Reposição hormonal para mulheres que fizeram histerectomia

Livro Melhore Sua Saúde com Hormonios Bioidenticos

COMPRE AQUI SEU LIVRO SOBRE HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS: http://amzn.to/2oOslNu

 

Comentário Enviado por Débora, sobre reposição hormonal para mulheres que fizeram histerectomia. Como é algo que poderá ter grande utilidade para outras mulheres que passaram por situação semelhante, fiz deste comentário um post.

Depoimento da leitora

Oi Maria, já “circulo” por aqui ha algum tempo para me informar sobre os hormônios bioidenticos.

Ha dois anos comecei o tratamento com hormônio bioidentico, mas não estava funcionando, o desconforto desta fase não acabava eu me senti numa montanha russa. Resolvi fazer uma consulta com outra medica que utilizava este mesmo tipo de tratamento.

Durante a consulta ela comentou comigo que  como eu havia feito histerectomia não deveria utilizar a progesterona e que, por isso, meu tratamento não estava funcionando. Ela me receitou estradiol e testosterona e o resultado foi incrível!Em 20 dias eu já estava voltando ao normal.
Não achei nenhum comentário ou relato por aqui sobre mulheres nesta situação. Gostaria de saber se esta informação procede ou foi sorte minha.
Obrigada, parabéns pelo blog.

Minha resposta

_ Cara Débora, fico muito feliz que você tenha encontrado uma médica que soube detectar a causa do não funcionamento dos hormônios bioidênticos para você. Pena que demorou tanto, não é? Porque como vc pôde ver, quanto tem que dar certo é realmente rápido. Fico muito feliz com o seu bom resultado e espero que seu comentário possa ajudar outras mulheres.

Por outro lado, segundo médicos com grande experiência em reposição hormonal bioidêntica, jamais se deve usar estriol/estradiol sem usar progesterona. Estes hormônios podem ser perigosos sem a progesterona para contrabalança-los. Fique atenta e faça exames esporadicamente. Seria bom também conversar com outro especialista sobre isto.

Independente da baixa hormonal ser por histerectomia, menopausa ou outro problema, o uso de hormônios bioidênticos pode ajudar a recuperar a saúde, desde que seja feito com acompanhamento médico. Um estilo de vida saudável é fundamental, como suporte para o seu balanceamento hormonal.

Grande abraço,
MC

Um Comentário:

  1. claudia de sousa oliveira moreira

    Oi Bom dia!
    eSTOU COM UMA HISTERECTOMIA TOTAL AGENDADA PARA 05/04,COM A PRESERVAÇÃO DOS OVARIOS.
    ESTOU TÃO PREOCUPADA E APREENSIVA,COM OS COEMTERIOS QUE VI ACIMA,REF A ENGORDAR MUITO,REPOSIÇÃO DE HORMONIOS.
    É REGRA O AUMENTO DE PESO? E A REPOSIÇÃO HORMONAL É OBRIGATORIA?FALO COM MEU MEDICO ANTES DA CIRUGIA REF A REPOSIÇÃO DE HORMONIOS?
    OBRIGADA

    • Olá Claudia,

      Acho que é uma ótima idéia vc conversar com o seu médico e questionar tudo que pode acontecer durante e depois da cirurgia.
      Certamente a cirurgia é muitas vezes a única solução, mas vc procurou opinião de pelo menos mais dois médicos?
      Eu procuraria também um homeopata pois a homeopatia pode reverter a situação, se vc estiver disposta a cooperar e mudar seu estilo de vida se necessário.

      Vc disse que vai fazer “histerectomia total” e que vai preservar os ovários. Então não é total. Se vc vai preservar os ovários eles continuarão a produzir os hormônios. Mas a retirada do útero não é inofensiva como alguns cirurgiões afirmam.

      Sugiro que vc leia sobre estes orgãos e sobre os efeitos da sua remoção. Se informe, e se achar necessário ouça novas opiniões de profissionais confiáveis.

      Boa sorte,
      MC

      • claudia de sousa oliveira moreira

        Obrigada,pelo retorno! mas não tive como procurar outro medico,pois logo que fiz uma colposcopia c/ biopsia deu uma nic2,e ja fui encaminhada pela minha ginec para o IBCC,la comecei a me consultar com um ginec oncologista que logo de imediato,agendou uma traquelectomia e a partir do resultado dessa cirurgia,que ja solic a histerectomia,dizendo que vai preservar os ovarios.ref a ganhar peso,depende de cada um ou é um efeito colateral da cirurgia?

        att,

        • Oi Claudia,
          Me parece que estas queixas são maiores quando as pessoas tiram também os ovários, pois aí ficam sem os hormônios que eles fabricam.

          FAça tudo que vc e seus médicos acharem necessário mas pense que a cirurgia tira o efeito de algo e não a causa. A causa pode estar em elementos tóxicos, problemas emocionais, etc. Assim avalie sua vida como um todo. Eu usaria homeopatia para dar suporte a este processo.

          Acho que o problema de peso tem a ver com várias coisas e sim depende de cada pessoa.

          ESpero que dê tudo certo,
          MC

  2. Fiz histerectomia em 2004, não engordei, tenho 176cm de altura e 63 Kg. Faço tratamento para hipertireoidismo desde 1980. A minha queixa é quanto a pele, pois ela sempre foi seca, mas acredito que depois a histerectomia, ela ficou mais seca. Hoje tenho 48 anos de idade, sei que a idade não ajuda muito, embora meu desejo seja melhorar um pouco. Não faço reposição hormonal, apenas como já citei, para combater o hipertireoidismo. Há algum tratamento que possa fazer melhorar a pele?

  3. olá amiga maria couto muito obrigado por responder minhas perguntas e desculpe alguma coisa e como te disse q uso o hormonio sintetico só uso ele porq ñ tenho outra opção, mas gostaria de saber sua opnião sobre a versão do estrogenos manipulado porq tbm ultilizo na forma manipulado só q ñ sei a diferença gostaria de saber si oferece menos risco obrigada por tudo e uma boa semana

    • Oi Maria,
      Converse com o farmacêutico e veja com ele se ele manipula hormônios bioidênticos. Se for sintético é ruim do mesmo jeito.

      Pense na sua saúde e procure melhores soluções.

      Abraço,
      MC

  4. Estelita Rodrigues

    Presada Maria Couto, passei por uma isterectomia há 14 anos. Meu médico disse q deixou 1 ovário. Engordei perdi o lubrificante e comecei a sentir sério problema de artrose, e taquicardia, querendo saber tb se meu ovário ainda produz óvulos, pois preciso encontrar meios pra ter um bebê com minhas próprias características. Que medidas devem ser tomadas e o melhor tratamento para o meu problema de saúde?

    • Oi Estelita,
      Acho que a primeira coisa a fazer é recuperar sua saúde. Como enfrentar uma gravidez com tantos problemas?
      Repito o que sempre digo: homeopatia e hormônios bioidênticos. Vida saudável, exercícios e meditação.

      Tudo de bom,
      MC

  5. Olá amiga, Tenho 46 anos, há 1 ano retirei o útero e agora após um cisto hemorrágico foi necessário a retirada do ovário. Estou fazendo reposição hormonal com progesterona. Me sinto muito bem, pois os sintomas da menopausa diminuíram muito, e não sei porque emagreci 10 kg em apenas 1 mês. Minha ansiedade diminuiu e estou voltando ao corpo de antes da minha 1a. gravidez. Estou usando Sandrena 0,5 e acho que está dando super certo.

    • Cara Claudia,
      Que ótimo que vc está se sentindo tão bem. Apenas acho que vc deveria trocar este hormônio por hormônios bioidênticos. Leia sobre os efeitos colaterais do sandrena. Um dos meus médicos me disse que jamais devemos usar estradiol sem usar progesterona ao mesmo tempo. Assim sendo olhe isto e fique atenta.

      Acho um pouco estranho vc emagrecer 10 Kg. em um mês.

      O ideal seria vc procurar um especialista em HB, fazer exames e fazer uma reposição mais segura.

      Tudo de bom,
      MC

Faça seu comentário