Testosterona para mulheres

Livro Melhore Sua Saúde com Hormonios BioidenticosCOMPRE AQUI SEU LIVRO SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS: http://amzn.to/2oOslNu

 

 

Gostaria de partilhar minha experiência com o uso da testosterona biodêntica. Quando fiz o primeiro exame ela estava baixíssima: 9 __ quando o nível ideal para mulheres é entre 40 e 80 (leia mais aqui). Apesar dela  ter um efeito maravilhoso para melhorar a pele e o nível de energia, algumas vezes foi excessiva pois meu organismo reagiu de forma inesperada. Ao invés de subir um pouco, chegou a ficar acima de 600! Certamente eu não poderia ficar com um nível masculino de testosterona e diminuí a dose.

Atenção aos resultados

Recentemente encomendei a dose usual aqui em Toronto, e o pessoal da farmácia comentou que 1mg dia sim dia não conforme indicado na minha receita é considerado muito alto aqui. Eles em geral prescrevem no máximo a metade do que foi feito para mim. Logo que começei a usá-la  meu cabelo começou a cair terrivelmente e assim foi por umas 3 semanas até que eu ligasse uma coisa à outra. Parei com a testosterona e a queda parou.  Por outro lado não quero ficar sem ela. A primeira coisa que fiz foi conversar com meu médico para ver o que poderia ser feito.  Também suspeitei que houvesse havido um engano na manipulação, o que não é impossível de acontecer.

O que o médico me sugeriu foi diminuir a frequência da dose – ao invés de usar o creme de testosterona dia sim dia não, usá-lo a cada dois ou três dias. Tenho feito isso e nunca mais tive problema.

O importante em todo tipo de tratamento é que estejamos sempre atentos aos sinais, para que possamos perceber qualquer problema a tempo de não nos prejudicar. O excesso do que cura faz mal, e o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.

Balanceamento hormonal e acompanhamento médico

Muitas pessoas me perguntam se podem usar hormônios sem acompanhamento médico. Eu diria que não. Pelo menos a cada 6 meses, deve-se fazer exames para ver como estão seus níveis hormonais, e assim adequar as doses. Veja bem: no caso da testosterona para mulheres usar a dose correta é de extrema importância. Seu excesso pode causar aparecimento de pêlos no corpo, engrossamento da voz e o aumento da probabilidade de problemas  como hipotiroidismo, desequilibrio do açúcar no sangue, problemas de ovários.

Benefícios da testosterona para mulheres

Isto não signfica que você deva ter medo de usá-la quando os seus níveis estiverem baixos e você tiver sintomas da sua falta. Em geral a testosterona deve ser usada em conjunto com progesterona, e estriol/estradiol. A testosterona é fundamental para mantermos massa muscular, massa óssea, energia e estamina.

Testosterona e libido

Muitas mulheres pensam que somente usando testosterona, seu problema de baixa libido irá ser resolvido. Em geral a baixa libido, especialmente após a menopausa é devido a uma série de fatores. Por isso a importância de uma avaliação de todos os hormônios antes de começar qualquer balanceamento hormonal. Quando isso é feito da maneira correta, em geral há uma grande melhorar da libido, desejo sexual e qualidade da vida sexual.

Onde passar o creme de testosterona bioidêntica

testosterona para mulhereHomens devem passar onde não haja pêlos, e mulheres devem passar na parte de baixo do corpo. Alto das coxas e bumbum são um bom lugar.

Opção para quem não pode usar hormônios

De forma geral o uso de qualquer hormônio, mesmo sendo ele bioidêntico, requer detalhados exames de sangue onde se analisa, entre outros, marcadores de cancer. Isto é feito para ver se a pessoa tem alguma propensão a desenvolver este tipo de doença. Se este for o caso, pode-se tentar balanceamento hormonal ou pelo menos o equilíbrio dos sintomas da falta de hormônios com homeopatia.

Abraços,
Maria Couto

Um Comentário:

  1. Boa tarde. Tenho 24 anos e tomo o contraceptivo cerazette. Fiz exame de sangue e o resulto foi 30,00 ng/dL para testosterona total e 5,30 pg/Ml para livre. Esses valores estão abaixo??? Pois tenho mtos sintomas q vi descritos aqui.

  2. MC, Tudo bem? Um “guru” de dietas + suplementos me passou o DHEA 50mg 1 vez ao dia. Pedi um plano alimentar + treino + suplementos com objetivo de definição muscular. Tenho 28 anos, saudável, nenhum problema.
    É aconselhável tomar o DHEA? Por quanto tempo? Posso tomar sem susto? Ele passou junto com esse hormônio, o Tribullus Terrestris, precursora da Testosterona também.
    Se puder me orientar…
    Desde já, agradeço!

    Natália

    • Olá Natalia,
      Esta pessoa te pediu exame de sangue para averiguar seus níveis de DHEA? Aos 28 anos e saudável este hormônio deve estar normal. Ele é médico? Enfim, minha opinião é de que ninguém deve tomar hormônios sem necessidade, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

      Se cuida,
      MC

      • Olá MC,

        Essa pessoa é um profissional de educação física, famoso por realizar transformações estéticas em seus alunos. Ele não me solicitou qualquer exame.
        Não tomei nada do que me foi prescrito, faço uso apenas de Whey Protein (sou vegetariana) e vitaminas (C e E). Com objetivo de definição muscular, este profissional me receitou DHEA + Tribulus Terrestris + Gaba 750mg + ZMA. Todos são, no fim das contas, estimuladores da produção de testosterona, à exceção do DHEA que segundo informações que li, ao entrar em nosso sistema ele já sintetiza transformando-se na testosterona. Como sou muito cuidadosa e tenho grande receio de tomar qualquer coisa, resolvi investigar. Saúde está em 1o lugar, antes da estética para mim. Como não me sinto segura de tomar este buster de suplementos, preferi pesquisar até chegar à alguma conclusão.

        Muito obrigada pelo seu retorno!
        Abs,

        • Olá Natalia,
          Acho sua decisão muito sábia e acertada. A única razão lógica para se usar hormônio é a necessidade comprovada por exames, e sempre com acompanhamento médico. E vc tem razão – saúde é tudo!

          Será que a proteína da carne não faz falta em seu organismo? Eu simpatizo muito com o vegetarianismo, já fui parcialmente vegetariana por 13 anos (comia peixe e ovos) e tinha uma energia maravilhosa. Porém minha alimentação era super completa, organica, só arroz integral.

          Abraço e boa sorte,
          MC

  3. Boa noite Maria,

    Adorei seu blog, obtive muitas informações úteis. Vou começar a usar testosterona e progesterona, mas ao contrario do que consta aqui, o medico me orientou a passar na parte interna do braço. Você poderia me explicar porque para mulheres é mais indicado utilizar na parte inferior do corpo? Outra duvida é se realmente não existe efeito colateral com o uso destes hormônios. Muito obrigada, Marília

    • Cara Marília,

      Aqui no Canadá 2 especialistas me disseram que mulher não deve usar testosterona na parte de cima do corpo. Eles sugerem passar no bumbum. Segundo eles passar no braço pode causar pêlos no rosto. Não tenho certeza de que isto é verdadeiro mas por via das dúvidas não uso.

      Eu nunca ouvi falar de efeitos colaterais dos hormonios bioidenticos, mas cuidado com a testosterona. Faça exame da sua a cada 3 ou 4 meses ou mais rápido se sentir necessidade. SEu organismo pode responder de forma muito intensa e fazer este hormonio subir demais o que não é desejável.

      Abraço,
      MC

  4. Ola boa noite, tenho 24 anos e tomo anticocepicional consecutivo alguns anos devido o meu problema de endometriose, fiz exame de testosterona livre e deu 0,06, gostaria de saber se esta muito baixa e se o caso de um tratamento ….obrigada

    • Oi Jake,
      Tomar anti-concepcional para problema de endometriose é no mínimo absurdo.
      Segundo algumas amigas minhas que são médicas, “se as mulheres soubessem o mal que a pílula faz, jamais tomariam”.

      Quanto à testosterona parece baixa mesmo. Procure um especialista em hormônios bioidênticos, teste os hormônios mais importantes e veja se precisa repor.

      Boa sorte,
      MC

  5. Olá, por favor gostaria de saber em qual horário devo aplicar gel transdermico ,estriol e estradiol. Obrigada

Faça seu comentário