CELULITE – Algumas idéias para acabar com ela

hormonios-bioidenticosPROBLEMAS HORMONAIS
No meu post que originou este blog eu menciono que o desequilíbrio hormonal me causava celulite. Hoje, quase três anos após, eu descobri alguns outros fatores que influenciam de maneira decisiva no combate à celulite. Além dos hormônios, exercício e alimentação são fundamentais, já que celulite é uma doença, uma desarmonia das células, às quais não se dá muita atenção já que é um assunto relacionado à beleza ou vaidade.

ALIMENTOS E SUPLEMENTOS
Sobre alimentação eu sugiro o livro “A Solução para a Celulite” do Dr.Murad. Ele explica que o que faz esta aparência de casca de laranja na pele é uma gordura que “foge”das células, que permitem esta fuga por estarem com suas paredes fragilizadas por falta de alguns nutrientes fundamentais. Ele menciona que é fundamental comer ovo, pelo menos 3 vezes por semana. Os ovos, comprovadamente não são os vilões de que tanto se falou. Hoje se sabe da sua importância para a saúde. Vale a pena conferir o livro do Dr. Murad, pois ele menciona vários alimentos e suplementos importantes.

EXERCÍCIOScelulite
Quanto aos exercícios,para as pessoas com tendência à celulite, a velha idéia de academia três vezes por semana não adianta. Eu percebi isso (embora sempre tivesse bastante atividade física, inclusive dando aulas de dança) quando me mudei para Toronto, e não tinha carro no primeiro ano. Eu andava muito e as infinitas escadarias de metrô deixaram minhas pernas musculosas em três meses. Eu não acho bonito perna de mulher com excesso de músculos, mas ainda acho que é melhor do que com celulite. Depois que comprei carro continuei andando muito mas perdi músculo (mais do que deveria). Aí…maravilhosa idéia! Comprei uma bicicleta. Pedalo todos os dias, entre 1 e 2 horas, além das minhas outras atividades físicas. Celulite? Nem pensar!

MELHOR TIPO DE ATIVIDADE
Se eu tiver que escolher uma atividade para acabar com a celulite eu escolheria subir escadas (e descer) mas nem sempre isso é fácil. No prédio em que eu morava em SP, por exemplo, a ventilação nas escadarias era péssima, e fazer exercício sem oxigênio suficiente é um perigo para o coração. Em segundo lugar voto em pedalar, seguido de bastante alongamento para não prejudicar a lombar.


celuliteESTILO DE VIDA: O SEGREDO DA MANUTENÇÃO

Na verdade, exercitar deve ser um estilo de vida. Eu estava me lembrando de quando eu era criança quando essa palavra “celulite” nem existia. Minhas irmãs jamais tiveram esse problema. Naquele tempo não era normal moças terem carro. Todas caminhavam muito e tinham lindas pernas. E se pensarmos bem, passar o dia sentada e fazer exercício 2 ou 3 vezes por semana não faz nenhum sentido.

AQUECIMENTO E ALONGAMENTO: FUNDAMENTAIS PARA UM BOM RESULTADO GERAL
Mesmo para andar de bicicleta é preciso preparo, pois nas subidas o esforço é grande. Para as pessoas muito sedentárias o começo deve ser lento e gradual. No começo eu tinha dores nas pernas mas logo me lembrei de fazer 10 a 15 minutos de aquecimento e alongamento antes de pedalar e foi maravilhoso. Nunca mais senti aquela dor excessiva, que é sinal de que algo não está certo.

PARANDO DE RETER ÁGUA
Outra coisa importante é ficar atento ao sistema urinário. Em algumas épocas eu tendo a reter líquido. Nestas épocas eu tomo chás diuréticos (cavalinha, quebra-pedra) por dois ou três dias e fico atenta para comer bastante melancia, melão e aspargo fresco que estimulam a liberação dos líquidos.

SOLUÇÕES MÁGICAS NÃO EXISTEM
Acho que o importante é que cada pessoa descubra porque está tendo celulite, para encontrar caminhos seguros para trazer o corpo à harmonia novamente. Sais minerais podem ajudar. Para saber mais  sobre eles:
https://essenciafeminina.blog.br/2012/07/sais-de-schuessler-sais-minerais-essenciais-para-a-saude/

Boa sorte a todas,
Maria Couto

11 Comments:

  1. oi tenho 15 anos e já tenho celulite, e queria saber se andar de bicicleta ajuda a acabar com isto

    POr favor ajude-me a tirar isto, ela ainda não é muito visivel mas quando eu ando sinto que as minhas pernas abanam e isso é sinal de celulite não é?

    beijos
    Ângela

    • Oi Angela,
      Andar de bicicleta, a pé, enfim todo tipo de exercício inserido no seu dia a dia. E principalmente olhe sua alimentação: nada de refrigerantes, sorvetes, biscoitos, excesso de açúcar.
      Te cuida,
      MC

  2. Olá, Maria! Tudo bem?

    Você disse que um problema hormonal desencadeou a celulite em você. Você pode falar qual tipo de problema? Se preferir, pode me responder por e-mail. Pergunto isso porque tenho muita celulite, mas muita mesmo. Isso já tem muitos anos. Malho muito porque gosto mesmo. Tenho alimentação saudável. Já fiz tratamentos estéticos, mas o aspecto continua muito ruim. Tenho hipotireoidismo, tomo remédio, a tireóide está controlada. Um endocrinologista disse que hormônio para tireóide não causa celulite. Um amigo médico disse que é possível que eu tenha excesso de hormônio feminino e falta de testosterona, já que a gordura acumula nas pernas e nos quadris. Da cintura pra cima, sou bem magra. Disse também que seria interessante procurar um médico que trabalha com reposição hormonal, na linha do Doutor Elsimar Coutinho. Gostaria que você me ajudasse a respeito, porque a quantidade de celulite em mim sempre foi absurda. Muito obrigada!

    • Olá Ana,

      A celulite em geral tem várias causas combinadas. Em termos de hormônio pode ser desequilibrio entre insulina, estrogênios e progesterona. Assim sendo seu problema de tireóide pode estar ligado a isso sim. Não adiantaria eu te detalhar meu caso, já que faz muito tempo, foi bem mais simples e meu organismo é diferente do seu.

      Eu procuraria curar o hipo-tiroidismo com homeopatia.Te sugiro também procurar um especialista em hormônios bioidênticos e faria testes para verificar seus níveis hormonais e ver o que vc precisa repor. Como vc vê, não se trata de fazer suposições e sim de averiguar o seu estado.

      Uma das coisas mais eficases que já fiz para celulite foi drenagem linfática pois com ela você VÊ os resultados bem rápido. Outra coisa é se alimentar bem. Ovos são recomendados todos os dias, assim como proteínas, vitaminas e minerais, de preferencia sob a forma de alimentos frescos e isentos de substancias tóxicas. Suplementos também ajudam mas o mais importante é a alimentação.

      Espero ter ajudado,
      MC

  3. ola maria ,pelo jeito vc entende sobre celulite,gostaria de saber se vc ja teve e conseguiu eliminar,pois eu ate os 22 anos nao tinha nda de celulite,mas depois tomei ant por 3 anos e enchi de celulite,tanto que nao tenho uma vida normal,pois nao posso nem usar short que da pra ver as celulites nas coxas,sempre fiz academia,mas nao fazia muito aerobico,pq nao queria perder peso,vc acha que se eu fazer caminhada ,oubicilceta todos os dias junto a alimentaçao saudavel e possivel elimina -la por favor preciso de ajuda obrigado

    • Olá Andresa,

      Com o uso do anti-concepcional vc desequelibrou seus hormônios e por isso a celulite apareceu. Celulite é uma coisa complicada, pois pode ter várias causas, mas as mais importantes são: problemas hormonais, deficiencias alimentares e falta de exercício.
      Sugiro que vc procure um especialista para analisar seus hormônios (se anti-concepcional te faz mal e vc continua usando, não tem muita chance de melhorar a celulite), faça exercícios todo dia mesmo e melhore sua alimentação.

      Mas o que melhorar? Dá uma olhada no livro “A Solução para a Celulite” do Dr. Howard Murad, que é sensacional. Ele explica porque a gordura fica daquele jeito, formando a aparência típica da celulite, justamente porque as células estão depauperadas. Quando vc adiciona os elementos faltantes elas se regeneram. E o importante é que ele fala a partir da sua experiência tratando este problema.

      Boa sorte,
      MC

  4. Olá Doutor tenho 15 anos e tenho celulite mas daquelas que não mostram o que eu devo fazer por favor mim ajunda.bjus.

    • Cara Rouseane,
      Vou responder à sua pergunta eu mesma, ok?
      Não sei se entendi bem sua descrição da celulite mas posso te dizer que se ela ainda não é aparente é um bom sinal. Sinal de que está no começo. Na sua idade é muito fácil consertar isto. É só fazer muito exercício, caminhar bastante e o mais importante: ter uma ótima alimentação. Coma frutas, verduras, ovos e proteínas, diminua o açúcar ao máximo e esqueça os refrigerantes. Eles são, junto com as gorduras hidrogenadas, os maiores vilões da saúde e beleza.

      Boa sorte,
      MC

  5. Olá Maria Couto

    Estou precisando muito da sua ajuda, pelo que entendi voce tem contato com o Dr Ricardo que é especialista em bioidenticos.Fiz todos os exames ,na parte da tireoide deu normal minhas taxas, mesmo assim o médico receitou iodo em gotas diariamente 2x dia,estou confusa ,pois engordei e estou deprimida, será que é o iodo ,tambem estou aplicando hidrocortisona e GH injetavel. Por favor me dê uma luz.
    Muito obrigada,
    Camila

    • Oi Camila,
      Eu já te respondi ontem, vc não viu?

      De qualquer forma sua pergunta foi enviada para o Dr. Ricardo Vallejos e até o começo da próxima semana vc terá uma resposta.
      Vc não tem como ligar para o seu médico e perguntar tb para ele? O GH injetável tem alguns efeitos adversos e um deles é retenção de água. Vamos ver o que o Dr.Ricardo tem a dizer mas acho que isso tem que ser questionado com o seu médico, pois ele é responsável pelo que te receitou e é normal ter que fazer adaptações num tratamento.
      Fique tranquila pois tudo se resolve.
      Abraço,
      MC

    • RESPOSTA DO DR. RICARDO VALLEJOS

      Prezada Camila,
      O iodo não é capaz de aumentar o peso ou provocar depressão, pelo contrário, ao ser administrado significa que se está justamente buscando aumentar o metabolismo da tireoide com o objetivo de emagrecer.
      A questão de ganho de peso pode ser multifatorial, outras questões devem ser claramente investigadas assim como no caso de depressão. Um detalhe crucial: nenhum médico deve tratar o exame e sim o paciente.

      Você parece ter sinais de hipotireoidismo (baixo funcionamento da tireoide o que pode aumentar seu peso e provocar depressão) e isto exige um tratamento adequado feito inicialmente com iodo e, se for o caso, acrescentar os hormônios bioidênticos T3/T4, mesmo que o exame esteja normal, aliás, “normal” para quem? Quando o médico tem experiência com a prática anti-aging, ele vai analisar os exames com olhos mais apurados, mais rigorosos em relação a médicos mais ortodoxos; logo, o que é normal para o segundo pode ser alterado para o primeiro, mas repit o que o importante é o que paciente diz sobre sua saúde.

      Uma medida muito útil no diagnóstico de transtornos de tireoide é tomar a temperatura corporal logo ao acordar pela manhã e por cinco dias consecutivos. Anota-se a temperatura verificada em termômetro de coluna de mercúrio (os digitais não valem) e leve esta anotação ao seu médico. Se a média de temperatura for inferior a 36,5C, mesmo com exames normais e associado a queixas típicas, o paciente pode ser considerado portador de hipotireoidismo.
      Um abraço!
      Dr. Ricardo

Faça seu comentário