Homeopatia Para Emergências – Remédios Para Ter Sempre à Mão – Parte V

Hipericum

Homeopathy hypericum

Hipericum perforatum também conhecido como Erva de São João (em inglês chamada de Hypericum e St. John’s Wort) vem sendo usado há séculos, tendo sido mencionado por grandes médicos da antiguidade como Plinio, Hipócrates, Galeno e o grande alquimista Paracelsus.

É uma planta rica em óleos e importantes princípios ativos com ações anti-inflamatórias e antidepressivas, que pode ser usada sob forma homeopática, tintura mãe e cremes.

Segundo escritos antigos o melhor dia para colhê-la era o dia de São João, 24 de junho, época que coincide com o auge da floração.

Depressão e Insônia

homeopathy sleeplessnessHipericum é usado na  homeopatia como um importante remédio para depressão e insônia, mas neste caso deve ser usado sob supervisão profissional. Pessoas que tomam medicamentos alopáticos para dormir deveriam ler as bulas com atenção, para verem os sérios efeitos colaterais destes remédios. Todos que já passaram por noites insones sabem o que é ter que enfrentar o dia seguinte sem a menor condição física e mental. O uso de remédios homeopáticos é uma solução saudável para estes casos.

Emergências

Como remédio para emergências, ele é usado para machucados dos nervos, especialmente para os pequenos nervos, quando sentimos uma dor “fininha” ao longo de um nervo, ou quando machucamos um lugar rico em nervos como as pontas dos dedos, língua, e genitais. Indicado também para dor de dentes, machucados na cabeça e dores pós-parto. Ele não é o remédio indicado para machucados de tendões.

Outro fato muito interessante sobre o Hipericum é a sua afinidade com o cóccix. Assim sendo, para machucados nesta área (incluindo a coluna em geral) ele é a melhor opção.

Hypericum também tem ação antitetânica, o que não significa que não se deva procurar ajuda médica imediata para o caso. Porém o seu uso até que se consiga ajuda médica pode ser de grande valia.

Em casos de cirurgias ele é indicado para aliviar as dores após a mesma, e não deve ser tomando antes dela. O que deve ser tomando antes é Arnica.

Finalmente, ele pode ser usado para picadas de insetos, sendo muito útil para eliminar o inchaço e o desconforto.

Como usar o Hipericum em forma homeopática

Para dores nos nervos tomar 3 glóbulos de Hipericum 30CH (deixar dissolver sob a língua) a cada 2 a 3 horas, até melhorar. Não passar de 4 doses por dia. Ir espaçando as doses por um período total de no máximo 3 dias. O importante é que ao melhorar pare de usar o remédio.

homeopathy-mother-tinc-drops

Para machucados externos: Dissolver 10 gotas da tintura mãe em uma colher de chá de água, e passar no local. Tomar internamente os glóbulos para acelerar a melhora.

Para picadas de insetos: passar a tintura mãe ou pomada.

 

Estas informações têm apenas propósito educacionais e não pretende tratar ou substituir tratamento medico.

Maria de Lourdes Couto Alves, HOM, DCHM
Homeopatia Classica

Atendimento pessoal ou por Skype, em Português, Inglês e Francês.
Ofereço dois retornos grátis, dentro de 30 dias da consulta inicial.

Faça seu comentário