeira semana. Ele me receitou uma fórmula com vitaminas e minerais, entre eles uma substância em especial  que se não for produzida adequadamente pelo coração pode deixar seus músculos fracos, propiciando a extra-sístole. Além deste, um medicamento para o emocional já que eu estava no meio de uma  crise  causada por uma grande mudança na minha vida.

Eu teria inúmeros exemplos para dar e posso citar ainda meu marido que desde adolescente  teve problema de rinite e sinusite. Ele havia começado um tratamento homeopático e não havia dado continuidade. Nem sempre a homeopatia tem uma resposta tão rápida como no meu caso, e ele acabou desistindo. Uns dois anos depois eu tive um problema de tendinite e após 6 meses sentindo dor e com dificuldade para pegar até objetos leves, apesar  de me consultar com  três médicos( um dos quais queria me operar) e de ter feito bastante fisioterapia não tive nenhuma melhora. Eu  estava viajando muito na época e quando finalmente consegui marcar uma consulta com o Dr. Roger, tudo se resolveu. Na primeira semana eu estava 70% melhor e ao longo de mais um mês e meio a dor desapareceu totalmente.

Ao ver isso meu marido ficou tão impressionado que resolveu recomeçar o tratamento. Resultado? – Ele está totalmente curado. E o que é importante: curado com um medicamento que não tem efeitos colaterais. Isso não é maravilhoso? Para que vocês tenham uma idéia, o medicamento convencional que haviam receitado para ele tinha inúmeros efeitos colaterais podendo até causar glaucoma.

História da homeopatia

A historia da homeopatia é fascinante. Ela nasceu das pesquisas de Samuel Hahnemann (1755-1842), inconformado com os métodos de tratamento convencionais. Ele falava nove línguas, o que o ajudou a pesquisar e agregar conhecimentos para essa nova medicina.

Ao longo dos anos a homeopatia foi sendo aperfeiçoada e recentemente ouvi falar de um médico que após 50 anos de prática de medicina convencional “descobriu” a homeopatia e foi para a faculdade estudá-la. Isso mostra que muitas vezes as pessoas nem percebem o que acontece à sua volta ou não tem tempo para parar e procurar conhecer.  Mas mostra também que nunca é tarde para ampliar nossos horizontes.

Abraços,
Maria Couto, DCHM
HOMEOPATIA CLASSICA

Um Comentário:

  1. Olá Maria, Gostaria de agradecer a você por dividir todas essas informações!!!!!Adorei tudo!!!!!Tenho Tiroidite de Hashimoto e não consigo ficar bem, gostaria de uma indicação sua de um medico que faça esse tratamento de hormônios bioidênticos.
    Muito Obrigado por tudo
    Beijos Fê

    • Oi Fê,
      Onde vc mora? Já deu uma olhada na listagem da página MEDICOS? É só clicar no seu estado. Eu sugiro fazer um tratamento homeopático paralelo, ou começar com homeopatia.
      Super boa sorte,
      MC

  2. Olá, preciso muito de uma ajuda…tenho me informado sobre a famosa equinacea e tenho muito interesse em toma-la, alias eu e minha familia, tenho duas filhas, uma de nove meses e outra de tres anos, me informei na net que a forma de tintura é a melhor (ate por ser dada as crianças)mais o que me confunde é que alguns sites dizem pra tomar 7 dias e parar 7 dias, e retomar…outros dizer tomar 2 meses, o que faço?
    MUITO OBRIGADA PELA AJUDA
    MARCIA PIRES

    • Oi Marcia,
      Não entendi sua mensagem. Vc quer tomar equinácea para qual finalidade?
      Não seria melhor consultar um médico?
      Acho que vc vai gostar do novo post “Sais de Shuessler”.
      Abraço,
      MC

  3. Olá Maria, qual foi remédio que você tomou para as extra- sistoles? estou a 2 meses com ela, ela sao bastante frequentes, ja fui ao cardiologia fiz todos exames, e deu tudo ok, apenas apontou as extra sistoles. Meu cardiologista disse que benigna e não necessario utilizar remedio, e que elas vao sair sozinha, mas até hoje nao sumiu. Isso está me causando muita ansiedade e estou muito triste, ja fui ao psicologo por causa delas. Me ajuda por favor.

    • Caro Ivan,
      Eu não lembro qual foi o remédio.
      De qualquer maneira veja bem: o remédio homeopático foi para o meu emocional, eu estva muito ansiosa naquela época. Existem centenas de remédios para este tipo de problema e o que vai definir o que é bom para uma determinada pessoa são as suas características pessoais. Por exemplo: duas pessoas estão deprimidas e precisam de um remédio. Porém uma é irritada, mandona, prepotente. A outra é submissa, aguenta calada os aborrecimentos e tem tendência a chorar por tudo. Resultado: cada uma vai tomar um remédio diferente.

      A homeopatia leva em consideração vários detalhes para a escolha certa do remédio. Então, mesmo que eu lembrasse, seria bem possível que ele não fosse o ideal para você. E é justamente por ser assim é que a homeopatia cura profundamente em todos os níveis.

      O meu homeopata me deu também uma fórmula com várias vitaminas e minerais, incluindo uma substancia chamada taurina, que fortalece os músculos do coração. Veja com seu médico se você pode tomar a taurina e qual dosagem é adequada para você, e procure um homeopata. Eu adoro terapia, mas acho que ela é boa para compreendermos nossos processos internos. A homeopatia por sua vez, traz a cura!

      Espero ter ajudado. Nos dê notícias,
      MC

      • Oi Maria , infelizmente ja se passaram 1 mês e não melhoraram até hoje, o pior de tudo que fui diagnosticado com transtorno de ansiedade por causa das extra sistoles, sou uma pessoa muito impressionavel, mais dessa vez como aconteceu algo comigo me preocupou ao extremo, quero usar um remedio homeopatico para minha ansiedade e quem sabe ela seja realmente um dos fatores que contribuiram para elas nao sumirem ainda, queria saber qual foi remedio homeopatico para ansiedade que ele te passou? qual formula? sei que existe um que base de valeriana esse é o seu?

        • Oi Ivan,
          Como eu te disse da outra vez, eu não lembro qual foi o remédio. Veja bem: a homeopatia não é como a alopatia que um remédio é tido como algo que serve para todo mundo. Vc precisa ir a um médico homeopata para ele prescrever para a sua necessidade, de acordo com todas as suas características. Só assim ele poderá achar o remédio certo para o seu caso. Eu não lembro qual foi que eu usei, me mudei para outro país e não tenho as receitas.

          Vc pode procurar saber sobre um composto de minerais, incluindo zinco, e taurina que irão ajudar muito. Para a parte emocional, se não quiser ir ao homeopata procure nos compostos Almeida Prado ou converse em alguma farmácia que trabalhe com homeopatia. Isto não é o ideal mas é melhor que nada. Não é ideal, pois a homeopatia tem remédios maravilhosos, específicos para problemas de coração e que curam mesmo.

          Vc não acha que sua saúde e sua vida valem e que vc precisa ter coragem de pagar uma consulta? Desculpe te dizer isso mas seu problema é sério e não dá para ficar tentando adivinhar.

          Boa sorte,
          MC

  4. Boa noite, fiquei feliz ao encontrar este cantinho que ajuda as pessoas.

    Que DEUS A ABENÇOE EM SEU CAMINHO!!!

    ABRAÇOS ESTELARES

    Cleusa maria

  5. Olá Maria,
    Gostei muito de seus comentários em relação a Homeopatia, mas gostaria de saber se você poderia me ajudar, pois tenho Tendinite de Quervain e gostaria de saber se tem como tratar com a Homeopatia.
    Obrigada pela atenção.

    • Oi Letycia,
      Eu não tenho maior conhecimento sobre este tipo de tendinite, mas como se trata de um espessamento do túnel causado por processo inflamatório, acho que sem dúvida a homeopatia poderá reverter o processo.
      Também tem um outro aspecto: a homeopatia cura o doente como um todo. Acho que vale a pena você experimentar.

      Boa sorte,
      MC

Faça seu comentário