Segundo coração

Estive esses dias conversando com uma médica encantadora, e acabamos falando sobre a importancia de ter as panturrilhas  (batatas da perna) bem fortes. Eu já havia lido sobre isso e ficado bastante impressionada, mas havia esquecido. Segundo a Dra. Maria,  as batatas da perna podem ser consideradas o “segundo coração”, pois se forem fortes vão bombear bem o sangue de volta para o coração – o verdadeiro, no peito.

budha

Eu sempre fiz muito exercício físico, mas nunca tive as panturrilhas especialmente fortes, e agora vou dar mais atenção a elas.  Um exercício muito simples quando se faz caminhada por exemplo,  é colocar os pés no meio fio,  segurar numa árvore e baixar e alongar o corpo com as pernas bem retas, como na foto abaixo onde ele utiliza uma plataforma.  Outra coisa ótima é subir e descer escadas – sem salto alto, é claro. Kung Fu e Tai Chi Chuan também fortalecem essa região, mas para mim nunca adiantou muito, e no meu caso subir e descer escadas é o mais eficiente.  Usar elevador para subir ou descer dois ou três andares é absurdo, mas temos que ficar atentos com a  circulação de ar. Alguns prédios têm péssima ventilação e neste caso o exercício pode não valer a pena.

batata_2fotos

Mulheres grávidas então precisam muito ter panturrilhas fortes, pois com a gravidez aumenta a circulação do sangue e se elas estiverem flácidas, a pessoa poderá ter problemas circulatórios e varizes. E por falar em varizes e circulação sanguínea segundo Yesudian – um mestre de Yoga – a melhor forma de evitar esses problemas e mesmo de curá-los definitivamente é praticar as posturas invertidas, ou seja, pernas para cima. Não deixe de perguntar ao seu médico se tal tipo de exercício é adequado para você.

Pensando em tudo isso podemos ver o absurdo de se colocar prótese para aumentar as panturrilhas, já que aí sim a musculatura vai mesmo ficar sem tônus.

batata_musculos

Como a  saúde deve  estar ligada ao estilo de vida, é importante que consigamos acrescentar hábitos saudáveis na nossa rotina do dia a da.  Mesmo quea pessoa tenha alguma atividade regular três vezes por semana, pequenos acréscimos diários irão gerar um grande resultado.

Faça seu comentário