Homeopatia para intestino preso
Existem vários remédios homeopáticos para o chamado intestino preso ou constipação. A definição do remédio dependerá de vários detalhes, e da procura da causa do problema. Na maioria dos casos haverá a necessidade de melhorar a alimentação, aumentando a quantidade de fibras e Probióticos.
Causas da Constipação
- Alimentação pobre em fibras
- Excessos de açúcar e farinha industrializados
- Falta de boas bacterias no intestino
- Medicamentos
- Mau funcionamento da tireoide
- Stress e ansiedade
- Sedentarismo
Independente da alimentação, outros fatores podem ser a causa do intestino preso, como por exemplo lentidão do movimento peristáltico, inflamações, e algumas doenças. Vários medicamentos, incluindo Ferro, podem causar este problema. Leia sempre as bulas e se possível procure alternativas.
Ansiedade pode causar constipação
Estados de ansiedade podem levar à constipação, pois o movimento do intestino necessário para movimentar os resíduos é feito por músculos. Estes são coordenados pelo sistema autônomo, que depende da harmonia de hormônios e neurotransmissores, e assim situações contínuas de tensão podem fazer parar o movimento intestinal. Há casos também em que sob intensa pressão a pessoa tem diarréia.
Antes de tomar laxantes (o excesso destes vicia o organismo e cria constipação crônica), melhore seu estilo de vida e procure ajuda profissional nas Medicinas Naturais.
Alimentos para melhorar o movimento intestinal
-
Fibras
Fibras são encontradas em plantas, podendo ser solúveis e insolúveis. As solúveis se transformam num tipo de gelatina no estômago, permitindo que açúcares não entrem rápido demais no sistema.
As insolúveis não são totalmente digeridas, ajudando a dar volume e maciez às fezes. Alimentos ricos em fibras: aveia em flocos, manga, couve, abóbora moranga, abacate, lentilhas.
Evite comer fibra totalmente seca, como farelo de trigo. Se for comê-lo acrescente banana ou iogurte natural.
-
Probióticos
Probióticos são culturas de bactérias que vivem em alimentos fermentados, e que são fundamentais para o equilíbrio da flora intestinal.
Probióticos são muito importantes pois interferem em todas as funções do organismo. Seu desequilíbrio é ligado a várias doenças, incluindo Autismo, constipação, doenças mentais, obesidade, e depressão.
Todo alimento fermentado é considerado um probiótico: chucrute (sourkraut), Kefir, iogurte (este deve ser natural, sem aditivos, sem açúcar e feito com leite natural, integral), são muito gostosos e fáceis de preparar ou comprar.
-
Frutas, Verduras e Legumes
Verduras e legumes além de ricos em fibras, contêm minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento intestinal. É importante variar e comer pelo menos quatro porções por dia. Evite cozinhar seus legumes em excesso, e de preferência faça-os no vapor.
-
Líquidos
Tomar uma média de seis copos de água por dia (parte disso pode ser água de coco e suco verde) é importante para todas os seus órgãos. Se considerarmos que um adulto é 60% água, entendemos que sem ela tudo fica impactado.
Mas não adianta tomar refrigerantes e sucos industrializados, ambos cheios de açúcar e aditivos químicos.
Não aceite a constipação como algo inevitável, com o qual você se adapta. Estude, experimente, procure um médico se necessário. Sua saúde depende de um bom funcionamento intestinal.
Este post não pretende curar doenças ou receitar remédios. Seu propósito é unicamente educacional.
Veja sobre a historia da homeopatia e seus princípios de cura, clicando aqui.
Obrigada pela visita
Maria Couto