O que são Hormônios Bioidênticos

Escrito por Dr. Ricardo Vallejos

Quando falamos de hormônios em Medicina Preventiva Anti-Aging, estamos nos referindo aos hormônios bioidênticos.

Estes podem ter origem natural ou sintética, mas, sobretudo, a grande diferença em relação aos “outros” hormônios é que os bioidênticos possuem a mesma estrutura tridimensional que os hormônios naturalmente sintetizados pelo corpo humano.

Isto permite uma perfeita acoplagem da molécula do hormônio bioidêntico ao seu receptor específico na célula onde vai exercer suas funções. É o que chamamos de resposta fisiológica específica. Por outro lado, os “outros” hormônios, popularmente conhecidos apenas como sintéticos não possuem a mesma estrutura tridimensional dos hormônios produzidos pelo corpo humano e assim provocam uma resposta farmacológica, ou seja, forçam sua acoplagem ao receptor celular. Estas moléculas são estranhas ao organismo humano que reage contra a presença destes intrusos. Muitas vezes, esta reação manifesta-se como efeito colateral mais ou menos evidente e até com riscos à saúde.

Exemplos deste tipo de hormônio sintético são alguns daqueles utilizados por mulheres na menopausa que são obtidos da urina de éguas prenhas e que contêm em sua formulação hormônios estranhos ao organismo feminino além de substâncias sequer identificadas.

Já os bioidênticos, com origens vegetal, sintetizados em laboratórios, mantêm as propriedades físico-químicas dos hormônios naturais do corpo humano. Ao serem administrados em doses fisiológicas, após análise clínico-laboratorial para determinar as necessidades hormonais do indivíduo, encaixam-se perfeitamente ao metabolismo beneficiando o paciente e com o mínimo risco de causar efeitos colaterias devido à pronta identificação com os receptores celulares.

Outra vantagem desta classe de hormônios bioidênticos é a sua aplicação tópica assim evitando passagem hepática e facilitando a absorção e biodisponibilidade dos mesmos. Outra característica é a conveniência de serem obtidos por manipulação em farmácia magistral permitindo modular a dose a ser empregada e a quantidade que deverá ser utilizada em determinado período de tempo. Os hormônios bioidênticos, desde há alguns anos, passaram a ser a alternativa mais saudável para quem necessita recuperar seus níveis hormonais e não o desejava fazê-lo com hormônios “sintéticos” ou ficar à mercê do envelhecimento precoce.

O Dr. Ricardo Vallejos é  pós-graduando em Ciências do Anti-ageing na UNIP cujo coordenador e principal professor é o Dr. Ítalo Rachid – o médico que trouxe o anti-ageing pro Brasil. Além disso, tem cursos na área do stress, pós-graduação em Geriatria, pós-graduação em ortomolecular, três anos de pós-graduação em Hormônios Bioidênticos e treinamento em clínica anti-ageing de Nova York. Foi colunista da revista Alphanews de Alphaville, do Portal Judaico, palestrante e participou de entrevistas na TV e rádio.

Para contatar o Dr. Ricardo mande um e-mail para: ricardovallejos@uol.com.br

MANDE SUA DÚVIDA SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS PARA O DR. RICARDO E ELE RESPONDERÁ ATRAVÉS DO BLOG

Um Comentário:

  1. Boa noite Dr Ricardo, iniciei um quadro de menopausa precoce aos 38 anos e venho procurando o tratamento mais adequado desde então (hoje estou com 41 anos). Usei por 2 anos o sintético.Esse ano estou tentando o bioidentico mas estou tendo dificuldade de ajustar a dose do estrogênio.Minha pergunta é: Fico na dúvida quanto a TRH sintética ou bioidentica, pois não sei por quantos anos poderei realizar essas reposições? Existe tempo máximo?
    Obrigado

  2. Maria do Carmo F da Silva

    Dr. Ricardo boa tarde!!
    Gostaria muito se possível, que me indicasse medicos no Rio de Janeiro/Niteroi que seguissem a mesma linha de tratamento isto é, uso de hormonios bioidenticos.
    Tenho 58 anos e já faço TRH há quase 9 anos. Minha saúde está equilibrada porem gostaria de nova opinião sobre assunto.
    Muito grata,
    Maria do Carmo

  3. Olá Gostaria de saber se é preciso receita médica para obter o hormonio bioidentico?

    obrigado

    • Prezada Maria Carmen

      Recomendo, fortemente, que você e quaisquer outras pessoas, sempre busquem tratar-se com médicos capacitados na modulação hormonal com bioidênticos onde estes médicos fornecerão a receita médica. Lembre-se, a terapia com hormônios bioidênticos é individual, não existe “receita de bolo ” para todo mundo, daí a necessidade da receita médica que vem depois de uma boa avaliação médica. Um fraternal abraço. Dr. Ricardo.

  4. Oi, Minha dúvida é sobre a eficácia na absorção de substãncias através da pele….pode ser absorvido qualquer produto ou somente algumas substâncias? O que dizer dos cremes hidratantes, protetores solar, pomadas para massagens, tudo pode chegar a corrente sanguínea ( e, os efeitos colaterais se sim). Obrigada pela atenção!!!!!!

    • Ricardo Vallejos Dr. Ricardo Vallejos

      Prezada Beatriz
      Várias substâncias podem ser absorvidas pela pele. Dependendo de algumas propriedades químicas do produto e dos elementos constituintes da fórmula, a absorção poderá ser mais ou menos eficaz, mas o produto atinge a circulação sanguínea se tem esta finalidade (lembrar que alguns produtos são feitos para atuar somente na pele e nas camadas imediatamente abaixo da pele superficial).

  5. laudicenia soares de almeida

    dr. estou na menopausa, tenho 54 anos, sempre sofri de uma depressão com feições de morte, comecei a usar por orientação medica hormonios adesivos, eu estou me sentindo muito mal, estou com muita depressão, e muitas outras coisaas horriveis, estou me tratando com um endoclino pois tenho hipertireodismo, o mesmo me receitou o hormonio dhea, não consegui adquirir em lugar nenhum, entrei no seu site para pedir orrientação, o dr. poderia me exclarecer o que e o dhea?, eu moro no interior, do estado do rio de janeiro, estou tão sem recursos, podes me ajudar por favor, pelo menos me orientar se na minha idade o dhea vai me ajudar, se tem contra indicação? me ajude atraves do meu e-mail e a unica forma de entrar em contato, agradeço a sua atenção.

    • Ricardo Vallejos Dr. Ricardo Vallejos

      Prezada Laucidênia
      A depressão pode ser causada por vários fatores, endógenos e exógenos. Uma das razões endógenas pode ser o desequilíbrio hormonal. Neste caso, você deveria fazer uma avaliação detalhada de seu perfil hormonal e passar a usar aqueles que estiverem diminuídos. O DHEA pode ajudar, mas, isoladamente, talvez não consiga reverter seu quadro de depressão. Se desejares uma avaliação pessoal mais detalhada, por gentileza, retorne para ricardovallejos@uol.com.br

Faça seu comentário