HOMEOPATIA PARA GATOS – Mimi

mimi-outubro12-conjuntivite

Por Maria Couto – 02/02/2014

Em agosto de 2011 nós adotamos uma gatinha num abrigo de gatos abandonados. Quando a pegamos, ela estava com  um sério caso de conjuntivite, e o veterinário do abrigo nos deu uma pomada antibiótica para passar nos seus olhos, especialmente o esquerdo que estava bem mais afetado pela doença. Eu só sou a favor de antibióticos em caso de extrema e real necessidade e me incomodava muito ter que usar a pomada que era densa e muito incomodativa para a gatinha.

O pior é que a conjuntivite voltava a cada 20 dias aproximadamente, o que prova que o antibiótico não resolvia o problema. Decidi usar homeopatia pois sei que ela vai à fonte do mal, ativa a energia vital e traz a cura. Achei válido tentar o remédio deles e troquei na hora certa.

Atenção ao dar homeopatia para animais
O problema para tratar gatos ou outros animais com homeopatia,  ou mesmo com crianças pequenas que não sabem falar, é não ter detalhes sobre a doença, não ter uma descrição dos sintomas, já que os remédios homeopáticos são escolhidos de acordo com eles.  Eu encontrei 5 remédios indicados para conjuntivite mas cada um tinha características diferentes. Por exemplo: um era para secreções densas, outro para ardor, outro para ardor e coceira, outro para secreções aguadas/salgadas, etc. Os 4 primeiros remédios que dei não fizeram efeito significativo, só consegui acertar no quinto remédio! Por “coincidência” ele era adequado para secreção que parece pus, que ela tinha às vezes mas eu não notei pois era meu marido quem limpava seus olhos. Houve aí uma falta de comunicação que me serviu de lição para ser mais atenta, mas que de toda forma acabou por ser superada.

Ela tomou o Argentum Nitricum e já na terceira dose a melhora era imensa. O olho foi curado e nunca mais ela teve nenhum problema nesta área.

Doença de pele e queda de pêlos
Alguns meses mais tarde a Mimi teve uma doença de pele nas duas orelhas, na parte externa. Eram erupções rosadas, avermelhadas e o pelo caiu. Eu já sabia que ia tratar com homeopatia mas acho importante levar ao veterinário para ter certeza de que tipo de doença se trata. Naquele caso, poderia ser uma infinidade de doenças, e o veterinário disse que embora não tivesse certeza, achava que era “ringworm”, que em português é Tínea. Ele novamente receitou antibióticos mas não dei. Comecei a pesquisar os possíveis remédios homeopáticos e dei Sulphur, depois Graphites mas a melhora foi irrisória. Como eu não havia estudado muitos casos de animais na faculdade, resolvi comprar um livro – “Homeopathy for Cats” onde vi que para o caso de Tinea (tb chamado de Tinha) o remédio indicado é Sépia.

Eu jamais haveria pensado em sépia mas quando li sobre ele ficou tudo muito claro: a Mimi havia sido castrada uns 3 meses atrás, e é claro, o desequilíbrio hormonal causou a doença. Dei Sépia 12 CH uma vez por dia, durante uma semana e repeti mais 3 dias após uma pausa de 8 dias. Junto com a Sépia dei Silicea em forma de Sal de Schussler – ou seja, na dinamização 6D. A Silícea é maravilhosa para ajudar as células a regenerarem os tecidos.

Como dar remédio homeopático para gatos e outros animais
O remédio homeopático é dado dissolvido em uma colher de chá de água – à qual se acrescenta uma medida igual de leite para o gato ter boa vontade de tomar. A Mimi adora “tomar remédio”. Quado eu a chamava ela vinha correndo.

Ela já teve uma considerável melhora após a primeira dose, e uma cura super rápida. A doença nunca voltou. Veja as fotos abaixo:

Homeopatia Para Gatos

Homeopatia Para Gatos

Faça seu comentário