Hora de Soltar Pássaros e Devolver Animais ao Seu Habitat

Com a pandemia do Covid-19, todos os seres humanos do planeta estão sofrendo, não somente por medo e incerteza, mas também por participar do sofrimento dos outros. Sermos obrigados a ficar presos em casa, para a maioria de nós, traz angústia e ansiedade, o que é normal.

Ter compaixão

Agora imagina o que sente um pássaro, um ser alado, dentro de uma pequena gaiola. Imagina o desespero e a impotência desse pequeno ser que deveria ter uma vida normal para a sua espécie, cumprindo o instinto da sua natureza. Ele deveria estar voando de árvore em árvore, achando um parceiro ou parceira, fazendo o seu ninho, sentindo o vento e o calor do sol.

Olha a tristeza no olhar dos primatas, da próxima vez que você for a um zoológico.

Zoológicos são símbolos do nosso egoísmo

Desde pequena tenho horror de ver animais presos, e da última vez que fui a um “santuário” (a ironia do nome seria cômica se não fosse trágica) jurei que nunca mais iria nesse tipo de lugar. Me refiro a um zoológico dedicado a felinos, em Ontario. Achei tudo muito ruim, mas fiquei arrasada quando cheguei numa pequena jaula onde tinha uma pantera negra. A jaula devia ter uns 15m2, e a pantera andava feito louca de um lado para o outro, sem parar. Como as pessoas podem ser tão sem noção? Como não percebem o sofrimento dos animais?

Animais são indefesos

Muitos anos atrás, quando não havia fotos e filmes pelos quais pudéssemos ver bichos que não existiam na nossa região, e nem vídeos para gravar o canto dos pássaros, prender animais já não se justificava. Agora que temos toda a tecnologia para filma-los e grava-los sem fazer mal a eles, por que prendê-los? Por que prender baleias e golfinhos, tirando sua liberdade, só para nos entreter? Eles são indefesos como crianças, são inteligentes e também sentem dor.

Quando vejo um bicho preso, imagino como seria se um ser extraterrestre chegasse aqui, pegasse uma criança que ele achou linda, e levasse para seu planeta, colocando-a numa pequena jaula. A criança não iria cumprir seu ciclo de vida, que é se desenvolver, estudar, namorar, casar, ter seus filhos, passear, expandir sua consciência, e tantas outras coisas. Seu sofrimento seria inimaginável. Essa é uma ideia terrível, mas é o que  fazemos com os bichos aqui na terra.

Nos colocando no lugar do outro

Não faz um mês que estamos presos em casa, ainda com direito a caminhar nas ruas e fazer compras, e muitos de nós já não aguentamos mais. Vamos nos colocar no lugar dos seres que têm asas e não podem voar, dos golfinhos que não podem percorrer os mares e têm que viver fazendo truques idiotas, ou de uma pantera cheia de força que não pode correr pelas matas?

Algumas pessoas se justificam dizendo que se soltar os pássaros eles não sobrevivem. Isso não é verdade. Sobreviver para eles é instintivo. Além do mais, é melhor morrer livre do que aguentar uma longa vida prisioneiro, sem nehuma esperança de que essa situação um dia vá mudar.

Esse texto não é uma crítica a ninguém. É um convite para tentarmos ser mais justos. Nós podemos e precisamos melhorar a energia do nosso planeta, porque uma coisa é inevitável: sempre vamos colher o que plantamos.

Maria Lou Couto

Faça seu comentário