Estive esses dias conversando com uma médica encantadora, e acabamos falando sobre a importancia de ter as panturrilhas (batatas da perna) bem fortes. Eu já havia lido sobre isso e ficado bastante impressionada, mas havia esquecido. Segundo a Dra. Maria, as batatas da perna podem ser consideradas o “segundo coração”, pois se forem fortes vão bombear bem o sangue de volta para o coração – o verdadeiro, no peito.
Eu sempre fiz muito exercício físico, mas nunca tive as panturrilhas especialmente fortes, e agora vou dar mais atenção a elas. Um exercício muito simples quando se faz caminhada por exemplo, é colocar os pés no meio fio, segurar numa árvore e baixar e alongar o corpo com as pernas bem retas, como na foto abaixo onde ele utiliza uma plataforma. Outra coisa ótima é subir e descer escadas – sem salto alto, é claro. Kung Fu e Tai Chi Chuan também fortalecem essa região, mas para mim nunca adiantou muito, e no meu caso subir e descer escadas é o mais eficiente. Usar elevador para subir ou descer dois ou três andares é absurdo, mas temos que ficar atentos com a circulação de ar. Alguns prédios têm péssima ventilação e neste caso o exercício pode não valer a pena.
Mulheres grávidas então precisam muito ter panturrilhas fortes, pois com a gravidez aumenta a circulação do sangue e se elas estiverem flácidas, a pessoa poderá ter problemas circulatórios e varizes. E por falar em varizes e circulação sanguínea segundo Yesudian – um mestre de Yoga – a melhor forma de evitar esses problemas e mesmo de curá-los definitivamente é praticar as posturas invertidas, ou seja, pernas para cima. Não deixe de perguntar ao seu médico se tal tipo de exercício é adequado para você.
Pensando em tudo isso podemos ver o absurdo de se colocar prótese para aumentar as panturrilhas, já que aí sim a musculatura vai mesmo ficar sem tônus.
Como a saúde deve estar ligada ao estilo de vida, é importante que consigamos acrescentar hábitos saudáveis na nossa rotina do dia a da. Mesmo quea pessoa tenha alguma atividade regular três vezes por semana, pequenos acréscimos diários irão gerar um grande resultado.