A Busca Pela Beleza – A Homeopatia Pode Ajudar

beleza

Porque buscamos a beleza?

Beleza pessoal é uma busca constante em todas as culturas, embora seu conceito varie muito de acordo com a época, e também de um lugar para outro. Será esta busca algo superficial e fruto da vaidade como muitas vezes pensamos? Ou haverá algo mais denso e profundo por trás?

O fato é que somos bonitos na medida em que somos saudáveis. A busca pela beleza é na verdade uma busca por saúde, pois é esta última que nos deixa belos. Pele bonita, cabelos lustrosos, alta energia e bom humor indicam que os órgãos internos estão funcionando bem. Isto permite que os nutrientes que sobram  sejam usados para para criar uma boa aparência exterior.

A Busca por manter a Juventude

Já a busca pela eterna juventude, que também parece ser vaidade, é no fundo o medo da morte. Este tipo de medo é gerado pelo sentimento de que se somos velhos estamos irreversivelmente mais perto da morte. Mas se somos “jovens” somos quase eternos, mesmo que esta juventude seja falsa e ilusória.

Sem dúvida esta busca cega pela beleza e juventude pode levar a maus caminhos, como dietas absurdas, cirurgias mal feitas e preenchimentos desfigurantes. Quem se submete a isto está simplesmente colocando sua energia no corpo que é transitório, ao invés de se conectar com a força do espírito, que é perfeito e imutável. Porém se a busca pela beleza for feita com consciência, ela irá nos trazer resultados gratificantes. O primeiro ponto a lembrar é que ninguém pode ser responsável pela nossa saúde. Não existe um remédio mágico que nos cure de algo que continuamos fazendo a nós mesmos, dia após dia, como comer mal, nutrir más emoções e maltratarmos nossos corpos.

Lembre-se de Se Cuidar

Pessoas que usam drogas alopáticas por longos períodos, enchem seu sistema de tóxicos que vão criando várias outros males. Aguentar doenças em silencio até que a solução seja muito difícil, é algo que vemos com frequência, pois muitas pessoas acham que para não incomodar a família devem estar sempre bem. Assim sendo, simples e constantes cuidados é a melhor forma de não deixar que pequenas coisas se transformem em doenças crônicas. Nestes casos o tratamento homeopático é uma maravilhosa opção, pois a homeopatia pode promover curas espetaculares, sem o inconveniente de criar efeitos colaterais.

beleza A beleza, como um reflexo do equilíbrio físico interior assim como do equilíbrio emocional, depende em boa parte, da atenção que damos a nós mesmos. Achar um tempo para estar na natureza, sozinhos ou com alguém especial tem mais efeito terapêutico do que se costuma imaginar. Suportar situações difíceis sem ajuda por períodos prolongados predispõe a várias doenças, como resultado de baixa imunidade e desequilíbrios hormonais causados pelo stress constante. Stress pode ser definido como uma reação do organismo a algum tipo de agressão. Esta reação é involuntária e mais forte e duradoura dependendo da capacidade da pessoa de entender, controlar ou se adaptar à situação. Hipotálamo e hipófise estimulam as adrenais a produzir cortisol e adrenalina e neste momento todo o metabolismo é alterado.

Exemplo de Uma Paciente

Podemos ver um exemplo desta correlação no seguinte caso de uma paciente: Ela sofria de dores de cabeça constantes, cuja causa ela não compreendia, e que começam logo depois do almoço. Quando comecei a fazer perguntas, ela me disse almoçava ao lado de alguém que não suportava no seu trabalho, e o mais rápido possível para sair logo da mesa. Mais tarde ela tomava um comprimido para afastar a dor de cabeça. Após alguns meses, ela começou a apresentar refluxo gástrico, irritação, e sinais de depressão. Seu estômago, fígado e hormônios entraram em desequilíbrio para tentar resolver a situação de stress, transformando a situação em um circulo vicioso. O interessante é que a principal causa pela qual ela me procurou foi por problemas de pele que a incomodavam mais que tudo, pois eles faziam com que ela se sentisse feia.

O uso de drogas para dor pode causar alergias, náuseas, problemas gástricos, sangramento gastrointestinal, dermatite, púrpura e outros. Imagine os efeitos deste tipo de droga em uma pessoa que já tinha problemas digestivos. A paciente, para os problemas de pele,  gastava muito dinheiro com cremes que nunca fizeram efeito.  Isto é compreensível, pois beleza vem de dentro. Um bom creme pode ser até útil, mas ele não pode fazer muito por sua beleza.

O Que Aconteceu Após a Consulta Homeopática

Após a consulta e a primeira dose do remédio, a paciente começou por mudar seu horário de almoço. Ela disse à sua chefe que iria se sentir melhor saindo mais cedo, pois preferia não falar de trabalho enquanto comia. Ela estava arriscando perder um emprego do qual gostava, mas isto não aconteceu. Ela achou que poderia lidar com o mau humor da chefe durante o horário de trabalho, desde que pudesse comer em paz. O remédio homeopático a ajudou muito, não só na digestão, mas também a ver as coisas com clareza e enfrentar o desafio de um ponto de vista mais lógico. Ela começou a colocar limites, ao mesmo tempo em que compreendeu que não precisava levar tudo para o lado pessoal. Ela melhorou também sua alimentação, com foco em desintoxicar o fígado, que estava sobrecarregado com as drogas e a raiva.

O Que a Homeopatia Pode Fazer Pela Sua Beleza

beleza Como a homeopatia pode ajudar em questão de beleza? Primeiramente como uma primeira opção quando você tiver um problema de saúde. O homeopata não vai te receitar uma droga para dor de cabeça – ele vai investigar a causa, sugerir como evita-la, e te dar um remédio para estimular a cura.

Fora isso existem também sais minerais homeopáticos que ajudam em diversas funções celulares, promovendo maior absorção e aproveitamento de nutrientes, melhorando o equilíbrio de sal e agua no organismo, a distribuição das gorduras, e nutrindo pele e cabelo. Estes minerais ajudam a fortalecer ossos e dentes e a nutrir importantes células nervosas, o que deixa a mente mais tranquila e mais apta para enfrentar com calma e firmeza situações que geram stress.

Mais importante que um sinal estético, os sinais exteriores são indicativos da condição interior. Manchas na pele, acne, erupções, cabelo seco ou caindo, unhas fracas ou deformadas, tudo isto tem a ver com uma condição de desequilibrio interno. Ao se resolver a causa, o efeito desaparece. Por isto é importante, ao invés de tentar resolver problemas de beleza de fora para dentro,  investigar qual a causa interior e qual órgão está precisando de ajuda.

Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.

Veja sobre a historia da homeopatia e seus princípios de cura, clicando aqui.
Maria Couto, DCHM

Homeopatia Clássica – Atendimentos via Skype para todo o mundo

 

 

 

Faça seu comentário